
Pressão de grupos políticos e econômicos vão contribuir para o aumento do número de mortos e feridos nas rodovias, em acidentes (sinistros) envolvendo veículos pesados, caso o STF acolha o pedido do Partido Liberal para suspensão da fiscalização do descanso obrigatório.
Depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) considerar inconstitucional o descanso de apenas 8 horas entre jornadas de trabalho, estabelecido na Lei 13.103/15, e determinar o cumprimento das 11 horas previstas na CLT, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou a fiscalização do descanso dos motoristas profissionais, em janeiro deste ano. Mas isso contrariou interesses de determinados grupos e maus empresários, que exploram os motoristas profissionais.
Imediatamente, grupos econômicos que submetem caminhoneiros a jornadas abusivas mobilizaram seus parlamentares no Congresso e iniciaram pressões no STF para garantir a impunidade de quem não respeita o descanso obrigatório e limita horas de direção, sob a suposta alegação de que não existe local de descanso.
Congresso foi o primeiro alvo dos “escravocratas do transporte”
As primeiras iniciativas ocorreram no Congresso, inicialmente no Senado e depois na Câmara, com audiências públicas e pressões sobre a PRF para suspender a fiscalização.
Agora chegou ao STF, por meio do Partido Liberal, pedido de suspensão de qualquer multa por descumprimento do descanso previsto em lei. O PL tomou iniciativa a pedido do Deputado Federal Zé Trovão. O mesmo que, em 2021, organizou paralisação de caminhoneiros, cujo objetivo era o impeachment dos ministros do STF. Trovão sempre alegou também ter sido um dos líderes da paralisação dos caminhoneiros, em 2018, o que é rejeitado por vários dirigentes de entidades da categoria.
No Senado, capitaneados pelo relator Espiridião Amin, do Progressistas (SC), 30 senadores apresentaram Proposta de Emenda à Constituição com o mesmo objetivo.
PRF iniciou fiscalização em janeiro, e queda nas mortes foi imediata
Em janeiro deste ano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou a Operação Jornada Legal, na qual passou a fiscalizar o tempo de descanso dos motoristas profissionais, em particular dos caminhoneiros, conforme decisão do STF.
A principal medida foi obrigar os motoristas a descansarem 11 horas, entre jornadas, e respeitar o máximo de 5 horas e 30 minutos de direção contínua. Imediatamente, os sinistros (acidentes) com caminhões diminuíram nas rodovias federais e, consequentemente, o número de mortes e de feridos.
Entretanto, grupos que exploram a categoria reagiram, alegando que não era necessário descanso de 11 horas e, inclusive, que não existiriam locais seguros para os caminhoneiros dormirem nas estradas.
Como estratégia de pressão, entidades como a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), a Confederação Nacional do Transporte (CNT), além de outras que teoricamente representam os interesses dos caminhoneiros autônomos, como a CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos), mobilizaram uma reação no Congresso.
No caso dos autônomos, o objetivo é evitar qualquer controle de tempo de jornada. É uma categoria que vive em uma zona cinzenta. Afinal, não são transportadoras, mas também não são motoristas empregados. Embora muitos já operem como pequenas empresas de transporte, inclusive contratando motoristas — muitos deles sem vínculo empregatício.
Entretanto, a fadiga entre os caminhoneiros é confirmada pelos próprios dados da pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes publicada em 2019. Segundo apurado pela CNT, 33% dos autônomos trabalham mais de 13 horas por dia, sendo que praticamente 21% acima de 15 horas, sendo que destes, quase 8% acima de 17 horas. No caso dos motoristas empregados, 23% trabalham mais de 13 horas, deste 5,6% acima de 17 horas.
Já a pesquisa da CNTA, informa que 36% dos caminhoneiros autônomos trabalham entre 26 e 31 dias por mês. É o equivalente à escravidão. Além disso, 22% admitem trabalhar entre 13 e 16 horas por dia e 4% mais de 16 horas.
Embora esse dado não tenha sido pesquisado e possa ser mera coincidência, chama atenção que os 26% que trabalham mais de 13 horas por dia coincidem com o percentual de 26% de usuários de drogas entre os motoristas pesquisados e testados pelo Ministério Público do Trabalho em 2023.
Segundo a CNTA, os que descansam menos de 7 horas por dia seriam 28%, número também próximo dos 26% de usuários de drogas identificados pelo MPT.
Essa relação precisa ser cientificamente comprovada, mas há indícios suficientes, na pesquisa da CNTA, para confirmar que a fadiga faz parte da realidade de pelo menos 260 mil caminhoneiros autônomos, dos 1 milhão que a entidade afirma existir.
São bombas-relógio circulando nas rodovias, colocando em risco todos os usuários, conduzindo armas de destruição em massa, e a entidade ainda quer impedir a PRF de fiscalizar o descanso obrigatório, por suposta falta de pontos de parada.
