Empresas contratadas para construírem nova ponte na BR-226/TO foram desqualificadas em licitação no PR
PONTE: Reconstrução da ponte da BR-226 será realizada sem licitação e vai exigir R$ 172 milhões. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Estradas apurou que inicialmente que se tratava somente da A.Gaspar S/A. No início da noite dessa quinta (2)*, a reportagem descobriu que a Arteleste Construções também foi desclassificada. Obra na BR-226 será sem licitação e prevê gastos de R$171 milhões. DNIT manifesta-se

A A. Gaspar S/A, uma das empresas escolhidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para construir a nova ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226/TO/MA, foi desclassificada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), em 2022, por não atender a todos os critérios de capacidade operacional e de capacidade profissional para construir a Ponte de Guaratuba.

Na ocasião, a segunda colocada – a paranaense Arteleste Construções Ltda. – foi convocada para o processo. Coincidentemente, essa empresa é a mesma que está no consórcio para construir a nova ponte na BR-226/TO/MA.

Quando da desclassificação, em outubro de 2022, o DER do Paraná informou que a AGaspar S/A “não comprovou, mediante apresentação de atestado/certidão, ter executado, a qualquer tempo, pelo menos 1 (um) Obra de Arte Especial, de no mínimo 600 metros de extensão, com trecho estaiado, área de tabuleiro mínima de 14.057 m², executada com método de balanço sucessivo e vão livre compatível com a obra do objeto”.

Além disso, a Autarquia paranaense justificou também que: “em relação à capacidade profissional, a empresa não apresentou Profissional Engenheiro Geotécnico ou Geólogo com experiência comprovada em investigação geotécnica em ambiente marinho. A comprovação deveria ter sido realizada através de Atestado/Certidão acompanhados das respectivas Certidões de Acervo Técnico – CAT. E não apresentou Profissional com Atestado/certidão de Responsável Técnico de elaboração ou Execução de Plano Básico Ambiental – PBA, em obra similar à obra do objeto licitado. O atestado apresentado não se refere à execução de serviço em obra similar à do objeto”.

A versão do DNIT e da A.Gaspar S.A

Diante dessa constatação, o Estradas manteve contato com o Dnit, Ministério dos Transportes (MT) e com a Gaspar S/A para saber mais detalhes sobre esse assunto.

Até a publicação desta matéria, nenhuma das partes se manifestou. A reportagem aguarda as respostas de todos os órgãos e da empresa A. Gaspar S/A. Já o Ministério dos Transportes se omitiu e apenas indicou o e-mail da assessoria de comunicação do DNIT.

Oficializado

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), dessa terça-feira (31), a contratação da empresa que vai construir a nova ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226/TO/MA, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), que foi colapsada no dia 22 de dezembro de 2024, matando, até o momento ao menos 11 pessoas.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a obra tem orçamento de R$171.969.000,00 e o consórcio construtor – formado pelas empresas A. Gaspar S/A e Arteleste Construções – terá 12 meses para elaborar os projetos de engenharia e construir a ponte, que vai substituir a Obra de Arte Especial (OAE) Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Ainda de acordo com o Dnit, há algumas premissas técnicas para serem adotadas na nova ponte, denominada Ponte de Estreito; entre elas, a necessidade da travessia ser 100 metros mais extensa que a anterior, resultando num comprimento total da OAE de 630 metros, com um vão livre de 150 metros.

Na opinião do coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, destaca a incoerência: “O mesmo governo que não realizou a obra de prevenção agora tem recursos para reconstruir a ponte, sem licitação. Por que não fez isso antes? Por que deixar pessoas morrerem para depois tomar providências”.

Rizzotto ainda enfatiza que é preciso muita atenção do Ministério Público Federal e do TCU sobre como serão utilizados esses recursos. “O mínimo que deve ocorrer é total transparência e, paralelamente, a comprovação de que todos os irresponsáveis, responsáveis por esta tragédia sejam severamente punidos civil e criminalmente.”

Nova ponte

De acordo com o projeto, a nova ponte deve ter uma largura de 19 metros, ou seja, sete metros mais larga que anterior, e que serão distribuídos em duas faixas de rolamento de 3,60 metros cada, dois acostamentos de 3 metros cada, duas barreiras de proteção tipo New Jersey de 40 centímetros cada, dois passeios de 2,3 metros cada e guarda guarda-corpo em cada extremidade do tabuleiro.

Com o valor de mais de R$ 171 milhões, o DNIT, além de investir em uma nova travessia mais extensa e mais larga, com passeios para pedestres, ciclovia, vai poder executar os serviços necessários de demolição da estrutura antiga e limpeza da área com a remoção dos escombros”, destaca o diretor-geral da autarquia, Fabricio de Oliveira Galvão.

