PARANÁ: DNIT liberou mais segmentos duplicados entre Lindoeste e Santa Lúcia, na BR-163, no estado do Paraná. Ao todo, já foram liberados 22,42 km, restando mais 2,4 km de trechos duplicados. Foto: Divulgação/Dnit

DNIT entregou também 6 km de vias marginais na BR-163 entre Toledo e Marechal Cândido Rondon

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou mais segmentos duplicados entre Lindoeste e Santa Lúcia, na BR-163, no estado do Paraná. Ao todo já foram liberados 22,42 quilômetros, restando mais 2,4 quilômetros de trechos duplicados. Os trechos são referentes às obras de ligação dos agulhamentos.

Até o final deste mês, será liberado mais um trecho do km 148 ao 148,6 e mais 1,8 quilômetros de duplicação, incluindo a ligação para a nova ponte, entre os km 127 e 129, sentido Realeza. A nova ponte fica localizada no limite entre Capitão Leônidas Marques e Marmelândia (Realeza).

Segundo o Dnit, estão sendo feitos estudos para o projeto do retorno do km 159, comunidade Cerro Azul, em Lindoeste. Para a conclusão da duplicação e implantação do Contorno de Lindoeste estima-se a aplicação de R$220 milhões.

Também na BR-163, a autarquia entregou 6 quilômetros de vias marginais, entre Toledo e Marechal Cândido Rondon, no estado do Paraná. Essas obras fazem parte da duplicação que está sendo executada entre Toledo e Marechal.

Esta duplicação da rodovia foi projetada para atender à zona industrial dos municípios, sendo que R$350 milhões já foram investidos. Além disso, mais R$105 milhões devem ser investidos para a conclusão da obra.

ZONA INDUSTRIAL: Duplicação foi projetada para atender à zona industrial dos municípios, sendo que R$350 milhões já foram investidos; outros R$105 milhões devem ser investidos para a conclusão da obra. Foto: Divulgação/Dnit

Importância da BR-163

No contexto do sistema viário, a BR-163, é uma rodovia longitudinal que liga a cidade de Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, a Santarém, no Pará. A BR-163 é considerada uma das principais artérias de escoamento da produção de grãos do País, especialmente os oriundos dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul rumo aos portos de Paranaguá (PR).

Com informações da Ascom do Dnit