BALANÇO: No primeiro mês de operação, a Eixo SP registra mais 3.400 ligações sobre a operação, além de ter recuperado 50 quilômetros de pistas. Foto: Divulgação

De acordo com o balanço, área pavimentada equivale a 16 estádios do Maracanã; material utilizado enche 757 caçambas de caminhão

Após um mês de operação, iniciada em 4 de junho, a concessionária Eixo SP realizou uma série de melhorias nas rodovias sob sua gestão. De acordo com o balanço da empresa, no período, foram executados serviços de recuperação de pavimento em uma extensão de 50 quilômetros de faixa de rolamento e prestados 7.637 atendimentos ao usuário.

Ainda de acordo com a Eixo SP, a quilometragem de faixas submetidas a intervenções contempla as 12 rodovias que a empresa administra, nas regiões de São Carlos, Bauru, Marília e Presidente Prudente. O total recuperado corresponde a 112.000 metros quadrados. Para efeitos de comparação, esta área equivale a 16 estádios do Maracanã pavimentados.

Conforme o documento, em 30 dias de trabalho, as frentes de obras utilizaram 22.500 toneladas de material para recuperação de pavimento. O conteúdo totaliza 757 caçambas de caminhões basculantes cheias. Em uma linha reta, este total de caminhões atingiria uma distância de 15 quilômetros.

Em todas as rodovias, serviços de revitalização foram executados por frentes de conservação e manutenção. Trechos tiveram capina e roçada na faixa de domínio, manutenção de placas, execução de sinalização horizontal e limpeza do sistema de drenagem das pistas.

Atendimento ao usuário

Dos mais de 7,6 mil atendimentos contabilizados ao usuário, 4,8 mil (63,4%) representam serviços de inspeção de tráfego na rodovia. Na sequência estão os serviços de guincho, com 1,5 mil chamados – 20% do total.

O balanço do Centro de Controle Operacional (CCO) registrou ainda 619 socorros mecânicos (8%). As equipes de resgate prestaram 413 atendimentos pré-hospitalares no período, 5% do volume total de serviços operacionais.

Bases do SAU

As 32 bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)são referência para o auxílio ao usuário, o que inclui serviços de guincho e resgate, com equipes 24 horas à disposição. Ao longo de toda a concessão, 89 veículos operacionais (viaturas de inspeção, de apreensão de animais, caminhões-pipa, guinchos leves e pesados e viaturas de resgate) dão suporte ao motorista.

Além disso, neste primeiro mês, a empresa recebeu 3.436 ligações em que foram esclarecidas dúvidas sobre a operação, fornecidas informações sobre rotas e trechos em obras ou registradas sugestões e solicitações.

“A Eixo SP, a partir do primeiro minuto de operação, colocou em prática um intenso cronograma que já traz resultados perceptíveis a quem transita pelas rodovias da concessão. Esse conjunto de medidas proporciona conforto e segurança ao motorista, que além de trafegar por rodovias que passam por manutenção diária em pontos pré-definidos, conta agora com uma ampla estrutura de serviços desde o seu marco zero, na região de São Carlos, até a ponta do estado, em Panorama, na divisa com o Mato Grosso do Sul. Um serviço com padrão de excelência, feito por uma equipe de mais de 2 mil colaboradores”, conclui Sergio Santillan, diretor-presidente da EIXO SP. Mais informações acesse: www.eixosp.com.br.