Senado abraçou rapidamente os lobistas
O primeiro palco utilizado para combater a fiscalização da PRF foi o Senado Federal, em audiência pública comandada pelo senador Espiridião Amin (SC), realizada precisamente em 1º de abril — data ideal para inverdades.
Logo depois, foi realizada outra audiência pública na Câmara dos Deputados, à frente o deputado Zé Trovão, polêmica figura que dizia liderar paralisações de caminhoneiros.
Antes de fugir para o México, ele prometia parar o Brasil no feriado de 7 de setembro de 2021 e admitia que a pauta era o impeachment dos ministros do STF. A paralisação fracassou, mas Zé Trovão conseguiu a simpatia de bolsonaristas, apoio de embarcadores e foi eleito deputado federal.
Na audiência pública do Senado, Zé Trovão disse que “caminhoneiro com três horas de sono está novo novamente”. A tese do ex-caminhoneiro não encontra respaldo entre especialistas em medicina do sono em diversas audiências passadas na Câmara e vários estudos publicados.
Entretanto, como comprovou o Ministério Público do Trabalho em várias pesquisas e testes realizados nas rodovias, muitos caminhoneiros fazem uso de substâncias psicoativas — dentre elas, cocaína — para se manterem acordados. O próprio deputado Zé Trovão admitiu já ter sido viciado na droga, em 2017 e 2018, período que afirma que era um dos líderes da greve dos caminhoneiros em 2018, que quase derrubou o governo Temer.
O uso de drogas, admitido pelo deputado no passado, é compatível com o argumento de que “caminhoneiro com três horas de sono está novo novamente”. Afinal, para continuar dirigindo com somente 3 horas de sono, é frequente o uso de substâncias psicoativas.
Senatran revelou que 22% dos motoristas das categorias C, D e E estão com toxicológico vencido
Segundo a própria Senatran revelou em maio deste ano, quase 2,5 milhões de motoristas das categorias C, D e E, permaneciam com o exame toxicológico vencido e impunes pela maioria dos Detrans.
Com destaque para a impunidade garantida nos Detrans de Santa Catarina, reduto eleitoral de Espiridião Amin e Zé Trovão. A mesma impunidade foi registrada em vários detrans do país, dentre eles São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.
Os 2,5 milhões de motoristas nesta condição, representam 22% do total de habilitados nas categorias C, D e E. Este percentual está próximo da positividade para drogas encontrada pelo Ministério Público do Trabalho, em pesquisas realizadas em 2023.
Como resultado das ações políticas, os interessados em acabar com qualquer controle de jornada dos motoristas profissionais conseguiram que o Partido Liberal ingressasse com ação no STF, solicitando a suspensão das multas por descumprimento do descanso obrigatório, até que o país tenha locais de descanso suficientes para que os caminhoneiros possam descansar em Pontos de Parada e Descanso.
O ministro Cristiano Zanin determinou imediatamente que o Ministério dos Transportes, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prestem informações sobre a implantação de pontos de parada e descanso em rodovias brasileiras. O despacho foi assinado em 30 de setembro.
O senador Espiridião Amin, relator da Proposta de Emenda à Constituição nº 22, de 2025, do senador Jaime Bagattoli e mais 28 senadores, divulgou parecer favorável à iniciativa, cujo objetivo real é inviabilizar a fiscalização do descanso dos caminhoneiros, utilizando como subterfúgio a suposta falta de Pontos de Parada e Descanso, tal como entendem que devem ser estruturados os senadores e as entidades beneficiadas com a falta de controle de jornada.
A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) apresentou dados informando que somente existem 8 PPDs (Pontos de Parada e Descanso) no país, totalizando 804 vagas para pernoite.
Alega que outros 176 pontos certificados somam 14.495 vagas. E acrescentou que, segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), existem 2,6 milhões de caminhões no país.
Para Rodolfo Rizzotto, coordenador do SOS Estradas e autor do estudo “A importância social e econômica dos pontos de parada”, os números estão totalmente fora da realidade e apenas revelam a intenção de evitar qualquer controle de jornada dos motoristas profissionais, beneficiando quem os explora.
“Os dados apresentados pela CNTA foram utilizados pelo relator para justificar a proposta de emenda constitucional. Caso tivessem fundamento, independentemente das 8 horas de descanso ininterrupto que vigoravam antes da decisão de inconstitucionalidade do STF, não existiria local para atender o setor. Afinal, seriam 2,6 milhões de caminhões para 14.495 vagas; portanto, 2.585.505 caminhoneiros não teriam onde dormir. Na Europa, recente estudo do Parlamento Europeu comprovou que nos países mais desenvolvidos do mundo o número de vagas em PPDs Homologados corresponde a aproximadamente de 1% a 4% da demanda e necessidade do setor. Nem por isso as regras de jornada e tempo de direção deixam de serem aplicadas.” ”
Vejamos os dados da pesquisa: “Estudo sobre a disponibilidade de instalações de descanso adequadas para motoristas profissionais e de áreas de estacionamento seguras, bem como sobre o desenvolvimento de áreas de estacionamento seguras e protegidas na União Europeia.”