Sem licitação

De acordo com a Autarquia, a dispensa de licitação é um fundamento legal amparado no artigo 75, inciso VIII da lei nº 14.133/2021, que possibilita a contratação emergencial da obra, dando agilidade na construção da nova travessia.

(*) Inicialmente, o portal Estradas apurou que somente a A. Gaspar S/A havia sido desclassificada para obra no Paraná. Mais tarde, no início da noite dessa quinta-feira (2), a reportagem descobriu que foram as duas empresas (classificadas em 1º e 2º lugar, respectivamente, no certame paranaense) desclassificadas por falta de qualificação técnica.

Dnit manifesta-se

Às 11h05 desta sexta-feira (3), o Estradas recebeu a resposta do DNIT. Veja na íntegra a posição da Autarquia:

Com relação à contratação do consórcio construtora da nova ponte sobre o Rio Tocantins, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), o DNIT esclarece que a possibilidade ou não de contratação com a administração pública, pelo princípio da isonomia, não é questão de “escolha” do gestor. Inclusive, conforme normativo vigente, contratação por dispensa de licitação só pode ser realizada de maneira excepcional, em função de emergências ou calamidade pública, caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos ou outros bens. (griffo nosso)

O processo de dispensa de licitação só é permitido mediante cotação de, no mínimo, três empresas, não havendo qualquer escolha sem critérios legais e objetivos por parte da autarquia. A União dispõe do SICAF, sistema unificado que consolida as eventuais restrições e impedimentos, de forma a garantir a lisura dos processos de contratação.

Dessa forma, todas as contratações realizadas pelo DNIT obedecem ao fundamento legal contido no Art. 75, Inciso VIII da Lei nº 14.133 (nova lei de licitações). Antes de firmar contratos com a Administração, as empresas passam pela fase de habilitação, na qual são avaliados os documentos referentes às mesmas. Empresas com classificação de inidônea ou proibida de contratar com a Administração Federal são eliminadas nessa fase.

O DNIT reitera que foram cumpridas todas as etapas previstas na legislação vigente e foram seguidos todos os ritos de boas práticas da administração pública nas contratações. Desta forma, o DNIT definiu pela proposta mais vantajosa e pela empresa que cumpriu os requisitos técnicos exigidos necessários para executar os serviços.

Nota da Redação: Diz o DNIT que: “contratação por dispensa de licitação só pode ser realizada de maneira excepcional, em função de emergências ou calamidade pública, caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas..”

Então, por que não fizeram a obra, inclusive sem licitação, já que podia “comprometer a segurança de pessoas..” ?

Deixaram a ponte cair para fazer licitação? Por que não interditaram a ponte já que sabiam da gravidade da situação? Quais são as outras empresas que foram cotadas para a obra sem licitação?

Estas perguntas foram enviadas ao DNIT e aguardamos os esclarecimentos.

O DNIT respondeu da seguinte forma:

“O DNIT ressalta que identificou sim a necessidade de promover a reabilitação da Ponte sobre o Rio Tocantins, e, sendo assim, procedeu com o processo licitatório para contratar que realizaria os serviços necessários. Entretanto, as empresas licitantes não atenderam aos requisitos de habilitação técnica, resultando fracassada a licitação em outubro de 2024.
Importante esclarecer que as obras de reabilitação consistem no conjunto de atividades necessárias para a adequação da estrutura às necessidades atuais, sejam elas funcionais (largura, número de faixas, gabarito e dentre outros) ou estruturais (necessidade de reforço, inclusão de novos elementos, dentre outros). E para a realização das ações de reabilitação, sejam elas de caráter funcional ou estrutural, é necessária a elaboração de projeto ou anteprojeto de engenharia (no caso de RDCi).
A autarquia reitera que segue investigando as causas do acidente, lembrando que no dia 24 de dezembro foi publicada a portaria nº 6194 de 23 de dezembro de 2024, que objetiva procedimento de apuração preliminar do que teria provocado o colapso estrutural da ponte e elucidar os fatos deste colapso, bem como avaliar os indicativos de responsabilidades. A autarquia também iniciou as tratativas para a contratação de órgão externo independente para elaboração de laudo técnico referente à ocorrência.
Sobre o último questionamento o DNIT informa que enviou carta convite da referida dispensa de licitação para quatro empresas, são elas: Arteleste Construções Ltda, Construtora A Gaspar S/A, Construbase Engenharia Ltda e Construtora Cidade Ltda.

