O fluxo de veículos pelas estradas com pedágios no País recuou 0,3% em setembro na comparação com agosto, pela série com ajuste sazonal, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e da Tendências Consultoria Integrada. Em agosto, comparativamente a julho, o indicador havia registrado uma queda de 0,5%. Portanto, é a segunda queda consecutiva no fluxo de veículos, depois do aumento de 0,50% em julho ante junho. Entretanto, em relação ao ano de 2010 o crescimento foi de 3,9%.

O fluxo de veículos nas estradas com pedágios acumula alta de 7,7% nos últimos 12 meses encerrados em setembro. Em agosto, o fluxo acumulado em 12 meses registrou crescimento de 8,2%. Nos 12 meses terminados em julho, a circulação total de veículos nas estradas acumulava alta de 8,7%.

O fluxo de veículos nas estradas com pedágios é um dos principais indicadores antecedentes de atividade econômica do País e um dos principais termômetros de renda.

O movimento dos veículos leves e pesados caiu 0,2% em setembro em relação a agosto, também considerando os ajustes sazonais. Em agosto, os leves já haviam fechado com uma queda de 0,4% na comparação com julho, enquanto os veículos pesados também haviam circulado 0,1% a menos em agosto comparativamente a julho, mas na comparação de julho com junho o movimento dos pesados havia crescido 1,7%.

Na leitura que compara setembro com igual mês em 2010, o fluxo total de veículos pelas estradas com pedágios cresceu 3,9%. Apesar de ainda ser de crescimento, o ritmo de expansão do movimento total de veículos pelas estradas do País tem se reduzido mês a mês. Em agosto comparativamente a julho, a expansão tinha sido de 5,2%. Na comparação dos dados do mês passado com um ano antes, os leves aumentaram em 3,3% as passagens pelas estradas com pedágios e os pesados aumentaram em 5,5%.