O governador eleito Sérgio Cabral (PMDB) vai confirmar hoje, às 11 horas, na sede da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o ex-prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, como futuro presidente do Detran-RJ (Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro). Assim como aconteceu quando assumiu a presidência da Cehab (Companhia Estadual de Habitação) e a Secretaria de Estado da Receita, Neto terá autonomia total na direção do órgão, inclusive com nomeações dos cargos de confiança.
Ainda na campanha para a eleição, Cabral já tinha declarado diversas vezes que pretendia contar com Neto em funções estratégicas de seu governo, caso fosse eleito. Em uma sabatina no jornal “O Globo”, Cabral chegou a se declarar como um “fã” do ex-prefeito de Volta Redonda. Hoje, durante a reunião onde a nomeação será confirmada, Neto e Cabral deverão dar mais detalhes sobre as ações que serão desenvolvidas no órgão.
Atualmente, o Detran comporta 41 postos espalhados em todo o Estado do Rio, onde os usuários marcam hora, local e data para realizar emplacamento, vistorias de veículos e retirada de carteira de habilitação, entre outros serviços. O Detran também substituiu o Instituto Félix Pacheco como responsável pelo serviço de identificação civil e pelo fornecimento das carteiras de identidade. Neste tipo de serviço, o Detran conta com 181 postos de identificação, cobrindo todas as cidades do Estado.
SOCIAL – Embora o principal trabalho do Detran seja o realizado com os veículos, pelos últimos trabalhos realizados no Governo do Estado um dos pontos que deve ser mais bem trabalhado por Neto é com relação ao trabalho de identificação da população mais carente. O trabalho já é desenvolvido pelo departamento, mas deverá ganhar maior impulso com a entrada do novo presidente. Neste mesmo tipo de trabalho, o Detran prioriza ainda projetos de identificação para internos das unidades prisionais e no recenseamento da população de rua.
ARRECADAÇÃO – O Detran é também hoje o segundo maior órgão arrecadador do Governo do Estado. A estimativa é que no ano que vem a autarquia renda aos cofres públicos cerca de R$ 500 milhões. Este trabalho de arrecadação é realizado pela Diretoria de Registro de Veículos (DRV), que faz parte da estrutura do Detran.
Trabalho na Cehab e na Receita destacam Neto no Estado do Rio
Antes de ser indicado para presidir o Detran-RJ, Antônio Francisco Neto passou pela Cehab (Companhia Estadual de Habitação) e pela Secretaria de Estado da Receita. Nas duas funções, o ex-prefeito de Volta Redonda conseguiu se destacar.
Antes de assumir a Cehab, Neto negociou com a governadora Rosinha Matheus (PMDB) a ampliação do programa de construção de casas populares do Governo do Estado. As casas, que tinham apenas um quarto, passaram a ter dois dormitórios, chuveiro quente e uma varanda. Ao deixar a companhia, Neto indicou Fernando Almeida, que já tinha sido secretário de Fazenda em Volta Redonda, como sucessor.
Neto foi convidado para assumir a Receita na reta final do atual governo e pegou uma secretaria desgastada por seguidas quedas nos índices de arrecadação. Já nos primeiros meses à frente da pasta, Neto conseguiu oxigenar os cofres estaduais. Em novembro, a Receita estadual registrou um recorde de arrecadação com mais de R$ 1,3 bilhão em caixa. Um estudo do Conselho Nacional de Política Fazendária colocou o Estado do Rio como o de melhor desempenho na arrecadação no ano durante a gestão de Neto, à frente até mesmo de São Paulo e Minas Gerais.