Nota da redação: continuamos aguardando esclarecimento quanto a não interdição da ponte, já que até pessoas comuns da região alertavam para o risco de desabamento.

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Matéria atualizada às 19:52 de 4/1/25 com as novas respostas do DNIT

116 COMENTÁRIOS

  1. Moro em aguiarnópolis desde o ano de 1989 e sempre falei q tinha medo de passar nesta ponte,pois sempre usei ela pra ir a trabalho ou fazer compras com minha mãe e as vezes crianças,e sempre falei q não desejaria está nem perto dela quando chegar a cair.pois as vezes fiquei a minutos e minutos parado encima da ponte com filas enormes pra funcionários do DNIT taparem buracos mais nunca fizeram revisão nas ferragens.ao chegar no pé da ponte a primeira coisa q via era a PRF multando o trabalhador q vinha a trabalho ou fazendo sua comprinha no estreito.e nunca tiveram ousadia de parar ou pelo menos alertar as pessoas deste perigo,mais tudo bem este é o Brazil.

  2. Morei no Maranhão de 2006 a 2011sempre passava por essa ponte, já era perceptível a degradação e péssimas condições , não vem de 2019, isso era uma tragédia anunciada!!

  3. São por estas razões que fico preocupado. A falta de transparência é uma constante nas ações deste governo. Pois, qual o interesse em contratar, sem licitação, empresas rejeitadas para obras em outro Estado? Com certeza, alguma coisa está errado. Outra coisa, precisa apurar a responsabilidade. Cd as autoridades do STF e da PGR?

    • Deste governo??? Tem um laudo de 2020 mostrando a necessidade de manutenção. Onde estavam o Tarcísio, que era ministro da infraestrutura, e o Bolsonaro???

      • Toma vergonha na sua cara só pode ser um petista pra falar uma bosta assim.Vinte anos de PT e nada fizeram, gestão do Bolsonaro 2 anos de pandemia e desbaratando cabides e cabides de entrego corte de ONGs,e etc…Sera que Bolsonaro iria conseguir resolver toda a cagada deste maldito PT?Quer culpar Tarcísio ainda!

  4. Exonera primeiramente o diretor do DNIT e todos engenheiros e técnicos responsáveis pelas vistorias da Ponte, desde 2019 a Ponte já estava comprometida e nada foi feito até 2024 quando houve um licitação e o consórcio vencedor desistiu de construir, que também deve ser punido… Sabemos da importância da ponte, tudo deve ser apurado, inclusive interferência de políticos, prefeitos, vereadores , deputados e outros que não deixaram a ponte ser interditada por conta da circulação de produtos e mercadorias….

    • Na realidade, existem estudos desde 2015 falando sobre os riscos desta ponte. A PRF tinha obrigação de interditar a ponte, assim como o DNIT dos dois estados. O DNIT, ao justificar a construção de nova ponte sem licitação informou: ” conforme normativo vigente, contratação por dispensa de licitação só pode ser realizada de maneira excepcional, em função de emergências ou calamidade pública, caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas…. .” . Portanto, cabe esclarecer porque não fizeram a obra antes, mesmo sem licitação, já que a situação era de emergência e custou a vida de quase 20 pessoas e será um drama eterno para as famílias?

  5. Teve um infeliz sofredor de dissonância cognitiva aqui dizendo: – o presidente anterior foi o mais honesto do Brasil e teve o mais atuante ministro hoje prefeito de SP. Isso seria cômico se se não fosse trágico. Tem gente que ainda vive nas bolhas do whatsapp e só veio ao mundo para fazer peso na terra. Quase todos os governos anteriores (após a construção da ponte) e também o atual tem responsabilidade nisso. Isso é fato.

    • Grande Mario vc foi mto objetivo em seu comentario o problema é uma coisa uma ponte q caiu i mortes ocorridas aí vem uma figura citar nomes i culpa los é muita gente q pensa com ” P é T”

  6. Os cidadãos, usuário dessa rodovia, portanto que terão de usar da nova ponte, deveriam fazer um grande protesto junto ao órgão do governo (DNIT) para que licitação seja feita com empresas idôneas para que não venha a acontecer tragédia com está. Não disse, pois li está matéria agora!

  7. Os cidadãos, usuário dessa rodovia, portanto que terão de usar da nova ponte, deveriam fazer um grande protesto junto ao órgão do governo (DNIT) para que licitação seja feita com empresas idôneas para que não venha a acontecer tragédia com está.

