Como tem ocorrido nos últimos meses, ANTT publica autorização de aumento – e, neste caso, mudança de administradora – a poucas horas antes de entrar em vigor
A partir desta quarta-feira, 1º de março, os usuários da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), que liga Rio de Janeiro a São Paulo, pagarão mais caro na praça de Viúva da Graça (RJ) e na sua extensão em Seropédica (RJ).
Nesta terça-feira (28), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União (DOU), a Deliberação 56/23, dando poucas horas para os usuários e imprensa tomarem ciência.
A tarifa básica atual de R$12,90 será majorada e passará a custar R$15,10 para veículos de passeio. A partir de agora, motocicletas serão isentas de pagamento de tarifa. A justificativa é que a concessionária Ecoriominas assumirá o trecho entre Seropédica e o Rio de Janeiro. Com isso, a última praça de pedágio na Via Dutra, operado pela RioSP, será em Itatiaia (RJ). Depois, a concessionária terá praças no trecho da Rio-Santos (BR-101).
O início da operação estava previsto desde que a Ecoriominas venceu a licitação do trecho do corredor viário do Rio de Janeiro até Governador Valadares (MG). Entretanto, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mais uma vez, anunciou a alteração e aumento da tarifa poucas horas antes de entrar em vigor.
O editor do Estradas.com.br, Rodolfo Rizzotto, publicou, logo após o carnaval, comentário sobre a falta de transparência das agências reguladoras quanto ao aumento de tarifas de pedágio em benefício das concessionárias e prejuízo do interesse público.
Comentários encerrados