Mês de março começa nesta quarta-feira, e a concessionária EcoRioMinas – que assume as praças – dá as boas-vindas aos usuários que cruzarem as cabines com aumento 17% nas tarifas
Desde à 0h desta quarta-feira (1º/3), os motoristas que passam pelas praças de Viúva Graça (RJ) e na sua extensão em Seropédica (RJ), pagam 17,05% a mais pelas tarifas de pedágio. Isso porque a concessionária EcoRioMinas, que iniciou suas operações em 2022, assume as duas praças – até então administradas pela RioSP – e aumenta as tarifas.
A autorização foi dada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) por meio da Deliberação 56/23, publicada no Diário Oficial da União (DOU), nessa terça-feira (28). Novamente, a Agência que deveria zelar pela transparência, permite reajuste da tarifas a pouco horas da entrada em vigor, pegando os usuários de surpresa.
De acordo com o documento, a tarifa básica passou dos R$12,90 para R$15,10, no caso de veículo de passeio. A justificativa do reajuste é porque a concessionária Ecoriominas assume o trecho entre Seropédica e o Rio de Janeiro. Com isso, a última praça de pedágio na Via Dutra, operado pela RioSP, será em Itatiaia (RJ). Depois, a concessionária terá praças no trecho da Rio-Santos (BR-101).
Enquanto a concessionária EcoRioMinas aumenta as tarifas para os motoristas de veículo de passeio e de carga, deixa de cobrar pedágio dos motociclistas, que só em 2021, segundo dados da concessionária responsável pela Via Dutra, entre SP e Rio, foram responsáveis por 8% do total de acidentes (sinistros).
Contrato
O início da operação estava previsto desde que a Ecoriominas venceu a licitação do trecho do corredor viário do Rio de Janeiro até Governador Valadares (MG). Entretanto, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mais uma vez, anunciou a alteração e aumento da tarifa poucas horas antes de entrar em vigor.
O editor do Estradas.com.br, Rodolfo Rizzotto, publicou, logo após o carnaval, comentário sobre a falta de transparência das agências reguladoras quanto ao aumento de tarifas de pedágio em benefício das concessionárias e prejuízo do interesse público.