  8. Concordo que a culpa cabe também à governos anteriores , mas no caso , culpa maior é sim desses larápios de esquerda . Imaginemos se a queda da ponte houvesse acontecido de 2018 à 2022 . À quantos chandão teria mandado a PF fazer uma visita ?? Mas no caso , nem um comentário… à pesar do desgoverno , da má gestão pública , ainda sobra dinheiro para reconstruir a ponte , sem licitação , mas com certeza, muita corrupção , no que essa esquerda nojenta é profissional…

  9. Prefeitos e governadores dos dois estados deveriam,no minimo serem responsabilizados,por esses assassinatos,vcs são canalhas,agora construção sem licitação ,isso vai ser tanto roubo.

  10. Boa reportagem do estradas, lembrando que as maiores obras foram feitos no governo militar,desde 86,a corrupção entrou está matando pessoas,pra obter lucros, somos um país rico mas infelizmente não tem governantes que honram as calças que vestem

    • Ah tá! Durante a ditadura militar não tinha corrupção. Evolua, cidadão.

  11. Boa noite! Seguindo os comentários…e observando os sinais e sintomas que a ponte cairia…podemos chegar a conclusão que: os responsáveis direto pela prevenção da manutenção da ponte… que levou a morte das 13 pessoas…pergunto: são assassinos? Alguém já perguntou como estão as famílias dos entes queridos? Pra que serve a máquina pública? Pra matar? Jesus tenha piedade de nós!

  12. Ainda bem que nós temos a denit e ministro dos transportes, que mais parece cabide de emprego

  13. Alguém me lembre sobre algum eleito que foi severamente responsabilizado por alguma morte referente a obras do estado mal conservadas. Óbvio que a não responsabilização de responsáveis deixa qualquer um livre para fazer ou, nesse caso, não fazer nada.

  14. Gente não eh difícil explicar todas as dúvidas nós comentários…
    A principal dúvida eh pq esperaram cair pra licitar..SE já sabiam que tinha problemas..

    Explico pra dar a devida manutenção não seria emergencial e várias empresas participariam de um certame de uns 20 milhões…

    Mas se a ponte cair podes se contratar quem quizer emergencialmente e gastar quase 10x mais… Preciso desenhar pra onde vai 30% disso???

    Aí a explicação óbvia eh 30% de 20 milhões e se não for nosso amigo que ganha a licitação???

    Melhor garantir 30% de 179 milhões com empresa do amigo do amigo do meu pai… (piadinha interna)

  15. Vai fazer e vai cair dnovo, o problema não é as pontes e sim os rodotrens com mais de 80 toneladas líquidas passando por elas, dias e noites sem nenhuma fiscalização, o dia que as autoridades deste país aceitarem a ideia que não temos infraestrutura para este modal de transporte, talvez a coisa se resolva

  16. Vejo que está na hora de ter duas opções nessas atravessia, ponte e balsa, pois devida a grande falta de manutenção a pessoa escolheria em qual ir, pois sabemos em noticiário que ainda temos mais de 700 pontes nessa mesma situação, só saberemos quando as famílias estiverem chorando [elo seus entes queridos, pois essa tragédia foi anunciada e as denúncias estão aí, a política está acima de tudo até da própria vida. Que triste realidade

  17. Esse caboco besta desse portal deve ser um busonarista fanático. Pra conversar tanta arisia com tom de ódio e e revolta.

  18. Eu passei muito nesta ponte.
    E lamentável o que aconteceu.
    Meu pensamento é um só.
    Faltou respeito das autoridades seja em Brasília, no Maranhão e Tocantins.
    Desrespeitaram vidas
    Faltou empatia pelo ser humano.
    Agora discutir não vai adiantar
    Espero que nas próximas eleições sejam lembrados este políticos em geral.
    Governos
    Presidente
    Prefeitos

  19. Uma empresa desqualificada não deveria nunca mais participar de licitação, essa situação da ponte que caiu mostra que é preciso urgentemente uma revisão geral em cada estado das situações das pontes, eu viajo as vezes por rodovias federais e estaduais e confesso o receio das pontes, os Denits do Tocantins e Maranhão foram irresponsáveis ao terem sidos avisados da possível queda e negligenciaram, tem de punir os responsáveis.

  20. Parabéns ao portal, e com esta denúncia, será se alguma providência será tomada ou vão ignorar a pesquisa e construir uma armadilha para ceifar mais vidas inocentes?

  21. Essa matéria do G1: A ponte JK, ou de Estreito, tinha 533 metros de extensão e foi construída ainda na década de 1960. Diante de problemas estruturais, moradores tanto da cidade tocantinense como da maranhense denunciavam a situação.Questionado sobre as reclamações da estrutura, o DNIT informou que entre novembro de 2021 e novembro de 2023 manteve um contrato de manutenção das vigas, laje, passeios e pilares de estrutura no valor de R$ 3,5 milhões.

    No momento que a ponte cedeu, na tarde de domingo, o vereador de Aguiarnópolis, Elias Junior (Republicanos) estava fazendo um vídeo do local justamente para cobrar dos órgãos competentes soluções para a ponte que liga os estados.

  22. Por que nao fizeram a obra? Perguntem ao seu jair do vivendas. O processo do dnit requerendo a obra é de 2020. Ele ficou 3 anos sem fazer nada. Tarcisio era ministro da pasta. Precisou o Lula tomar posse p autorizar a contrataçao na pasta c Renan filho. Infelizmente nao dei tempo. Afinal foram 3 anos parados num governo q nada fez. Nem vacina queria comprar.

  23. A desqualificaçao é de acordo com o edital e nada tem a ver com incapacidade tecnica. Que materia sem vergonha. Que jornalismo vergonhoso. Tipico do site. Conheço vcs de longas decadas.

  24. Cadê a Construtora que executou a ponte ferroviária ao lado desta que caiu. CESBE S.A, do Paraná? Foi convidada? Grande empresa de pontes e viadutos.

  25. Ha um mês e meio atrás a ponte selou, qualquer leigo, assim como caminhoneiro que passava por lá rotineiramente disse”a ponte vai cair” e caiu mesmo. Pois bem, fica claro o desleixo a omissão, no mínimo deveria ter sido interditada de imediato. O resto é conversa fiada, nem a imprensa tratou o assunto como deveria. Finalizando o governo atual encontra-se a 730 dias atuando como governo. A ponte caiu aí aparece ministro e demais assessores, porque não foi antes, quando tantas denúncias já haviam sido feitas, tragédia poderia ter sido evitada, nossos irmãos não teriam perdido suas vidas.

    • Análise perfeita, Scaravelli. Por que não interditaram antes? Prefeitos das duas cidades sabiam da gravidade da situação. Governadores idem. Pessoal do DNIT, PRF, Ministério Público, Ministério dos Transportes. Não só deste governo como dos anteriores. Esperavam matar para agir.

  26. Bom feliz ano novo,os prefeitos e PRF,deveriam ser exonerados.nao tem capacidade de administrar nada.

    • A PRF não tem nada a ver com esse descaso que provocou a tragédia pois fora feito vários alertas ao DNIT e não tomaram providências.

  27. Vejo neste espaço, só críticas ao governo atual, será que estes críticos de plantão não enxergam que esta ponte caiu por desleixo de todos os governo de 1961 até os dias hoje? Agora é acompanhar a construção de forma rigorosa e se haver desvio de recursos públicos, que se puna com o rigor da lei, simples assim. Um abraço a todos.

    • Nós somos ligados a entidade de vítimas e não temos compromisso com nenhum governo. São 25 anos de existência como portal, totalmente independente. Inclusive, já alertamos que o governo anterior foi omisso quanto a ponte. Na realidade são vários governos porque desde 2016 existem estudos que mostram os riscos da ponte. A vedade é que não existe compromisso de nenhum governo brasileiro com a preservação de vidas nas estradas.

      • Você e seu portal restauram a vida das vítimas? Se não, são apenas pessoas que levam vantagens também.

        • Nós somos ligados as entidades de vítimas e trabalhamos em apoio a elas e seus familiares. Que vantagem podemos levar com vidas perdidas? Nós queremos é evitar que essas pessoas sejam esquecidas e os mesmos erros repetidos. Por isso, como não temos compromisso com governos, políticos, autoridades e empresas, estamos alertando para o festival de absurdos deste caso. Assim como já fizemos e ainda faremos mais no episódio das 41 mortes na BR-116 em Minas Gerais.

          • O Estradas não falou que em 2020 o Presidente das Grandes Obras do Brasil e seu fiel escudeiro, o Técnico e não Político, Tarcísio de Freitas é isso, quando não é Político a gente conhece pouco, a pasta dele hoi verificar a ponte e nsi fez nada, não vi ninguém dizer que o atual governo foi ver e aí caiu, culpa de quem? Culpa de quem foi lá em 2020 e não dez nada, não é? Ou será que vai ficar igual o Prefeito de Porto Alegre, nao cuidou dos diques, das bombas , inundou PA e recebeu o prêmio, foi reeleito. Tá na hora de punir os verdadeiros culpados.

      • Sou Piauiense e tenho família no Estreito:

        1º Me solidarizo aos familiares enlutados, pois, eu e minha família até podíamos estar enlutados também;

        2º Ao passo que sou grato ao Senhor, por minha família estar íntegra, não posso ler a matéria (diga-se de passagem, de muita propriedade), e, não externar minha cósmica revolta diante desse assassinato coletivo e “bancado” pelo estado brasileiro, seja união, estado ou municípios, até quando os ‘benditos’ gestores públicos cometeram seus crimes e sairão ilesos e como recompensa receber outorga na eleição seguinte.
        Seja o governo atual, seja os anteriores, deveriam ser levados a corte internacional de AIA, para pagar pela omissão que culmina na maioria das vezes com assassinatos como este…

  28. Para quem queira duvidar da capacidade da empresa construtora de fazer ponte , é só ir fazer uma visita na cidade de Xambioá no Tocantins , temos lá um ponte novinha que não foi inaugurada ainda por falta de acesso e desapropriação.
    Nota: não recebi nada para defender as empresas , mas fico revoltado com injustiças .

    • Nós estamos aguardando as manifestações das empresas. Portanto, não atacamos empresas. Até porque, quem deve explicações é o DNIT , por não interditar a ponte. A PRF que deixou veículos passarem num local que era evidente o risco. Portanto, são muitos os responsa´veis. De vários governos e órgãos.

    • Vamos torcer para que ela nunca der problemas e que não haja descaso com ela como no caso dessa do estreito .

    • Parabéns pelo seu comentário, as pessoas só sabem criticar, mas tem preguiça de pesquisar, primeiro procure se informar sobre a empresa, depois faça seu juízo de valor

  29. Qual foi a obra em que as duas empresas acima foram desclassificadas? E qual empresa ganhou a licitação e qual foi a obra a ser executada? A obra já está pronta?

    • As 2 empresas vão fazer aponte. Aqui no Paraná uma foi desclassificada porque a ponte é Estaiada e sobre o mar. A primeira qye ganhou foi desclassificada. Entrou a segunda. As 2 foram chamadas para fazer uma ponte sobre o rio. Bem diferente de mar. Mas o que vocês querem, que o Governo abrisse Licitação pra demorar 1 ano. Não vi crítica ao governo anterior que nenhum empresa quis fazer a obra. Por que não quiseram e agora querem?

  30. As Empresas A Gaspar e Arte Leste acabaram de construir uma ponte sobre o Rio Araguaia entre as cidades de Xambioá e São Geraldo do Araguaia , com um comprimento de 1720 metros e custou 200 milhões durante a pandemia no governo Bolsonaro , ela foi desclassificada por “politicagem “ , agora para descascar o abacaxi deste acidente , ela serve.

  31. No governo da cloroquina nenhuma manutenção foi feita, agora chegou a conta

    • E no atual também. A conta foram os mortos e quem pagou foram as vítimas e famílias. A irresponsabilidade é de ambos os governos e vem até antes pois desde 2015 há relato de problemas na ponte. Portanto, governos Dilma, Temer, Bolsonaro e Lula. Todos são responsáveis.

      • Como de ” ambos”, necessita saber se o governo do Estado avisou sobre os riscos que a ponte oferecia ao governo federal,

        • DNIT sabia e PRF também. Assim como prefeitos, promotores, governadores. Foram todos omissos. O mínimo que tinham que fazer era interditar a ponte.

    • Tira o antolho da cara que tu vai parar de ver Bolsonaro em tudo, já que agora quem está governando também tem culpa no cartório e pelo jeito muitas.

  32. Sem querer puxar a sardinha para lado nenhum, pq ,já que não tem licitação, não chamaram a CAMARGO CORRÊIA, ou ANDRADE GUTIERRES ?…Pelo menos são construtoras conhecidas mundialmente e construiriam essa ponte com pouquíssimo tempo. Na pior das hipóteses, o Departamento de engenharia do exército.

    • Faço minhas as tuas palavras… porém, na minha opinião, chamava a a CC, ou a AG, para construir a ponte com o acompanhamento do EB !!!

  33. Uma outra ponte que está bastante danificada é a ponte da Amizade entre Cidade de Leste e Foz do Iguaçu. Não está tão ruim como essa aí estava porém está muito danificada.

    • Alisson, como de praxe no Brasil, as “autoridades” irão esperar ela cair e matar pessoas… pra só então contratar uma construtora (sem licitação), e depois de “vários aditivos” no preço acertado, inaugurar a obra, para em um ano, ou menos, começar “as obras de manutenção” !!!