Vagas certificadas e lacuna (demanda)
(Unidade: vagas/noite para veículos pesados)
| País/Grupo | Vagas certificadas | Lacuna | Observação |
|---|---|---|---|
| Alemanha (com Benelux) | 600 | 83.298 | Grupo BE, DE, LU, NL no relatório. Parlamento Europeu |
| França | 1.162 | 81.689 | País isolado. Parlamento Europeu |
| Espanha (com Portugal) | 1.327 | 43.538 | Grupo ES, PT. Parlamento Europeu |
| Itália | 497 | 43.244 | País isolado. Parlamento Europeu |
Fonte: Comissão Europeia — Final Report: Study on Safe and Secure Parking Places for Trucks (MOVE/C1/SER/2023-138), Figura 26 — “Current parking demand, supply & gap per Member State or group of Member States” (publicado em 2025). Parlamento Europeu
Rizzotto, que também é fundador de entidade de vítimas, lembra que os senadores signatários da PEC, assim como deputados e entidades que defendem a suspensão de qualquer punição aos que não cumprirem o descanso em função da suposta falta de local para repouso, assumem responsabilidade indireta pelas mortes causadas em decorrência da fadiga dos motoristas.
“O senador Espiridião Amin chegou a dizer, em tom irônico, ao representante da Polícia Rodoviária Federal, na audiência do Senado, que a PRF estava no banco dos réus ao multar motoristas por descumprimento da norma. Mas quem estará no “banco dos réus” são os que contribuírem com essa escravidão, exploração e as mortes decorrentes dos sinistros por fadiga dos motoristas.”, acrescentou Rizzotto.
PRF apresentou alternativa para punição mais justa
Durante o Seminário — Motorista Profissional: Jornada de trabalho e Tempo de descanso, organizado pela PRF do Paraná, o coordenador-geral de Segurança Viária da PRF, Jeferson Moraes, destacou a importância de controlar a fadiga dos motoristas profissionais para reduzir as mortes nas estradas.
Ele recordou a tragédia ocorrida no final do ano passado, em Minas Gerais, em que caminhoneiro drogado, com excesso de jornada, excesso de peso da carga e de velocidade, colidiu com três veículos, provocando 39 mortes e deixando ainda 11 feridos.
Na busca de entendimento e para diminuir as pressões que a corporação vem sofrendo de grupos que exploram a categoria, a PRF apresentou sugestões de aprimoramento da fiscalização: penalidade mais rigorosa para quem descansar menos de 8 horas, mas advertência e descanso de até 3 horas complementares para completar as 11 horas.
Na apresentação, o representante da PRF, Jeferson, revelou que, no mês de janeiro de 2025, quando iniciaram a fiscalização, houve redução de 100 mortes. Embora somente um estudo pudesse confirmar a principal razão dessa queda, o único fato novo que poderia explicar o resultado no primeiro mês do ano foi a fiscalização dos motoristas profissionais.
Historicamente, pelo menos metade das mortes nas rodovias federais tem envolvimento de caminhão ou ônibus. Em 2024, foram 3.291 mortes (53%) das 6.160 vítimas fatais nas rodovias federais com envolvimento de caminhões e ônibus.
Os números deixam claro que maior rigor na fiscalização do transporte rodoviário de cargas e passageiros é fundamental para reduzir o número de mortos e feridos — sem esquecer que muitos sinistros são causados por motoristas de veículos leves, que também devem ser fiscalizados com rigor.
Por outro lado, o Estradas.com.br consultou várias polícias rodoviárias estaduais, solicitando informações sobre operações de fiscalização do descanso entre jornadas, e nenhuma das principais do país respondeu.
Nesse sentido, a PRF vem sendo alvo de todo tipo de pressão política, enquanto a maioria das estaduais se omitiu ou não divulga nenhuma operação de fiscalização nesse tema.
Operação da PRF mostra que apenas 5% não conseguiram cumprir o descanso
Segundo a própria PRF, em dez dias de operação (26/3 a 4/4), 8.588 veículos de transporte de cargas foram fiscalizados. No total, 378 motoristas foram autuados por não respeitarem o tempo de descanso obrigatório. Isso significa que apenas 5% dos fiscalizados não cumpriram o tempo de descanso.
