As obras de duplicação da Estrada da Ribeira, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, estão recebendo asfalto ambientalmente correto: um pavimento à base de pneus triturados, o que torna a capa mais resistente ao movimento e a ação do tempo. Para tanto, estão sendo utilizados 50 mil pneus de veículos de passeio. O trabalho de duplicação está em ritmo acelerado para sua conclusão. O trecho de seis quilômetros terá duas pistas, com três faixas de rolamento em cada sentido, e a devida sinalização.
Executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), por meio do Programa de Integração do Transporte (PIT), as obras estão, no seu 2º lote, do Alto Maracanã ao Guaraituba, com 90% dos serviços executados, restando por fazer apenas a última camada de pavimento asfáltico, canteiro central e muro de arrimo. Neste trecho, de três quilômetros, já foram concluídas a terraplenagem, drenagem, obras de contenção (muros de arrimo), toda a primeira camada de asfalto e parte da segunda, e galeria celular tripla no Rio Palmital, no bairro Guaraituba.
Já o 1º lote, do trevo do Atuba ao Alto Maracanã, conta com 60% dos trabalhos realizados com terraplenagem, drenagem e alguns serviços de pavimentação em uma camada. Resta fazer os passeios, iluminação, canteiro central, a sinalização horizontal e vertical em mais três quilômetros da pista, além da última camada de asfalto. Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, os dois lotes estarão concluídos perto do fim do ano.
De acordo com o coordenador da Comec, Alcidino Bittencourt Pereira, a obra depois de pronta mudará a realidade da região. “Colombo, que foi tão esquecida, recebe agora várias obras que possibilitarão o crescimento econômico da cidade, e a Estrada da Ribeira é a maior prova disso. Essa obra vai valorizar e promover o desenvolvimento de todo seu entorno, pois todos os dias passam 20 mil veículos pela via e que precisam de uma infra-estrutura adequada”, disse.
A obra compreende, no seu conjunto, a ampliação da via, passando das atuais duas para seis faixas de rolamento, sendo três em cada sentido, como também canteiro central, iluminação, a construção de duas novas pontes sobre o Rio Atuba e uma galeria tripla no Rio Palmital, retornos e bolsões (rotatórias) para a segurança do trânsito próximo do trevo do Atuba, em Curitiba, na região do terminal de ônibus do Alto Maracanã, e também no terminal do Guaraituba, ambas em Colombo. A extensão total da pista vai passar dos antigos 7,2 metros para 23 metros de largura. A duplicação da Estrada da Ribeira receberá investimentos na ordem de R$ 20 milhões.