LEILÃO: A partir das 14h desta sexta-feira (20), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério da Infraestrutura realizam, na sede da B3 (antiga Bolsa de Valores), em São Paulo (SP), o leilão do Sistema Rodoviário Rio de Janeiro/RJ – Governador Valadares/MG (BR-116/465/493/RJ/MG). Foto: Divulgação/ANTT

Grupo venceu o leilão realizado nesta sexta-feira (20), na B3, em São Paulo; concessão, que envolve trecho de 726,9 quilômetros entre o Rio e Minas, terá 12 pedágios

Mais uma concessão de rodovias federais foi oficializada nesta sexta-feira (20). Trata-se do sistema rodoviário BR-116/493/465/RJ/MG, que liga o Rio de Janeiro (RJ) a Governador Valadares (MG), vencido pelo grupo EcoRodovias, que apresentou desconto de 3,11% na tarifa básica do pedágio.

Segundo o Ministério da Infraestrutura (MInfra) o leilão, realizado na B3, em São Paulo, teve como vencedor o grupo EcoRodovias Concessões e Serviços S.A., que ficará responsável pelos investimentos de R$ 11,3 bilhões, pelos próximos 30 anos, nos 726,9 quilômetros de extensão.

Ainda conforme o edital, no total, são estimados R$ 4 bilhões para obras e intervenções na BR-116/RJ; R$ 1,5 bilhão para a BR-493/RJ, conhecida como Arco Metropolitano; R$ 300 milhões para a BR-465/RJ; e R$ 5,5 bilhões para a BR-116/MG.

Segundo o contrato de concessão, na Serra de Teresópolis (RJ), está prevista a ampliação da capacidade da rodovia em 7,7 quilômetros, como forma de aumentar a segurança e a fluidez no trânsito e diminuir o impacto ambiental na região.

Seis trechos

Dividida em seis trechos, a Rio-Valadares corta 37 municípios, sendo 14 no estado do Rio de Janeiro e 22 em Minas Gerais. A rodovia é considerada estratégica pela extensão e pelo volume de tráfego. Trata-se, ainda, da única rota disponível, a partir da capital fluminense, disponível para contornar a Baía de Guanabara, permitindo o acesso à Região dos Lagos e ao norte do estado.

Ao longo das próximas três décadas, estão previstas obras e intervenções como 303,2 quilômetros de duplicações e 255,2 quilômetros de faixas adicionais; 85,5 quilômetros de vias marginais; 775 acessos; três áreas de escape; 75 passarelas; 462 pontos de ônibus e 57 passagens de fauna. A estimativa é que a medida gere cerca de 155 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda.

“O brasileiro quer serviços de qualidade e não há outro caminho que não seja por meio da parceria com o setor privado, pela eficiência e pela disposição de fazer esse investimento. Vamos começar mais um ciclo exitoso e bem-sucedido e continuar promovendo mudanças para o Rio de Janeiro, para Minas Gerais e para todo o Brasil”, disse o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Tarifas de pedágio

De acordo com o contrato, está prevista uma redução progressiva nas tarifas de pedágio instalados em toda a extensão do sistema rodoviário. No total, serão 12 praças, cinco no Rio de Janeiro e sete em Minas Gerais.

MAIS BARATAS: Nova concessão terá 12 pedágios, e está prevista uma redução progressiva nas tarifas em toda a extensão do sistema rodoviário. Foto: Divulgação/Ecorodovias

Na prática, o usuário que cruzar a extensão completa da rodovia passará por onze estações, já que as duas praças de Viúva da Graça (BR-116/RJ), no Rio de Janeiro, estão na mesma quilometragem, apenas em direções diferentes.

A partir do sexto ano de vigência do contrato, está prevista a utilização do sistema free flow de pagamento eletrônico de tarifa na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sem a necessidade das tradicionais praças de pedágio.

