
Más condições da via e risco de sinistros de trânsito motivaram o pedido Prefeitura Municipal local à 1ª Vara Federal, em Barra do Piraí
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tem até 72 horas para apresentar à Justiça Federal do Rio de Janeiro um cronograma detalhado de ações emergenciais para a recuperação da Rodovia Lúcio Meira (BR-393), no trecho que corta o município de Barra do Piraí (RJ).
A decisão foi expedida pela 1ª Vara Federal de Barra do Piraí (RJ) com base em um pedido da Prefeitura Municipal, que detalha a precária situação da via, além dos riscos iminentes de sinistros de trânsito.
Conforme consta no documento, o Dnit deverá informar os pontos críticos da rodovia, as intervenções previstas em cada trecho, além das datas de início e conclusão das obras. Também será necessário detalhar os recursos humanos e materiais que serão utilizados.
Após a apresentação do cronograma, o município terá 48 horas para se manifestar, e a Justiça poderá definir novas medidas sobre a recuperação da rodovia.
Leia também: Pedágio da BR-393/RJ é suspenso de novo após K-Infra assumir
Manutenção tem sifo feita
Segundo a Autarquia, a manutenção e a conservação estão sendo realizadas conforme o cronograma físico previamente estabelecido e que realizará obras na BR-393 durante o mês de abril, abrangendo o trecho entre Volta Redonda (RJ) e Paraíba do Sul (RJ) (incluindo Barra do Piraí).
Veja a nota do Dnit
“O DNIT informa que os serviços de manutenção/conservação rotineiros são executados conforme o cronograma físico previamente estabelecido, respeitando as condições operacionais, climáticas e de tráfego da rodovia, bem como as diretrizes técnicas e normativas do DNIT.
Para esse mês de abril estão programadas ações em trechos entre os municípios de Volta Redonda e Paraíba do Sul (km 185,3 ao km 288,6 da BR-393/RJ), contemplando Barra do Piraí. Em todos os segmentos estão previstos trabalhos de fresagem e recomposição com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), tapa-buracos e conserva rotineira como limpeza de sarjetas, meio-fio e roçada.”
Em junho de 2025, Dnit assumiu a rodovia
Em 10 de junho do ano passado, os usuários da BR-393/RJ deixaram de pagar pelas tarifas de pedágio, mas também deixaram de ter os serviços de ajuda ao usuário, depois que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) encerrou o contrato de concessão com a então Concessionária K-Infra Rodovia do Aço S.A.
Na ocasião, a concessionária ficou impedida de operar e cobrar pelas tarifas de pedágio nas três praças existentes na rodovia. Desde então, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) passou a ficar responsável pela rodovia.
Veja mais detalhes desse processo, clicando aqui











