PEDÁGIO SUSPENSO: Na região de Campo Alegre de Goiás, no pedágio no km 226 da BR-050, a via segue com restrições devido ao acidente ocorrido no último domingo (28). No local, o tráfego flui pelas faixas de cargas especiais, no sentido sul e norte. Foto: Divulgação

De acordo com a concessionária, equipamento otimiza a liberação dos veículos nas pistas automáticas quando as tags falharem

Uma novidade na BR-050, trecho entre Cristalina (GO) e Delta (MG), administrada pela Eco050, acaba de ser inaugurada. Trata-se do sistema de reconhecimento e identificação de veículos pela leitura automática de placas, que garante mais segurança e agilidade na passagem pelas pistas automáticas, de acordo com a concessionária.

Ainda de acordo com a empresa, foram instaladas câmeras com tecnologia OCR nas seis praças de pedágio sob concessão da Eco050. A solução otimiza a liberação dos veículos nas pistas expressas em situações de falha na identificação dos dispositivos de cobrança automática (tags).

OCR

O nome OCR vem da sigla em inglês para Optical Character Rocognition (Reconhecimento Óptico de Caracteres). Na prática, câmeras com esta tecnologia conseguem capturar uma imagem e convertê-la em informação de texto.

No Brasil, o recurso é usado em diversas áreas, como na segurança pública e na fiscalização de trânsito, sendo que o Grupo EcoRodovias é um dos primeiros a utilizar a tecnologia para aprimorar o funcionamento de suas pistas de pagamento automático.

Como funciona?

1- As câmeras OCR capturam a imagem das placas dos veículos nas vias expressas.
2- Após a captura da imagem, o equipamento converte a informação para o sistema.
3 – Se não houver problemas, a cancela é liberada e o motorista continua a viagem.

Cuidados a serem tomados

– Respeito ao limite de velocidade máxima de 40 Km/h ao passar pelo pedágio.
– Manutenção da distância, de pelo menos 30 metros, do veículo à frente.
– Manutenção da velocidade de 40 Km/h na passagem pela pista automática.
– Mantenha as placas com os caracteres legíveis.

Benefícios ao motorista

– Mais segurança
– Melhoria do fluxo
– Redução dos atrasos na viagem