O diretor-presidente da Rodosol, Flávio Medrano de Almada, que concedeu entrevista à rádio CBN Vitória nesta quinta-feira, informou que as obras de melhoria na Terceira Ponte – como alteração na praça de pedágio sentido Vila Velha e ampliação de quatro para seis pistas na via devem começar no ano que vem, caso os projetos em estudo sejam aprovados pelo Governo do Estado.

Também estão previstas a implantação de alças na ponte para aumentar o número de opções de saída da via, que fariam ligação direta com os bairros; retirada da mediana central, que divide os sentidos da ponte; ampliação de quatro para seis pistas ao todo; e a construção de uma nova praça de pedágio para quem segue no sentido Vila Velha.

Segundo Flávio Almada, caso os projetos sejam aprovados até fevereiro de 2008, as melhorias deverão estar concluídas até 2009. “Nós esperamos que esses projetos sejam aprovados até fevereiro do ano que vem para que sejam executados ainda em 2008″.

O diretor-presidente da Rodosol detalhou ainda o projeto de retirada da mediana central fixa da ponte, que será substituída por uma estrutura móvel. “São vários segmentos de 60 a 80 centímetros, eles se deslocam a 15 km por hora e mudam de lugar. Os blocos são de concreto com fibra de carbono e estruturas de aço, interligados entre si por molas que oferecem proteção por inércia. É raro acontecer de um carro bater contra a mediana central, mas se isso acontecer, essa estrutura é capaz de evitar que um veículo passe de uma pista para outra”. A tecnologia que será usada na Terceira Ponte para mediana é a mesma usada para dividir as pistas nos Estados Unidos e Europa.

Atualmente passam pela terceira ponte 67 mil veículos/dia. No dia primeiro de novembro passado houve um registro de pico de 81 mil veículos/dia, véspera do feriado de Finados. Com as obras em estudo, a ponte voltaria a receber conceito A de avaliação dos serviços de concessionárias. Hoje a Terceira Ponte é avaliada no nível D.

Do total de usuários, 52% já utilizam a via expressa. Uma das vantagens de utilizar a via expressa, garante Almada, é poder quitar o pedágio da fatura do cartão de crédito com quase um mês após a utilização do serviço. Uma outra análise, ainda em fase de finalização, trata-se de um estudo que aponta que os usuários que pagam o pedágio nas cabines gastam mais combustível com o tempo de espera. Caso estes motoristas fizessem a opção pela via expressa, no final do mês teriam uma economia que daria para pagar quase uma semana de pedágio.

“Quem utiliza a via expressa economiza no final das contas em combustível. Aqueles que utilizam a cancela de pedágio manual chega a gastar com combustível o valor equivalente a uma semana de pedágio, por causa do tempo que fica esperando para passar pelo pedágio nos horários de maior fluxo”.