Portanto, a alegação de falta de local para cumprir o descanso obrigatório não tem fundamento. Afinal, 95% estavam respeitando a lei. Esse dado confirma a intenção do lobby no Congresso e no STF, de maus embarcadores e maus empresários, juntamente com os parlamentares que os apoiam, para beneficiar uma minoria que não respeita o tempo de direção e descanso, em prejuízo da segurança de todos os usuários de rodovias.
Além disso, confirma que os números da CNTA são manipulados para fortalecer a versão de falta de locais para a parada obrigatória para descanso.
Nas audiências públicas, os embarcadores não têm comparecido para falar. Eles são os donos da carga — Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária e da Indústria (CNI) —, indício de que controlam nos bastidores, as ações de políticos e entidades. Afinal, a carga transportada é deles, e são os maiores interessados em que chegue com rapidez ao destino.
Não há manifestação das entidades como CNTA, NTC e CNT quanto às péssimas condições para atender caminhoneiros que esperam para carregar e descarregar em muitas indústrias e propriedades agrícolas — muitas vezes em locais sem segurança e sem banheiros.
A falta de presença dos embarcadores nesse palco, em particular das Confederações da Agricultura e da Indústria, uniu o representante da NTC e do MPT, no seminário realizado no Paraná.
A impressão é que transportadores e caminhoneiros autônomos, assim como representantes dos motoristas empregados, parecem manipulados pelos donos da carga, como ocorreu em diversas ocasiões no Congresso e nas paralisações de caminhoneiros.
Distorção no Direito Comparado
Representantes da NTC e CNT têm utilizado o argumento de que, no exterior, o controle de jornada não é tão rigoroso quanto no Brasil.
Na audiência da Câmara dos Deputados e no seminário da PRF no Paraná, o representante da NTC & Logística, Narciso Figuerôa, disse que nunca foi apresentado estudo científico que mostrasse a importância de descansar 11 horas.
Entretanto, existem inúmeros estudos que mostram a importância do sono, sobretudo para quem dirige veículos de grande porte. A National Sleep Foundation (EUA), a European Sleep Research Society (ESRS) e estudos ligados à Occupational and Environmental Medicine indicam que um adulto precisa entre 7 horas e 9 horas de sono real por noite para manter reflexos e atenção adequados.
Além disso, o motorista precisa tomar banho, jantar, falar com a família, verificar E-mails e mensagens do trabalho e, pela manhã, fazer a higiene pessoal e tomar café. Assim como realizar a vistoria do caminhão e da carga antes de partir novamente. Portanto, as 11 horas de descanso entre jornadas servem exatamente para isso.
O mesmo representante da NTC citou a regulamentação europeia, que prevê descanso diário mínimo de 11 horas, podendo ser reduzido para 9 horas, não mais que três vezes entre quaisquer dois períodos de descanso semanal.
Entretanto, a mesma legislação europeia informa ser obrigatório um período de descanso semanal regular de, no mínimo, 45 horas, e um período de descanso semanal reduzido de, no mínimo, 24 horas.
O tempo máximo de condução diária é de 9 horas, podendo ser alargado para 10 horas, no máximo duas vezes por semana. Semanalmente, não é permitido dirigir mais de 56 horas, e 90 horas na soma de duas semanas.
Enquanto isso, no Brasil um motorista empregado poderá trabalhar até 140 horas em duas semanas, o autônomo 168 horas, contra as 90 horas na Europa. Como resultado temos mais mortos e feridos no Brasil.
Outro ponto omitido pelo representante da NTC, quando menciona o Direito Comparado, é que tanto na legislação europeia como na americana, existem legislações específicas que responsabilizam transportadores e seus prepostos, além dos próprios embarcadores, tanto civil como criminalmente, quando obrigam motoristas a desrespeitar as normas de descanso.
Este tipo de responsabilidade civil e penal está previsto na chamada “Coercion prohibited” (Regra da Coação/Anti-Coercion) e outras normas. Todas proíbem transportadoras, embarcadores, recebedores e intermediários de coagirem motoristas a violar as normas de segurança de descanso e direção contínua, assim como velocidade.
O mesmo ocorre na Europa, sendo que a responsabilidade criminal e civil varia conforme o país. O quadro a seguir revela os dados os dados comparativos entre a legislação europeia e a brasileira, especificamente quanto ao tempo de direção contínua, descanso entre jornadas e jornada semanal e quinzenal.