  34. O exército brasileiro tem capacitação técnica para essa obra e ao final da construção ainda restituem valores.

  35. A pergunta que não pode ficar sem resposta do MPF:
    Porque o governo não entrega a construção dessa ponte ao EXÉRCITO BRASILEIRO, através de seus BEC’s??
    Com certeza porque “nossas autoridades” não receberão suborno.

    • Tirando a “politicagem” disfarçada em algumas postagens acima, concordo com todas elas, especialmente aquela que diz: Deveriam estarem todos destituídos de seus cargos por incompetência, desde PRF a todos os órgãos responsáveis e eu quero acrescentar que, o Diretor geral do DNIT deveria ter sido não apenas destituído do cargo, mas deveria ter sido preso imediatamente, por homicídio doloso, já que recebeu vários informes do estado lastimável da ponte (segundo a imprensa) e não fez nada, sob a alegação de não conseguir contratar empresas para os reparos e em apenas 10 dias conseguiu R$ 172 milhões pra construir uma nova ponte.
      Minha opinião, porém não se viu até agora, muita ação do MPE, MPF e PF sobre o caso.

  36. Vindo do PT que fazendo obra com licitação e tudo certinho tem corrupção, imaginem esta que veio sem licitação, sem obrigação de comprovar nada, de 175 milhões chegará para 500 milhões fácil. E sem prazo para entrega, mais uma obra de 15 anos.

    • Tivemos o presidente mais honesto desse Brasil na última governança o ministro mais atuante que já existiu nesse país e hoje governa São Paulo (ministro da infra estrutura) e que eu saiba a ponte já estava com problema a bastante tempo, será porque não foi tomado providências a respeito antes nesse governo que sitei? O PT já sabemos que não faz nada, então temos que cobrar dos que são os melhores do Brasil

      • O governo Mais honesto que deixou morrer 700 mil brasileiros, que desviou vacinas e joias,que quis dar o golpe,que incentivou a depredação do patrimônio público.Que praticou atos terroristas. Parabéns pelo grande governo do genocida….

  37. MPF TEM QUE SER PROVOCADO,COM CERTEZA A QUADRILHA DO RENAN F..DA P… JUNTO COM OS CANGACEIROS DA TURMA DO LIRA QUEREM ASSALTAR OS COFRES PUBLICOS.
    ESPERARAM A PONTE CAIR PRA FAZER A OBRA SEM LICITAÇAO.CADEIA PRA ESSES VAGABUNDOS!

  38. Acharam um valor muito rápido a julgar os requisitos da ponte.
    Duas empresas suspeitas e um governador no mesmo.
    O valor pode ser pouco, suficiente ou excessivo? Cadê o memorial de cálculo?
    Para mim deveriam chamar outra.

    • … O Exército Brasileiro, com seus BONS ENGENHEIROS MILITARES, SERIA A ESCOLHA IDEAL. O problema todo, é que nesse caso, SEM PROPINA E ADITIVOS, não interessa a político algum. VAI VENDO !!!

    • Procure pesquisar sobre as empresas, as mesmas estão terminando uma ponte com 1700 metros de extensão na BR 153 sobre o Rio Araguaia, ligando as cidades de Xambioá/TO e São Geraldo do Araguaia/PA

  39. É… e assim começa uma obra pós tragedia, com empresas de caráter duvidoso, prazo longo… enfim o Brasil

  40. E sobre os ASSASSINOS que mataram todas estas pessoas inocentes na queda desta ponte, ninguém fala nada, não vão fazer NADA pra incriminar essesVAGABUNDOSque se isentaram da responsabilidade e não fizeram o serviço para o qual SÃO PAGOS pra fazer ?!? Vão ficar IMPUNES ?!?
    Que país maisFDPde PODREé este ?!?!

  41. É exatamente isso que essesladrõesqueriam sem licitacao nem controle de nada, pra eles chamarem quem quiser, essa empresa refugo, de fachada, só pra lavar dinheiro e gastar o que vão dizer que custou, ou seja, PURALADROAGEM !!
    Se essa ARAPUCA já foi reprovada numa construção, como foi habilitada pra outra ?? Esse país é uma NOJEIRA só, só tem LADRÃO,e RAPINAGEM no dinheiro público.
    Aqui é braziiuuuuuuuuu, o país doCÛdo mundo, mesmo !!!

  42. Maís rombo nos cofres públicos
    E ainda vai aproveitar a fundação antiga
    O PT não e de confiança

    • A FUNDAÇÃO ANTIGA NÃO RECALCOU,PORTANTO,PODE SER APROVEITADA!,

    • …E foi o PT, quem construiu a ponte ???
      Uma coisa é uma coisa… a outra coisa é outra coisa !!!

