PRAZO FINAL: Atenção, motoristas profissionais! O prazo final para a realização do exame toxicológico é nesta sexta-feira (31). Essa data limite é para quem tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categorias C, D e E válida entre janeiro e abril de 2024.  Foto: Divulgação

Obrigatoriedade é válida somente para quem tem CNH C, D e E válida entre janeiro e abril de 2024. Concessionárias Ecovias do Cerrado e Eco050 fazem alerta sobre a data limite nas praças de pedágio

Atenção, motoristas profissionais! O prazo final para a realização do exame toxicológico é nesta sexta-feira (31). Essa data limite é para quem tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categorias C, D e E válida entre janeiro e abril de 2024.

Como forma de alertar os profissionais, as concessionárias Ecovias do Cerrado e Eco050 estão distribuindo materiais informativos nas praças de pedágios, em apoio à iniciativa da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e da Associação Brasileira de Toxicologia (ABTox).

Os folhetos foram distribuídos durante campanhas educativas executadas no começo do mês em Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Catalão (GO). Também é possível retirar o material nos revisteiros instalados nos pedágios das rodovias BR-050, BR-364 e BR-365.

Segundo as concessionárias, o objetivo é alertar os motoristas profissionais para que não sejam penalizados, conforme a regra válida após promulgação da Lei nº 14.071/2020, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Conforme prevê a lei, dirigir após 30 dias do vencimento do exame toxicológico é infração gravíssima, com multa de R$ 1.467,35 e suspensão do direito de dirigir por três meses.

Para realizar o exame, os condutores devem procurar laboratórios credenciadas pelo Denatran, junto ao posto de coleta contratado pelo laboratório. O exame é realizado a partir da retirada de uma pequena amostra de pelos, sendo um procedimento rápido e indolor. É cobrado um valor máximo de R$ 187.

Mais informações, visite o site: https://abtox.org.br/.

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu sou camioneiro desde 1985 vejo uma iniciativa do exame uma coisa boa mais si fosse pra todas categoria de habilitação os mais drogados são os armadores até porquê são livres de fazer o exame o melhor mesmo se podes fazer uma britiz contante em lugares diferentes aí iriamos acabar com isso no Brasil porquê não iria usar drogas no volante mais pra todos tipo de habilitação não só o profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui