O governo do Paraná e a Concessionária Ecocataratas, que administra a BR-277 entre Guarapuava e Foz do Iguaçu, anunciam nesta quinta-feira (03) o início das obras de duplicação da rodovia entre Cascavel e Medianeira. O governador Beto Richa assinará os documentos que autorizam a obra em solenidade a ser realizada na própria rodovia, no km 674, em Medianeira, às 11h.

As obras de duplicação são resultado de uma negociação entre o governo do Paraná e a concessionária Ecocataratas, que se iniciou com o mandato do atual Governador. “O diálogo estabelecido entre a concessionária e o governo do Paraná confirma a nossa disposição em atender uma demanda urgente e necessária à segurança da população”, afirmou o diretor superintendente da Ecocataratas, Evandro Vianna.

Serão duplicados nesta primeira fase 14,4 km, entre Matelândia e Medianeira, com previsão de entrega total das obras em abril de 2013. Os investimentos dessa primeira etapa serão de R$ 49,3 milhões. Os 77 km restantes da duplicação estão em fase de desenvolvimento de projetos, que serão apresentados ao governo.

As equipes operacionais da concessionária já se mobilizam para instalar a sinalização, ao longo do trecho, adequada para a obra. As primeiras atividades serão os serviços de locação topográfica e remoção da vegetação existente no local onde será implantada a pista dupla, sempre de acordo com as licenças ambientais expedidas para a realização da obra. A partir disso, serão instalados os dispositivos de drenagem pluvial e terraplanagem. As empresas que realizarão as obras começam efetivamente a trabalhar dentro de 15 dias.

Para viabilizar a execução dessas obras, está em negociação um acordo global do contrato de concessão, entretanto, a Concessionária e o DER/PR já assinaram um Termo de Ajuste, levando em consideração todos os cenários financeiros vigentes.

Uma obra nesse porte exigirá um acompanhamento específico de forma a proporcionar a maior segurança possível ao tráfego na BR-277. “Haverá operações especiais de tráfego e todas as áreas da empresa participarão de alguma forma, a fim de proporcionar o mesmo conforto e segurança obtidos antes do início da obra”, explica Vianna.

Uma grande conquista de todos
A Ecocataratas iniciou os projetos da duplicação ainda no primeiro semestre de 2010, após ser autorizada pelo governo. Desde fevereiro de 2008, quando a concessão foi assumida pelo grupo EcoRodovias e a empresa passou a se chamar Ecocataratas, a Concessionária vem buscando um entendimento com os órgãos oficiais para que a duplicação volte a ser inserida no contrato de concessão. A obra deixou de fazer parte das obrigações da Concessionária após ser retirada do contrato no ano de 2004 em contrapartida à redução de tarifas de pedágio naquele ano, hoje objeto de demanda judicial específica.

Desde então, a duplicação se tornou uma reivindicação da população do Oeste do Paraná, que vem travando lutas para viabilizar providências que permitam o início das obras. “Esta também sempre foi a luta da Ecocataratas, considerando que a rodovia é uma das principais portas de entrada e saída para os países vizinhos e um importante corredor agrícola, além de ser o principal caminho para atrações turísticas como as Cataratas do Iguaçu e a Itaipu Binacional. Uma pista dupla trará mais segurança a todos e contribuirá de maneira decisiva para o desenvolvimento econômico regional”, finaliza Vianna.