  43. “O mesmo governo…” dá a entender que a responsabilidade seria só desse governo. Foram todos governos, durante décadas, em todas as esferas, que permitiram a tragédia.

    • O exército tem engenharia capacitada para esse tipo de obra.No final,ainda restituem sobra de orçamento.

      • Ninguém vai chamar o EB… eles “não pagam propinas”, entendeu ?

  44. O exército tem bons engenheiros de estradas e engenharia estrutural .

  45. Como e obra de hurgencia, fazer sem licitação está legalmente por lei
    Resta saber se está empresa tem histórico em construção desse porte ?
    O prazo e curto e com certeza não fará em um ano.

  46. Este desgoverno, quando é para gastar com roubalheira é de UMA RAPIDEZ FORA DO NORMAL (ainda nem retiraram os corpos dos acidentados na queda da ponte e JÁ ASSINARAM UM CONTRATO SUPERFATURADO PARA CONSTRUIR OUTRA), para economizar e fazer A MANUTENÇÃO NESCESSÁRIA EVITANDO O COLAPSO, se passaram 2 ANOS E NADA FOI FEITO.

  47. Está porcaria de desgoverno atual é, uma porcaria sendo feita, após uma porcaria quê não foi feita.

    • Segundo o DNIT, um contrato para manutenção foi feito em * 2021* no valor de R$ 3,5 milhões. até 2026. (G1 24/12/24). A pergunte é, foi realizada alguma manutenção? A empresa contratada em 2021 qual é? A investigação ainda está em fase inicial e se concentrará na apuração das causas do desabamento, nos danos ambientais resultantes da queda dos caminhões e nos impactos sobre a fauna, flora e abastecimento de água da região. O objetivo é assegurar a responsabilização dos envolvidos e a reparação dos danos, garantindo assim a proteção do meio ambiente e a segurança da população local.

    • Um contrato para manutenção foi realizado em *2021* com vigência até 2026. O MP já está investigando.

  48. Os governos federal, estadual e municipal precisam fiscalizar com urgência mais essas pontes em todo o território nacional. Principalmente essas pontes longas e mais antigas porque não época que foram construídas a capacidade de peso dos caminhões era no máximo 45 toneladas. E hoje com a expansão do agro e o aumento da CMT desses veículos transitando com 80,90 Ton ou mais e o trânsito intenso racha as estruturas dessas ponte ocasionado acidentes de grandes proporções como esse. Essa aí mesmo tem que ser construída uma com capacidade para 150 Ton ou mais. Mas é preciso fazer uma licitação especificada e fiscalizar a construção com responsabilidade porque são vidas em jogo. Se o DNIT tivesse fiscalização ativa e alguém com visão essa tragédia poderia ser evitada.

    • Me desculpe, mas que pensamento ridículo, fazendo uma ponte com capacidade para suportar 150 toneladas?
      Vai passar um caminhão por vez?

      • 150 Ton de cada caminhão que estiver em cima da ponte é só fazer o cálculo de quantos cabem nela nos dois sentidos, será que dá certo assim ou tá errado?

      • Ridículo é deixar essas tragédias acontecerem por um descaso com os usuários. Mas quem sabe se fizerem um cálculo de quantos caminhões cabem em cima dessa ponte nos dois sentidos e multiplicar por 150 Ton pra ver a resistência que precisa, será que é assim ou não? Mas eu sou leigo no assunto e quem sabe é o pessoal da engenharia. Porque hoje já deve ter caminhão com CMT (se você sabe o que é isso) de 100 Ton e antigamente os maiores era 45 Ton. E é esse o problema as pontes são fracas.

    • Essa ponte não foi construída pra esse tipo de peso de hoje,pois, há 60 anos não havia Globalização.
      Os pesos dos veículos eram bem menores.
      O certo seria não permitir tráfego de veículos acima da sua capacidade.
      A resistência do concreto armado não é Infinita.

      • O problema não foi o peso e sim manutenção da ponte. Além disso, deveriam ter interditado para não causar mortes. Agora, as famílias pagam o preço da irresponsabilidade de vários governos.

  49. Eita se já estão falindo o Brasil, imagine se. Licitação, aonde vamos parar, pq já não foi feito tudo do jeito correto lá atrás? Antes de cair tudo, matar pessoas, governantes incompetentes de um modo geral……. Ou as vezes se fizesse antes teria a licitação e não poderiam roubar muito né. Uma ipotese

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