MELHORIAS: De acordo com a concessionária responsável pela BR-163, primeiro trecho contempla 86 km, entre Diamantino (MT) e Nova Mutum (MT). Foto: Divulgação/Nova Rota do Oeste

De acordo com a concessionária responsável pela rodovia, primeiro trecho contempla 86 quilômetros, entre Diamantino e Nova Mutum

A obra de duplicação da BR-163, em Diamantino (MT), já está na fase de terraplanagem e, neste primeiro momento, vai abranger um trecho de 15 quilômetros. A retomada da ampliação de capacidade da rodovia, ao norte do estado, era um sonho antigo da população, que foi possível após a troca de controle da Concessionária Nova Rota do Oeste, em 4 de maio deste ano, quando o Governo de Mato Grosso assumiu o contrato de concessão, por meio da MT Par, e aportou R$ 1,2 bilhão.

A obra é executada pelo Consórcio Construtor da BR-163, em Mato Grosso, vencedor da licitação realizada pela Nova Rota do Oeste, e teve início com a limpeza da faixa de domínio para remoção da vegetação existente. Atualmente, paralelo ao andamento da terraplanagem, está sendo executado o sistema de drenagem. Após essa etapa, os serviços entram na fase de construção da subbase, base e pavimentação.

Neste primeiro lote, serão investidos R$ 618 milhões na construção de 86 quilômetros de pista nova, entre Diamantino (MT) e Nova Mutum (MT), do km 507 ao km 593, e recuperação da mesma extensão da pista já existente, além da construção de acostamento, canteiro central, obras de arte (viadutos, retornos, pontes), implantação de sinalização horizontal. A previsão para conclusão total desta etapa de duplicação é de 24 meses, sendo que 36 quilômetros devem ser entregues para uso dos motoristas ainda no primeiro ano.

Para o segundo ano de trabalho, está prevista a conclusão dos serviços até Nova Mutum (MT), construção de duas pontes (uma sobre o rio Arino e outra sobre um afluente) e mais dois viadutos no km 572 e no km 592, já em Nova Mutum (MT).

Os prazos e investimentos constam no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Concessionária e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O projeto global prevê a duplicação de cerca de 466 quilômetros da rodovia de Várzea Grande (MT) a Sinop (MT), construção de 34 obras de arte especiais (viadutos e trevos), sete passarelas, recuperação da pista existente, entre outros elementos voltados à segurança viária. Para atender a todas as demandas do TAC é previsto um investimento de R$ 7,5 bilhões em um prazo máximo de 8 anos.

NOVO CENÁRIO: Desde que assumiu o controle da Nova Rota do Oeste, a MT Par coloca em prática o plano de ataque previsto para melhorar as condições de tráfego na BR-163. Serão investidos R$ 820 milhões, sendo R$ 202 milhões em manutenção e outros R$ 618 milhões em duplicação. Foto: Divulgação/Nova Rota do Oeste

Plano de ataque

Desde que assumiu o controle da Nova Rota do Oeste, o Governo de Mato Grosso e a MT Par colocam em prática o plano de ataque previsto para melhorar a trafegabilidade na BR-163. Em dois meses foram anunciados R$ 820 milhões em investimentos, sendo R$ 202 milhões em manutenção e outros R$ 618 milhões em duplicação.

Um dia após a troca de controle, foi dado início à recuperação do pavimento entre Cuiabá e Sinop com a assinatura de cinco ordens de serviço. Menos de dois meses depois, foi assinada a ordem de serviço para duplicação do primeiro trecho, a partir de Diamantino.

Também como parte do plano de ataque estão a assunção do trecho da BR-364 – de Cuiabá (MT) a Rondonópolis (MT) – que está em recuperação e cerca de R$ 4 milhões são investidos por mês; e ainda a readequação viária da travessia urbana de Sinop (MT), onde serão construídos dois viadutos com obras previstas para iniciar no segundo semestre de 2023. Mais informações no site da concessionária ou pelo telefone 0800 065 0163.

Fonte: Ascom da Nova Rota do Oeste

9 COMENTÁRIOS

  1. Pelo que arrecadado deveria estar pavimentado com pedrinhas de brilhante façam as contas…

  2. Minha terra de coração, grandioso na produção de commodities, uma verdadeira pertencia do agro.

  3. MINHA OPINIÃO
    AGORA ESTAMOS FERRADO
    MAIS OITO ANOS PAGANDO PEDAGIO E VENDO A LERDESA. DESSAS OBRAS
    PARECE SERVIÇOS DE TARTARUGA,
    ONDE ESTÃO OS RECURSOS QUE ARRECADAM. TODOS OS DIAS NESTES PEDAGIOS , BR 163 E BR 364 SAO DA MÃO DE UMA QUADRILHA E CAI NA MÃO DE OUTRA, ESSE É O DESTINO.
    É bem assim A VERDADE NÃO PODE SER PUBLICADA , PORQUE A QUADRILHA SE DOI. CORJA DE LADRÕES DE DINHEIRO PÚBLICO.

  4. MINHA OPINIÃO
    AGORA ESTAMOS FERRADO
    MAIS OITO ANOS PAGANDO PEDAGIO E VENDO A LERDESA. DESSAS OBRAS
    PARECE SERVIÇOS DE TARTARUGA,
    ONDE ESTÃO OS RECURSOS QUE ARRECADAM. TODOS OS DIAS NESTES PEDAGIOS , BR 163 E BR 364 SAO DA MÃO DE UMA QUADRILHA E CAI NA MÃO DE OUTRA, ESSE É O DESTINO.
    É bem assim A VERDADE NÃO PODE SER PUBLICADA , PORQUE A QUADRILHA SE DOI.

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