Quadro Comparativo – Jornada e direção de motoristas profissionais
| Aspectos | União Europeia (Reg. 561/2006 + Dir. 2002/15/CE) | Brasil – Motoristas Empregados (CLT + CTB + ADI 5322) | Brasil – Caminhoneiros Autônomos (CTB) |
|---|---|---|---|
| Jornada de Trabalho | Média 48h/semana . | 8h/dia e 44h/semana; até 2h extras/dia, podendo atingir 70 horas semanais. | Sem limite legal de jornada semanal ou diária. |
| Tempo Máximo de Direção Contínua | 4h30 → pausa obrigatória de 45 min (pode fracionar em 15 + 30). | 5h30 ininterruptas no transporte de carga e 30 min de descanso. | 5h30 ininterruptas e 30 min de descanso. |
| Descanso Diário (Interjornada) | 11h de repouso diário (pode reduzir a 9h até 3 vezes na semana). | 11h contínuas em cada período de 24h. | 11h contínuas em cada período de 24h. |
| Descanso Semanal | 45h regulares (pode ser reduzido a 24h, com compensação posterior). | 35h consecutivas (11h + 24h), sem acumular ou coincidir com pausas. | Sem regra específica de descanso semanal. |
| Limites de Condução Semanal e Quinzenal | 9h/dia (pode ir a 10h, até 2 dias na semana); 56h semanais; 90h quinzenais. | Até pelo menos 70 horas por semana. | Não há regra específica. Podem trabalhar todos os dias do mês. |
Observação: No Brasil, caminhoneiros autônomos não estão sujeitos a limites de jornada semanal ou diária, apenas às regras do CTB sobre tempo de direção contínua (máx. 5h30) e descanso entre jornadas (11h). Já os motoristas empregados seguem integralmente a CLT, o CTB e a decisão do STF na ADI 5322. Já a legislação europeia exige o mesmo comportamento de todos, independente de serem autônomos ou empregados.
Tempo de direção contínua Brasil X Europa
Além disso, a legislação europeia estabelece, há quase 20 anos, que, após dirigir por um período de 4H30, o motorista deve fazer pausa ininterrupta de, no mínimo, 45 minutos. Enquanto no Brasil se toleram 5h30, com a possibilidade de estender esse tempo de direção na falta de local seguro para parar.
Portanto, o mesmo representante da NTC, caso tivesse efetivo interesse no Direito Comparado e nos estudos científicos, informaria o aumento do risco de acidente após 2 horas de direção contínua, para qualquer condutor — ainda mais para quem transporta dezenas de toneladas ou passageiros, em rodovias precárias como as brasileiras.
Vejamos o quadro comparativo:
Ao citar a falta de pontos de parada e descanso, o representante dos transportadores nunca menciona as péssimas condições da maioria dos alojamentos das transportadoras — que deveriam oferecer, nas filiais ao longo das rotas ou em parcerias com outras empresas, acomodação adequada para que motoristas pudessem descansar em uma cama.
Aliás, sindicatos europeus pressionam cada vez mais para que o descanso do motorista seja feito fora da cabine do caminhão. No Brasil, o motorista tem, inclusive, seu descanso semanal — quando não está em casa — dormindo dentro da cabine. Quando o veículo é da empresa, ele ainda cuida do patrimônio da transportadora e corre risco por isso, sem receber nada a mais.
Apesar de incomodado com a ausência dos embarcadores do debate e da exposição pública, o representante da NTC & Logística não mencionou as péssimas condições de espera dos motoristas nas áreas de carga e descarga da maioria dos embarcadores — muitas vezes em locais sem segurança e sem banheiros.
A indignação do representante das transportadoras é “justificável” porque a pressão que os donos da carga (embarcadores) exercem para que a mercadoria chegue o quanto antes impacta no descanso entre jornadas, no tempo de direção contínua, no abuso de velocidade e até mesmo estimula indiretamente o uso de drogas. Mas, apesar de cobrar do MPT fiscalização nesses locais, sequer cita os casos mais graves e omite a falta de estrutura.
MPT identificou que 1 em cada 3 caminhoneiros passou a usar drogas
Durante o seminário Motorista Profissional: Jornada de trabalho e Tempo de descanso, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Paulo Douglas Almeida de Moraes, lembrou que as modificações feitas na Lei 12.619/12, introduzidas pela Lei 13.103/15, aumentaram a jornada para até 12 horas.
Além disso, o tempo de espera para carregar e descarregar deixou de ser considerado jornada de trabalho. Na tentativa de sobreviver e suportar as jornadas, mais caminhoneiros passaram a usar drogas.
Em operação realizada pelo MPT em 2015, juntamente com a PRF, registrou-se que praticamente 35% dos motoristas testados para drogas tiveram laudos positivos. Esse índice teve relação direta com o excesso de jornada.
Na avaliação de Moraes, o STF apenas resgatou princípios da Lei 12.619/12 e da dignidade humana. Ele lembrou ainda que a tentativa de justificar a falta de pontos de parada para descanso é apenas um subterfúgio para permitir a exploração dos motoristas profissionais como forma de reduzir custos e ampliar a competitividade dos donos da carga.
