A construtora espanhola Acciona anunciou nesta segunda-feira que formou uma parceria com o grupo BRVias para concorrer a licitações de concessões de estradas brasileiras. Com o acordo, a sociedade deverá investir US$ 8,160 bilhões.
A empresa espanhola informou que terá 50% do controle do novo consórcio, denominado BRVias Acciona. Os outros 50% da sociedade serão distribuídos em partes iguais entre os três sócios da BRVias –o grupo de telecomunicações Splice, o grupo de transporte Áurea e a construtora WTorre.
Em nota, a Acciona explica que o principal objetivo do consórcio é o programa de concessões do Governo federal, que inclui a licitação, no início de outubro, de sete lotes de estradas.
Os contratos, de 25 anos, prevêem a recuperação, o financiamento, a operação e a manutenção de sete conjuntos de rodovias, que compreendem 2.600 quilômetros. O investimento estimado é de mais de US$ 8,160 bilhões durante os anos de concessão.
Além de disputar o programa federal, a BRVias Acciona participará das próximas licitações de estradas em diversos estados.