LOGÍSTICA: Para Carlos Mira, a conectividade maior nos caminhões ajuda, por exemplo, no planejamento estratégico de rotas, aumento da produtividade e até mesmo na segurança, com mais rastreabilidade e proteção contra roubos, além de um monitoramento mais qualificado da viagem do caminhoneiro. Foto: Divulgação

CEO e responsável pelo primeiro aplicativo que revolucionou o transporte rodoviário de cargas no Brasil fala sobre os desafios do TruckPad, no nosso canal do Youtube

Carlos Mira tem o transporte de cargas no DNA. Comandou uma das maiores transportadoras por muitos anos, foi presidente de entidade de logística e ainda autor de livro sobre o tema. Mas não estava satisfeito e decidiu inovar.

Saiu da transportadora, passou um tempo no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), e concebeu o TruckPad, primeiro aplicativo para operações de logística no gênero no mundo. Atualmente, é a maior plataforma de conexão entre caminhoneiros e transportadoras de cargas da América Latina.

Depois do TruckPad, vieram outras aplicações similares no Brasil e no exterior. Atualmente, a empresa conta com grandes investidores e conquista outros países. Ou seja, uma história de muito trabalho, bastante coragem e até alguma insanidade empresarial. Mas o mundo é transformado pelos que muitos chamam de “loucos”.

Isso significa que , com frequência, temos dificuldade em compreender os visionários. O editor do Estradas.com.br e coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, bateu um papo com Carlos Mira. Na entrevista exclusiva com o CEO do TruckPad, no nosso canal no YouTube, ele conta um pouco mais de sua trajetória, que revela a capacidade de empreender. Para competência, não tem fronteira.

Investidores e mais de 500 mil motoristas registrados

O TruckPad é um aplicativo de carga pioneiro no mundo, e atualmente conta com mais de 500 mil motoristas registrados e cerca de R$ 1 bilhão em fretes ofertados mensalmente em sua plataforma.

Desenvolvido em 2013, foi pioneiro em digitalizar as operações logísticas off-line, seja combinando uma carga com um motorista ou remodelando os processos em torno do transporte para facilitar o acompanhamento de métricas, seguros e serviços financeiros.

PIONEIRISMO: O Truckpad foi o primeiro aplicativo de carga no gênero no mundo.

Além da FTA (Full Truck Alliance), maior plataforma da China para conectar motoristas de caminhões a cargas e serviços, o TruckPad tem investidores do Vale do Silício, na Califórnia, e da Mercedes-Benz, da Alemanha.

Importante parceiro chinês

A FTA é uma das investidoras do TruckPad e, desde 2019, atua por aqui por meio da startup brasileira. Segundo Carlos Mira, que comanda o aplicativo, a FTA surgiu dois anos após a empresa brasileira.

Mira disse que a empresa cresceu muito rápido, até pela dimensão do mercado chinês, e em 2017, começou uma aproximação. Em 2018, fizeram um acordo de cooperação, que rendeu frutos em 2019. A empresa pretende investir U$ 1.7 bilhão, com planos de IPO para este ano. O valor atual da empresa é estimado em U$ 10 bilhões.

1 COMENTÁRIO

Comentários encerrados