É importante considerar ainda que o art. 9º do CTB esclarece:
§ 2º Os locais de repouso e descanso dos motoristas profissionais serão, entre outros, em:
I — estações rodoviárias;
II — pontos de parada e de apoio;
III — alojamentos, hotéis ou pousadas;
IV — refeitórios das empresas ou de terceiros;
V — postos de combustíveis.
Portanto, as opções de locais de descanso são muito maiores do que apenas os locais certificados pelas autoridades, contrariando os argumentos da CNTA e seus pares.
Cabe ressaltar que o representante da NTC & Logística tem razão ao questionar o tratamento desigual entre as obrigações de descanso e jornada semanal dos motoristas empregados e dos autônomos.
Nesse sentido, a lei deveria considerar um limite máximo, como ocorre na Europa, que não faz distinção entre autônomos e empregados — exatamente porque a legislação tem como foco a redução de sinistros (acidentes) e, por consequência, de mortos e feridos.
Na avaliação do coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, isso cria concorrência desleal. “O objetivo principal do CTB é garantir a segurança viária. Não é possível que um caminhoneiro autônomo possa dirigir 12 horas por dia, 7 dias na semana — portanto, 84 horas —, enquanto os motoristas empregados fiquem limitados entre 44 e 70 horas semanais.”







Curioso é você achar que com a malha viária que temos, com as péssimas condições de paradas quase inexistentes e por aí vai, você quer que motoristas parem 11 hora onde e para ficarem fazendo o quê?
Nem você que fala tanta besteira e se baseia em um comparativo de mudo muito diferente da realidade brasileira fica 11 horas parado no mesmo lugar, distante de sua família e só querendo chegar na sua casa ou seu destino para ai sim ter um ótimo descanso e não precisar passar pela humilhação de estar chegando em seu destino, ser notificado de que precisará ficar 11 horas parado devido ao não cumprimento da injusta parada de 11 horas anteriores, mesmo que tenha ficado parado 10 horas e não 11 anteriores.
Você está falando de uma realidade que não conhece e nem imagina como é.
Tente fazer essas viagens dos seus sonhos e pare todos os dias ao invés de 08 horas, 11 horas diárias ida e volta de seu trajeto, em que alguns podem chegar a mais de 8 mil quilômetros em ida e volta, dependendo de seu destino e após venha debater comigo aqui novamente.
Não tem a mínima noção do que fala.
Somente bravatas de teóricos, prática não tem nenhuma e ainda fala do que não sabe.
Cobre sim, de quem constitui o pagamento do frete que você verá melhorias necessárias neste setor.
Agora não venha querer cobrar nomes, que a lista é imensa.
Se tiver alguma ideia, estamos falando em mais de 90% dos embarcadores que trabalham dessa forma, maximizando seus ganhos em detrimentos de outrem.
Falar em motoristas querem por vontade própria andar sem parar é uma irresponsabilidade da parte de quem não sabe o que está falando.
No dia em que nesse pais, tivermos essa tabela mínima vigorando corretamente e penalizando os maus, será o dia em que a grande maioria do transporte brasileiro entrará nos eixos em uma nova era de mudanças profundas até na concepção de frete e lealdade na concorrência.
O desespero de um autônomo à vários dias longe da família o fará fazer a coisa errada para conseguir vir pra casa, se tiver um controle do frete mínimo possível, não sofrerá essa humilhação cotidiana, fora as suas sagradas 11 horas diárias que nunca acabam para quem quer chegar aos seus que os esperam ansiosos também.
Entre em um debate tendo ao menos a experiência de um dos lados, de fora a análise é pífia e incorreta.
Viva essa vida e depois fale suas besteiras.
Aqui a experiência é de gerações neste setor, e sabemos cada ponto que precisaria melhorar, mas com um governo imbecil e corrupto, políticos pífios, estamos afundando nesse barco.
Nos restando somente a esperança de que estas explorações sejam corrigidas de imediato para sanar estes graves problemas nesse setor tão indispensável para nosso país e que até hoje somente serve de cobaia para babacas que não tem a mínima noção do que falam.
Aqui ninguém tem menos de 40 anos de estrada. Portanto, além do conhecimento prático, realizamos inúmeros estudos sobre o tema. Denunciamos, como estamos fazendo agora, os exploradores da categoria. Sem nenhum benefício, ou você acredita que expor nomes de deputados, senadores, responsáveis por entidades, não tem retaliação? Você só conhece o dia a dia da sua atividade. Além das experiências relatadas, somos um portal ligado as entidades de vítimas de trânsito. Portanto, especialistas em dor. Queremos evitar que mais mortes ocorram. Ao invés de focar seus esforços em querer desacreditar o que comprovamos, sem dados, estudos, apenas palpite, deveria se empenhar em mandar suas mensagens para os seus “representantes” em Brasília que estão cuidando dos “seus interesses” e não da categoria. Seu inimigo não somos nós. Agora, não quer respeitar as leis, mude de atividade, porque o dia que cochilar ao volante vai dizer que foi Acidente e ACIDENTES NÃO ACONTECEM.
