Além dos veículos no fundo do rio ainda existem outros sobre a ponte que pode desabar a qualquer momento

NTC Logística,entidade de transportadores de carga e logística, alerta, através de nota oficial, que todas os custos decorrentes da queda da ponte na BR-226, com vidas perdidas e prejuízos de toda sorte, devem ser custeados pelas autoridades federais. Única responsável pelo desmoramento da ponte Juscelino Kubitschek.

A medida é uma reação imediata ao discurso de dirigentes do DNIT e governo que dão a entender que as transportadoras, principalmente de carga perigosa, são responsáveis pela retirada das carretas de dentro do rio Tocantins.

Dia a nota: …“todas as providências a serem tomadas devem ser custeadas integralmente pelas autoridades federais, únicas responsáveis pelo grave acidente ocorrido, sendo cabível, da mesma forma, indenização àqueles que foram brutalmente atingidos.”

Veja a nota oficial na íntegra:

QUEDA DA PONTE JUSCELINO KUBITSCHEK SOBRE O RIO TOCANTINS – BR 226

A NTC&LOGÍSTICA – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, principal entidade representativa do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil, manifesta-se publicamente para registrar sua posição em face do acidente ocorrido em 22/12/2024, com a queda do vão central da Ponte Jucelino Kubistchek de Oliveira sobre o Rio Tocantins, ligação entre os estados de Tocantins e Maranhão – BR 226.

Ao lamentar e prestar solidariedade às vítimas que faleceram nesse trágico acidente, a NTC&Logística também destaca preocupação quanto aos desdobramentos referentes às Empresas de Transporte de Cargas que tiveram seus motoristas e veículos atingidos violentamente, com perda de vidas, de equipamentos e de cargas transportadas.

Nesse sentido, ratificamos, veementemente, que todas as providências a serem tomadas devem ser custeadas integralmente pelas autoridades federais, únicas responsáveis pelo grave acidente ocorrido, sendo cabível, da mesma forma, indenização àqueles que foram brutalmente atingidos.

Cabe ressaltar, ainda, a preocupação com outras pontes e viadutos em território nacional que, segundo dados levantados e que vêm sendo noticiados, também se encontram em condições precárias dada a falta de manutenção adequada, oferecendo enorme risco a todos que circulam nessas vias.

A NTC&LOGÍSTICA coloca-se à disposição das Empresas vitimadas, bem como das Autoridades, para contribuir em ações que estejam dentro de suas atribuições e possibilidades.

Brasília, 30 de dezembro de 2024

NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística