Todos os motoristas sabem bem o valor daqueles pequenos sinalizadores reflexivos que fazem a sinalização de ruas, avenidas e rodovias. Instalados ao longo das faixas horizontais, eles são um dos principais ítens de segurança para quem dirige à noite, melhorando muito a visão que se tem da pista.

Mas instalá-los não é uma tarefa fácil. Sua colocação e fixação é demorada e exige uma grande quantidade de mão-de-obra, o que encarece muito sua utilização. A instalação desses sinalizadores é um trablaho semi-manual, feita por um operador sentado em uma cadeira rente ao chão, na lateral de um caminhão, que deve parar em cada ponto onde o sinalizador deve ser fixado.

Agora, engenheiros do Instituto de Tecnologia da Georgia, Estados Unidos, desenvolveram um equipamento automatizado para a instalação desses sinalizadores reflexivos. Ao invés de uma equipe de seis pessoas e quatro veículos normalmente utilizados, o novo equipamento utiliza apenas um caminhão, no qual o equipamento completo vai instalado, e um operador, além do motorista.

Mas a principal vantagem, principalmente quando o equipamento é utilizado em vias de grande fluxo de veículos, é a diminuição no tempo de instalação, já que o caminhão não precisa parar em cada ponto de inserção. A colocação é feita com o caminhão a uma velocidade de 10 km/h, graças a um sistema de rastreamento automático das faixas.

Os sinalizadores são fixados por meio de uma cola sensível à pressão, que é fundida dentro do próprio equipamento. Uma correia transporta os sinalizadores até o chão, instalando cada um deles em meros 0,35 segundos.

O equipamento ainda está em fase final de desenvolvimento e os engenheiros não quiseram precisar uma data para sua chegada ao mercado.