Muita conversa fiada de quem não tem o mínimo conhecimento e ciência de como funciona o transporte, todos os percalços de cada viagem e destinos, nem do lado de ser motorista e nem do lado de ser transportadora.
Os grandes responsável por todo o problema do transporte brasileiro sempre foram os embarcadores, pagando pouco nos fretes em muito dos casos, haja visto que nem a tabela mínima de frente da ANTT e respeitada e fiscalizada corretamente, ou repassado esses mesmos fretes para transportadoras que nem físicas são ( sem transporte próprio, somente atravessador) para reduzirem novamente seus custos a custa dos transportadores reais e motoristas.
Isso impacta diretamente no ambiente tanto de transportadoras quanto de motoristas, pois a remuneração errônea acarreta todos os problemas consequentemente.
Deveria focar no que realmente interessa para resolver todo o problema do transporte brasileiro, um frete de rendimento mínimo descente que remunere bem transportadores para refletir consequentemente nos colaboradores.
E comparar transporte europeu com o brasileiro, não tem nem lógica, pois tanto em distâncias quanto em ambiente de rodagem não tem o que comparar.
Falar menos besteiras compradas e mentiras infundadas é fácil, difícil e saber exatamente o como tudo funciona na vida real de ambos transportadoras e motorista.
Quer resolver 80% do problema do transporte brasileiro?
Pressionar a ANTT para uma fiscalização ferrenha e justa sobre a remuneração do frete, pode seguir a risca qualquer lei posta na mesa.
Sem isso, esquece, somente balela e comentários ridículos infundados, somente vitimização de pautas erradas.
08 horas ininterruptas de descanso seria ótimo para o motorista profissional descansar e conseguir fazer sua viagem do início ao fim e conseguir passar se preciso tempo também com sua família.
Ou não perceberam que essa lei vigente determinada paradas obrigatórias independentemente de onde estiver o veículo?
Quase nunca o motorista vai conseguir estar com sua família para esse descanso.
Muito papo furado aí, só vitimização de pautas erradas mesmo.
É curioso que destacamos que os exploradores dos motoristas profissionais são principalmente os maus embarcadores. Curiosamente você parece não ter visto isso. Os “representantes” da categoria e os políticos que dizem cuidar do interesse dos caminhoneiros, não dão nome aos bois, informando os bons e maus embarcadores. Quanto a tabela de frete, ficam na esperança que o governo cuide. É mais um equívoco infantil. É como uma criança que não quer as regras do jogo do capitalismo e fica pedindo para o papai protegê-la dos malvados. Aliás, quem conhece o setor sabe que, além dos maus embarcadores, os primeiros a não respeitar a tabela do frete são autônomos e transportadores que fazem concorrência desleal. Assim como, quando querem dirigir mais horas sem parar, usam drogas para não dormir, andam acima do limite de velocidade. O que o Estado deveria fazer á tolerância zero com relação a descanso e manutenção dos veículos. Nem 50% da frota passaria numa inspeção veicular séria. Quem cuida da manutenção, respeita as leis, limite de velocidade, tempos de direção, responsabilidade trabalhista e fiscal, sofre a concorrência desleal dos maus profissionais e empresas. Esses sim tem direito a reclamar. Agora, o país ainda é capitalista, embora falte pouco para não ser mais. Não sabe brincar, não desce para o play.
Lugar de descansar é em casa só lado da família agente sai de casa pra trabalhar c fosse pra ficar dormindo e parado a gente nen saia pra começar não tem lugar pra parar, e por isso q tá faltando motorista e vai ficar pior pq qm faz essas leis não entende bsda de estrada ficam aí atrás de uma mesa sentado no ar condicionado te hora pra começar a trabalhar almoçar e de ir embora pra casa todo dia né, acho q na estrada não precisa mais do q 5 horas de descanso e qm quiser dormir mais q fique a seus critérios, c não mudar o Brasil vai parar por falta de motoristas
Cinco horas é suficiente? Então avise quando for a estrada para podermos alertar os usuários do perigo que eles correm com você na pista.
E na hora que acontece um acidente causado por um drogado dirigindo horas a fio,chega lá na frente do juiz igual um cachorro com o rabinho entre as pernas tentando justificar o injustificável né meu patrão?
Fiscalização dia e noite nas estradas motorista tem que descansar não usar remédios respeitar a velocidade da via evitar ultrapassagem um perigo causa muitas mortes mato alto nas BR impede a visão dos motoristas colocar placas de sinalização onde não tem principalmente nas curvas.Meu pai antigamente trabalhava em empresas que fazia roçagem nas BR as cidades do Sul da Bahia mato alto atualmente porque?
