O governo do Estado confirmou na tarde de ontem a data de lançamento do edital de licitação para a construção de um viaduto e de uma ponte sobre o Arroio Abranjo entre os quilômetros 37 e 39,3 da RST-471. A solenidade acontecerá no dia 2 de maio, às 10 horas, no trecho junto ao Arroio Abranjo, no interior de Encruzilhada do Sul. O ato contará com a presença do governadora Yeda Crusius e do secretário estadual de Infra-Estrutura Logística, Daniel Andrade.
A conclusão dos 700 metros que ainda restam para completar o eixo sul da rodovia depende destas duas obras. O diretor geral do Daer, Gilberto Cunha, destaca que a rodovia é de extrema importância para o Estado e a obra vai dar condições para uma nova ligação entre centro do Rio Grande do Sul com o porto de Rio Grande. A conclusão do trajeto vai diminuir em 110 quilômetros cada viagem entre Santa Cruz do Sul e a cidade portuária no litoral sul. Cunha acrescenta que o serviço é prioridade por causa da importância para a economia local.
O diretor geral do Daer afirma que a expectativa é concluir o trecho ainda este ano ou no início do próximo. O órgão prorrogou em janeiro deste ano, por meio de um aditivo, o contrato com a empresa Brasília-Guaíba, responsável pela construção e asfaltamento no trecho de 25,3 quilômetros entre a localidade de Boa Esperança e a ponte sobre o Rio Camaquã, onde se encontra a extensão de 700 metros ainda não concluída. O investimento para terminar o eixo sul da RST-471 está estimado em R$ 12 milhões. Cerca de 400 caminhões já utilizam a nova rota por dia percorrendo um desvio.