Ocorrência foi registrada nesse domingo (29); condutor estava com teor de 1,14 mg/L de álcool no ar expelido
Na tarde desse domingo (29), por volta das 17h15, um homem foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) dirigindo embriagado no km 149 da BR-153, em Araguaína (TO).
Segundo a PRF, as equipes avistaram um caminhão Mercedes-Benz 1113, cor branca, ziguezagueando pela rodovia. Foi dada ordem de parada ao veículo, no decorrer da abordagem, o motorista – homem de 54 anos -, foi submetido ao teste do etilômetro e constatado o teor de 1,14 mg/L de álcool de ar alveolar expelido pelos pulmões.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o limite tolerado, por meio do teste do etilômetro, para que não se caracterize infração de trânsito é de 0,04 miligramas de álcool por litro de ar alveolar. A partir de 0,05 miligramas, o condutor que for flagrado dirigindo alcoolizado será enquadrado por infração gravíssima e a partir de 0,34 miligramas o condutor é detido, ou seja, dependendo da quantidade de álcool é realizada a prisão. O crime também pode ser constatado por meio de sinais que indiquem alterações da capacidade psicomotora.
Diante dos fatos, foi constatada, a princípio, a ocorrência de conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada por influência de álcool – embriaguez ao volante. O veículo foi encaminhado ao pátio e o condutor foi encaminhado à Central de Flagrantes de Araguaína para as providências legais cabíveis.