O estado crítico em que se encontram a RS-400 e RSC-481, entre Candelária e Arroio do Tigre, será alvo de uma mobilização coordenada pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sobradinho (Caciss). O objetivo é cobrar providências do Daer para deixar as rodovias em condições de tráfego.
Em diversos pontos as duas pistas apresentam buracos que colocam em risco a vida dos motoristas e causam prejuízos, principalmente aos transportadores de grãos e fumo produzidos na região Centro-Serra. A partir desta semana começará a ser elaborado um abaixo-assinado com representantes das entidades empresariais e moradores dos oito municípios cortados pelas estradas. O material deverá ser encaminhado à governadora Yeda Crusius em forma de manifesto de insatisfação. De acordo com o presidente da Caciss, Décio Augusto Antônio, a intenção é realizar um movimento pacífico, mas ao mesmo tempo mostrar que obras naquele local se tornam cada vez mais urgentes.
Em reunião da entidade, realizada ontem, foram discutidas as medidas a serem adotadas. “Somos contribuintes, pagamos impostos, mas não estamos sendo bem servidos pelo Estado. Então queremos providências”, salientou. O assunto também deve ser tratado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Arroio do Tigre (Acisat). Os empresários não descartam a possibilidade de realizarem um protesto mais intenso.
Caso não obtenham resultado depois de terem sido encaminhados os pedidos ao governo, eles ameaçam interditar a RS-400 para protestar e mobilizar ainda mais a opinião pública quanto ao abandono da rodovia. “São quase 100 mil pessoas que dependem destas estradas e por isso precisamos de providências urgentes. Sabemos que um bloqueio pode trazer prejuízos, mas talvez esta seja a alternativa mais viável para termos nossas reivindicações atendidas”, frisou. A preocupação dos empresários e moradores é com acidentes como o ocorrido há pouco mais de uma semana, quando uma pessoa morreu. Além disso, eles estão em alerta quanto a estragos nos veículos que trafegam pela estrada esburacada.