EIXO SUSPENSO TAMBÉM PAGA: A partir de 0h desta segunda-feira (21), os caminhões carregados com eixos suspensos, que cruzarem as praças de pedágio das concessionárias RioSP e EcoRioMinas (BR-, terão que pagar tarifas. A cobrança está amparada na Lei Federal 13.103/2015 e na Resolução ANTT 4.898/2015. Foto: Aderlei de Souza

Medida entra em vigor à 0h, amparada na Lei Federal 13.103/2015 e na Resolução ANTT 4.898/2015

A partir de 0h desta segunda-feira (21), os caminhões carregados com eixos suspensos, que cruzarem as praças de pedágio das concessionárias RioSP e EcoRioMinas (BR-, terão que pagar tarifas. A cobrança está amparada na Lei Federal 13.103/2015 e na Resolução ANTT 4.898/2015.

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) as concessionárias Ecovias do Araguaia, Ecovias do Cerrado, Via Sul e Via Costeira já praticam a cobrança com verificação pelo MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscal).

Ainda de acordo com a ANTT, a verificação de cada veículo será feita automaticamente pela placa, por sistemas de identificação nas praças de pedágio. Ao passar pela pista, a placa é lida pelo sistema que, através da integração com a plataforma da Secretaria da Fazenda Estadual, identifica se existe MDF-e, aberto ou não. Em caso positivo, mesmo que o veículo possua algum eixo suspenso, a cobrança será feita pela totalidade de eixos do veículo, independente se estejam tocando o solo ou não.

O mesmo acontece com os veículos que utilizam a passagem automática das praças convencionais e nos pórticos do free flow. Durante a passagem pelo leitor da tag (etiqueta eletrônica), o sistema consulta automaticamente a situação da carga e o débito é feito correspondentemente.

Dessa forma, é necessário que os transportadores informem corretamente sobre o conteúdo da carga, bem como origem, destino e tipo de produto. Uma vez que o transporte seja finalizado, o responsável pela carga deverá dar baixa no MDF-e para evitar cobranças indevidas. Esse processo não se aplica aos veículos sem cargas ou que não tenham o Manifesto em aberto ficando, estes, isentos da cobrança sobre cada eixo que esteja suspenso.

É mais uma evolução tecnológica nas rodovias federais concedidas, que otimiza a fiscalização, economiza tempo de viagem, reduz paradas e a emissão de gases de efeito estufa dos veículos.

32 COMENTÁRIOS

  1. Isso e uma piada cobrar eicho suspenso uma vergonha querei massacrar ainda mais a classe que segura esse país de pé falam numa resolução da ANTT então vamos lá porque a entt não fiscaliza os fretes por esemplo carrego ei Antônio João ms um frete cujo a tarifa de 315 00 porque o adubo de s fransisco sul sc tenho que transportar por apenas 180.00 os camioneiro vão parar esse país essa rasa estão brincando

  2. O caminhoneiro que fez o L agora deve tá feliz!!!! Esse governo quer fuder o caminhoneiro e o Agronegócio de todo jeito!!! Tá na hora de parar esse país novamente!!

  3. Eu acho que o pedágio já é um absurdo. Porque não se faz uma auditoria pra saber pra onde vão os milhões arrecadados por dia. O valor arrecadado em um ano na Dutra por ex. Da pra desmanchar e fazê-la denovo. Aposto com vcs. E só fazer as contas. Mas nós os camioneiro não fazemos absolutamente nada. Pois se meia dúzia parar e protestar ; além das multas enormes ainda podem ser presos. Mas se todos nós autônomos e empresas reenvindicarmos nossos direitos. Aí a coisa muda. Mas sem paralização sem união, nunca atingiremos nossos fretes almejados. Sempre seremos escravos do sistema. Para sempre andarmos apertados e submissos a eles do sistema.

  4. Que situação está esse país mais preocupação agora descarrega o caminhão e ficar correndo atrás para dar baixa no MDF senão paga pedágio integral vergonhoso um assalto aos caminhoneiros

  5. Pra cobrar tudo funciona que é uma beleza. Arrebenta um pneu em algum buraco ou objeto que esteja jogado na pista e cobra o prejuízo. Nunca na vida vc vai receber o prejuízo.

  6. Como eu queria que dá mesma forma que eles acessam os documentos pra verificar se tem carga no caminhão eles usarem para verificar se os pedágios foram pagos pelo embarcador isso sim .

  7. Palhaçada isso, tem algumas cargas que eu ando com 3-4 toneladas na carreta o que me permite suspensão dos eixos e aí vou ter que pagar tudo agora, não sabem mais onde roubar, pra inspecionarem a situação da rodovia não tem 1 que presta.

  8. Infelizmente o que é indicado pelo fabricantes e engenheiros sobre a capacidade de carga que cada veículo posso carrega e com isso dependendo do pesso permite que um dos eixos possa estar no alto , e a compreender se que a carga não ultrapassa o pesso , Primeiro governo nunca fez nada para dar um suporte ao cidadão; Eu entendo que está lei que favorece os pedágios e governos estaduais municipais e federais é jogar um balde de água fria na cara dos fabricantes e dos engenheiros que estudaram anos pra chega a uma conclusão dos peso que cd veículo pode transporte e com isso roubar mais um pouco do trabalhador o frete já não acompanha o que é de direito a ser pago e ficando assim um e deixando claro desde que se ouve a primeira paralisação dos caminhoneiros uma das maiores ali era para ter vencido tudo que tinha mos direito de verdade, depois disso a categoria só foi disfinhando,pois não temos um sindicato que venha a nós favorecer só querem tirar da categoria valores por isso que sindicato teria que ser um só no território nacional com um valor único de salários e fretes de para terceiros ,mas vivemos em um país em cada estado são valores diferentes de salário e fretes, isso é uma vergonha escancarada que vem batendo na cara do caminhoneiro a cada ano vergonha de um governo que só fazem política e leis para se favoreceram nunca para o povo que pagam o salário deste ipocritas imundos., E onde passamos vemos rodovias com crateras e sem apoio ao usuários que fica abandonado a beira da rodovias seja de qualquer jurisdição sem excessão isto é vergonhoso.

  9. O caminhoneiro já tá ganhando cada vez menos daqui uns dias vai tá mau tirando o da manutenção esse governo quer acaba com nosso Brasil e o povo não tá percebendo só querem arrecadar e tira de quem não tem

  10. Bando de ladrões seus filhos seu netos já pensou daqui pra frente o futuro da nossa nação só piora

  11. Vergonha !! Até os pedágios conseguerem verificar pelo MDE, mas a ANTT não consegue verificar as empresas que pagam fretes abaixo da tabela, esses aumento de combustível teria que subir o frete mas nada a fazer.

  12. O país dos absurdos! Tiram dinheiro de todos os modos da população. E os benefícios são nulos! Para pagar a máquina administrativa, vale deixar o povo nu!

  13. Vergonha…esse País não tem jeito…a verdade é que tudo é pensado na possibilidade de acabar com o Caminhoneiro….tudo é focado em prejudicar o transporte… País de PETRALHAS

  14. O q tenq fazer é cancelar o contrato dessas concessionárias q estão só p arrecadar dinheiro. A conservação pra dizer q tá ruim ainda precisa melhorar muito. A gente precisa desviar dos remendos q fazem e quando fazem.

  15. Esse é resultado de ter eleito em ex presidiário
    Na presidência da República

  16. Acho que a concecionaria não deveria ter acesso a um documento da transportadora, é um documento entre a transportadora eo governo.

  17. Depois que um ladrão voltou a presidiar não me espanto mais sobre esses roubos que sofremos diariamente.

  18. Quero primeiro me filiar ao PT pois vou poder roubar a vontade e não vou ser preso, melhor do que ser caminhoneiro.
    Como profissional tenho que pagar pedágio, ipva.dpvat, tacógrafo, ANTT e ser esculachado por onde passar.(tô fora).

  19. Como sempre a conta é nossa uma vergonha ,e o IPVA que pagamos é pra que mesmo?

  20. É tanta cobrança desses órgãos que a cada dia está difícil para trabalhar, e o pior disso tudo é que na pandemia nenhum órgão desses se preocuparam em ajudar os donos de caminhões e vans, e micro ônibus, fora os roubos nas estradas que também eles não estão nem aí essa cambada .

  21. Vergonhoso esse país,só favorece os poderosos,estradas pedagiadas em péssimo estado conservação ninguém vê mas cobrar cidadão aí sim,sempre se dá um geito

  22. Fiscalização nas rodovias pedagiadas cheio de buracos, e as praças de pedágio com uma guarita só cobrando e a fila de espera é grande, isso ninguém vê. Uma vergonha. BR 153 , prata, itumbiara, Goiânia, Anápolis é só buraco e trepidação, é um roubo, paga pedágio nessa condições.

  23. Fiscalização nas rodovias pedagogas cheio de buracos, e as praças de pedágio com uma guarita só cobrando e a fila de espera é grande, isso ninguém vê. Uma vergonha.

  24. De novo esse assunto! A capacidade de carga do meu veículo é 25 toneladas, aí carrego uma carga hoje de 15 toneladas, que me permite levantar um eixo, e que até passando na balança rodoviária, e não dá excesso, eu estou no meu direito de consumidor. Agora essa medida permite as concessionarias avançar sobre o meu direito. É isso que estado mais forte?

  25. Roubo essa é resposta, esse é um país de merda onde só favorece os os poderosos financeiramente

    • Foi só esse cidadão voltar e cobrança já começou e olha que só são 8 meses o pior ainda vai chegar esperem.eu vou parar de trabalhar com caminhão, pois é melhor catar latinhas.ou ser ladrão pois aqui só dão valor a ladrão.

  26. Absurdo se eu tenho um complemento de carga de 500 kg que é volume e fica um pouco alta mas que não ocupa 2 mt de carroceria irão cobrar assim mesmo com o 3 eixo erguido? Eu entendo que nós usuários e caminhoneiros pagamos muito tributos como por exemplo pedágios IPVA seguro etc… rodovias mau conservadas , ANTT dá uma força aí

  27. Só e não paga
    Paga os eixos que estão rodando e acelera

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