O desvio dos buracos, atoleiros e até a quebra de ônibus têm sido motivos para constantes atrasos nas viagens cujos veículos precisam trafegar pela BR-174 e pela BR-210. Como não há obras de recuperação feitas pelo Governo do Estado, uma das empresas de ônibus decidiu que fará um conserto por conta própria.
O gerente da Eucatur, Luis Mazzaro, disse que a viagem entre Novo Paraíso até São João da Baliza, que normalmente leva-se uma hora, tem-se demorado até 3 horas. Ele reclama que a BR-210 está precária, com muitos buracos. Ontem um ônibus da empresa demorou duas horas a mais para chegar ao destino porque ficou atolado num dos buracos.
Conforme Mazzaro, a situação está pior nos trechos entre Novo Paraíso e São Luiz do Anauá. Na área que liga São Luiz a São João da Baliza, o gerente afirmou que os buracos são em grande dimensão. “Não tem nenhuma empresa fazendo conserto no local”, disse.
Na BR-174, os trechos mais esburacados ficam entre a Vila do Equador e Vila Nova Colina, do Novo Paraíso até Rorainópolis, de Iracema a Caracaraí e no perímetro do Jundiá até a ponte do Alalaú. Do lado amazonense, o problema ocorre até Presidente Figueiredo.
Por causa dos buracos os ônibus têm quebrado com freqüência, segundo Mazzaro. “Temos que justificar o problema para o passageiro, que com toda razão quer chegar ao destino no tempo previsto”, disse.
Ele criticou a realização dos reparos nas estradas durante o inverno. Segundo o gerente, esses trabalhos deveriam acontecer no verão. Mesmo assim, conta que muitos trechos não têm nenhuma empresa realizando manutenção.
Conforme o gerente, o problema de tráfego nas rodovias acontece desde abril, com o início das chuvas. Na avaliação dele, este ano a situação está pior que no inverno passado.
TAPA-BURACO – Por conta própria, Mazzaro disse que a empresa realizará provavelmente na próxima semana uma Operação Tapa-Buraco para amenizar o problema.
Para isso acontecer, três funcionários estão realizando levantamento do material necessário e os locais de emergência para conserto. Os valores a serem gastos ainda não foram calculados.
SECRETARIA – O diretor do Departamento Estadual de Infra-Estrutura, José Eufrânio, afirmou que “há buracos na BR-174, mas a rodovia não é intrafegável”. Segundo ele, grande parte da 174 precisa de tapa-buraco e revestimento geral porque o atual está no fim da vida útil. Eufrânio afirmou que esse trabalho já começou a ser feito, mas foi suspenso por causa das chuvas.
Sobre a situação na BR-210, Eufrânio disse que os buracos são piores que na BR-174. Mas afirmou que duas empresas foram contratadas para realizar o serviço e dentro de uma semana as obras iniciam.