Inovações como tarifa diferenciada para pista dupla e pista simples (40%); desconto para usuários de dispositivos de pagamento eletrônico e para usuário frequente; pontos de parada e descanso para caminhoneiros; adoção da metodologia Programa Internacional de Avaliação de Rodovias (iRAP) para redução de acidentes em estradas; iluminação e pontos de wi-fi também devem ser implantadas pela concessionária enquanto durar o contrato.

Com informações da Ascom do MInfra

16 COMENTÁRIOS

    • Prezado sr. Adelmo, boa tarde!

      Somos um portal de notícias. O senhor precisa entrar em contato com a empresa para mais informações.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  1. Como ficará situação dos moradores de Magé cadastrados na CRT para redução 50 ./. da tarifa ?

    • Prezado sr. Miguel, bom dia!

      Com relação à sua dúvida, o portal Estradas procurou a concessionária EcoRioMinas, que nos respondeu:

      “EcoRioMinas cumpre decisão judicial e mantém descontos e isenções nas praças de Magé

      A EcoRioMinas informa que, em cumprimento à decisão judicial (nº 502440-98.2022.4.02.5114/RJ), serão mantidos os descontos e as isenções na tarifa do pedágio para os moradores de Magé que foram cadastrados pela concessionária anterior. Novos usuários, ainda não inscritos e que se enquadrem nos mesmos critérios, podem enviar e-mail para [email protected]

      No site http://www.ecoriominas.com.br, a EcoRioMinas mantém um comunicado com orientações aos usuários. Em caso de dúvidas, também é possível entrar em contato com a concessionária pelos telefones 0800 116 0493 e 0800 116 0465 para deficientes auditivos.

      Vale ressaltar que as praças de pedágio de Magé (Engenheiro Pierre Berman, Santa Guilhermina e Santo Aleixo) serão desativadas no prazo de um ano, conforme o previsto no contrato de concessão.”

  2. Só encherão as rodovias de praças de pedágios, duplicar mesmo que é bom nada, e uma prática comum que está se tornando no país, igual a BR 393 entre Volta Rendonda e Além Paraiba, a única coisa que fizeram é tampar os buracos e cobrar pedágio

  3. Muito triste que este tipo de concessão passou a ser comum no nosso país, eles enchem as estradas de olhos de gato algumas ambulâncias e uns guinjos e enchem as estradas de pedágio, duplicar mesmo que é bom nada, igual a BR 393 no RJ entre Volta Redonda a Alem Paraiba ,, E cuspir na cara dos Brasileiros

  4. Apenas achei uma falha na matéria pois não disse aonde serão as 11 praças implantadas durante todo o trajeto do Rio a governador Valadares não encontrei em nenhuma matéria publicada sobre o assunto

    • Prezado Marcus Vinicius, bom dia!

      Obrigado por prestigiar o portal Estradas!

      Com relação ao comentário, ao contrário do que o senhor diz, há, sim, referência à localização das praças de pedágio. Na matéria há um link que remete a outro texto publicado anteriormente, que contém todas as praças de pedágio previstas na concessão.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  5. A BR 465 será duplicada em toda à sua extensão ? Apartir de quando ? Pôs pagamos para andar nessa Rodovia que parece que estamos no Continente Africano…

  6. Essa ecorodovias podia é pagar o que ela me deve também
    Trabalhei na rodovia 135 entre Curvelo e montes Claros em minas gerais para uma terceirizada dela
    A terceirizada dela quebrou, não pagou ninguém e eu trabalhei por 10 meses na rodovia de concessão ecorodovias, o serviço foi feito e eu fiquei sem receber
    Parabéns #ecorodovias parabéns

  7. Faltou dizer onde começa a concessão. Em Duque de Caxias ou no início do arco metropolitano ???
    Já tem previsão de onde serão as praças de pedágio e áreas de descanso ???
    A serra de Teresópolis será duplicada ???

    • Inicia na saída de Seropédica em Viúva Graça/RJ.

      Dali Lara frente, incluindo o arco metropolitano, é tudo da Ecorodovias agora.

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