O Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) iniciou nesta segunda-feira a recuperação de duas das principais estradas não-pavimentadas do Cone Sul de Rondônia, por onde circula boa parte da produção agropecuária daquela região. Trata-se de um trecho de 110 quilômetros da RO-370, mais conhecida como Rodovia do Boi e Estrada do Progresso, ligando o Cone Sul à Zona da Mata, e da RO-391, de Chupinguaia até o local conhecido como Trevo da Pedra, na Rodovia do Boi, com a extensão de 60 km.

As estradas receberão 100% de patrolamento, encascalhamento e abertura lateral, além da eliminação de curvas perigosas e morros elevados e a substituição de pontes velhas de madeira por tubos armcos (metálicos). A previsão é de 50 dias de trabalho.

O diretor-geral do DER, engenheiro Lúcio Mosquini, frisa que Rondônia tem a agropecuária como base de sua economia e por isso destaca a importância de manter as estradas trafegáveis, para que toda produção possa ser escoada.

“O governador Confúcio Moura tem um carinho especial com a região. No último ano autorizou a construção de uma ponte de concreto de 145 metros sobre o rio Pimenta, na RO-391, por onde trafegam diariamente cerca 80 carretas com soja e gado”, ressalta o Mosquini.

Os trabalhos nas rodovias são executados pela Residência Regional do DER em Colorado do Oeste. O residente regional, Ricardo Nascimento, afirma que na última sexta-feira uma das equipes encerou a recuperação da RO-495, da RO-391 até o distrito de Boa Esperança. Outra equipe trabalha na RO-498, da BR-435 (antiga RO-399) até o distrito de Nova Conquista.

Neste ano a regional de Colorado encerrou a recuperação da RO-399, do trevo da RO-370 em Cerejeiras até Pimenteiras, com 38 km; da RO-497 (Linha 11), de Cabixi até a Linha 3ª Eixo, com 56 km; da Linha 11, da RO-497 até a Vila Neide, com 27 km; da RO-487, de Cerejeiras até a Linha 6, sentido Pimenteiras, 16 km e da RO-487 de Cerejeiras a Rondolândia, em Corumbiara, 25 km, todas com 100% encascalhamento.

Ricardo ressalta que a Regional de Colorado tem sob sua responsabilidade 800 km de estradas não-pavimentadas. Ele afirma que em 2011 a regional recuperou cerca de 1.200 km de estradas, incluindo linhas municipais. Neste ano, 420 km receberam patrolamento e abertura lateral. Desse total, 170 km foram encascalhados.