Estreante no setor de Transportes, vence o leilão da Rota Verde, em Goiás
CONCESSÃO: Estreante no setor de Transportes, vence o leilão da Rota Verde, em Goiás. Foto: Divulgação/ANTT

Grupo controlado por fundo de investimentos será gestor da Rota Verde durante 30 anos; certame foi realizado, nessa quinta (12), na B3, antiga Bolsa de Valores, em SP

Uma empresa estreante no setor de transportes no Brasil foi a vencedora do leilão da Rota Verde, em Goiás, promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes (MT), nessa quinta-feira (12), na B3, antiga Bolsa de Valores, em São Paulo (SP). O Consórcio Rota Verde Goiás será o responsável pela administração da rodovia pelos próximos 30 anos.

De acordo com a ANTT, o leilão foi pelo critério da menor tarifa, no qual a empresa Consórcio Rota Verde Goiás apresentou o maior percentual de desconto sobre a tarifa básica de pedágio 18,07%. Foram quatro concorrentes que deram lances no certame. Sendo que três delas disputaram à viva-voz.

O grupo vencedor derrotou o BTG em uma disputa por lances em viva-voz longa, com um total de 28 lances. Ao fim, o fundo de investimento do banco, que vem buscando seu primeiro contrato no setor rodoviário, encerrou com oferta de 17,97% de desconto.

O Consórcio Rota Cerrado, formado pela XP e por construtoras (CLD, Construtora Caiapó, FBS, Jofege e Conter), também se qualificou para a etapa de lances em viva-voz, mas não fez ofertas adicionais à sua proposta inicial, um deságio de 10,88%. A EPR também participou do leilão, com oferta de 0,9% de desconto, mas não passou para a etapa de ofertas adicionais.

Sobre o lote concedido

De acordo com o edital, o trecho envolve o contorno de Goiânia até a interligação com a BR-153/GO, se estende pela BR-060 até Rio Verde (GO) e, de lá, pela BR-452, até Itumbiara (GO), trajeto essencial para o escoamento de produtos agrícolas e de bens manufaturados. Rio Verde (GO) ocupa a posição de 2º maior produtor de grãos do Brasil e o primeiro lugar no estado.

O trecho vai do entroncamento da BR-060/GO com o Anel Viário de Goiânia (GO) até o ponto próximo ao entroncamento com o Contorno de Rio Verde (GO); além da BR-452/GO, do entroncamento com a BR-060 em Rio Verde (GO) até o entroncamento com a BR-153 em Itumbiara (GO).

Benefícios

O projeto tem potencial de gerar 58.389 empregos diretos, indiretos e efeito-renda, com quase R$ 7 bilhões em investimentos previstos. Entre as melhorias estão duplicação de 31,1 quilômetros de rodovia, implantação de 122,7 quilômetros de faixas adicionais e de 28,9 quilômetros de vias marginais.

Além disso, ainda estão previstas instalação de um Ponto de Parada de Descanso (PPD), 14 passarelas, 36 pontos de ônibus e 11 passagens de fauna.

Sobre o vencedor

A estreante confirma uma nova fase na plataforma de concessões da construtora Azevedo e Travassos SA, principal cotista do fundo, por meio da Congem Investimentos, com quem a empresa fez recentemente uma operação de fusão, que envolveu também a MKS Soluções Integradas.

Em abril deste ano, antes das mudanças societárias, a Azevedo e Travassos tentou participar de um leilão da BR-040, no trecho entre Belo Horizonte (MG) e Juiz de Fora (MG), mas a construtora foi desclassificada da disputa, uma vez que a comissão disse que a empresa não estava em conformidade com a cláusula do edital que trata da garantia da proposta.