Quando a lei foi criada em 2015 a Dilma prometeu fazer os pátios depois voltou atrás dizendo que não tinha como fazer. Hoje igual você mesmo disse aí existe ponto de parada mas os donos de postos de gasolina entenderam que para você pernoitar você tem que abastecer ou então pagar e é por isso que a maioria dos caminhoneiros falam que não tem ponto de parada agora é muito fácil você ir para Europa encontrar estradas maravilhosas sem comparar as nossas que são cheias de curvas muita subida muita serras e estradas precárias mesmo as pedagiadas hoje para se cumprir tudo que a lei pede era para ter um aumento significativo do frete isso está longe de acontecer a outra coisa era multar as empresas que estão dando cargas horárias coisa também que todo mundo sabe que acontece principalmente as cargas da SHOPEE Amazon MercadoLivre SHEIM estas são as que mais estão crescendo porém quando o motorista leva a multa essa empresa que praticamente está obrigando ele não é penalizada ao meu ver ela era para sofrer uma multa 10 vezes maior do que a do caminhoneiro e isso seria simples e fiscalizar é só olhar o CTE que o cara está carregando e perguntar porque ele está descumprindo o horário, e no protocolo de carregamento vai estar o horário que se nós não cumprimos será descontado até 10% do frete,e sei até o que você vai faltar mas e porque essa carga sobra um pouco mais devido ao peso,voces tem que parar de nos comparar com a Europa onde as estradas são um tapete países do tamanho de uma cidade aqui nos trabalhamos o dia todo e não conseguimos atravessar um Estado, os pedágios são um absurdo em mão dupla e vocês não fazem uma crítica para as concessionárias que nem para o governo porque temos uma frota enorme de veículos com excesso comprimento e nem terceira faixa temos na real somos sobreviventes de um sistema que só quer nos sugar porque se quisessem fazer algo pelo caminhoneiro eles sabem o que tem que fazer e quanto a a jornada de descanso é a maior piada que eu já vi até hoje quando voltaram a cobrar a jornada de descanso foi regularizada a jornada 12 por 36 que enfermeiros, vigilantes, policiais fazem agora eu lhe pergunto por que o caminhoneiro tem que trabalhar 13 horas durante 6 dias para folgar 36 onde ele estiver não pode acumular para tirar a folga em casa fala para mim se isso não é uma piada
Tem vários pontos em que concordamos. Defendemos a responsabilização dos embarcadores e não apenas embarcadores, seja no excesso de jornada como também nas áreas civil e criminal em caso de sinistro(acidente). Também deveria ser fiscalizada e todos os interessados punidos quando ocorre excesso de velocidade. O motorista que dirige acima do limite, além dos riscos, está aumentando a oferta de mão de obra a custa da própria vida. Com isso, baixa o valor do frete. Uma das razões da melhor remuneração na Europa é que as empresas não conseguem fazer os motoristas trabalharem mais horas e andarem em excesso de velocidade.
Em 1996, quando estava em elaboração o novo Código de Trânsito Brasileiro, o texto original previa a responsabilidade de todos os que pressionassem os motoristas a dirigirem mais horas do que a lei previa. Eram 12 horas e não 11 horas entre jornadas e 4 horas no máximo de direção contínua, com 1 hora de descanso a cada 4 horas. Houve um acordo com o então presidente Fernando Henrique Cardoso para retirar do texto a responsabilidade criminal de transportadores e embarcadores. Em troca os empresários do transporte aceitariam um Projeto de Lei que estabelecesse os limites de 12 horas entre jornadas e 4 horas de direção contínua. O PL do Executivo foi apresentado e os exploradores dos caminhoneiros conseguiram empurrar com a barriga, até que em 2009 foi vetado pelo presidente Lula. Portanto, não cumpriram o acordo. Por isso veio a 12.619/12 que também não foi aceita pelos maus empresários. Depois a 13.103/15 e agora querem escravizar de vez os motoristas. Quem está por traz desse movimento são maus embarcadores, maus transportadores e oportunistas de entidades que dizem defender o interesse dos caminhoneiros empregados e autônomos. Observe que nas audiências públicas os embarcadores não aparecem. Estão manipulando todo mundo, com ajuda dos pelegos de plantão e políticos oportunistas. Portanto, quanto mais horas os motoristas trabalharem, quanto menos descanso tiverem, maior a média de velocidade por desrespeito aos limites, além das perdas de vidas, teremos um valor de frete mais baixo e motoristas mal remunerados. Portanto, caso os caminhoneiros não acordem, logo estarão dormindo na senzala. A cabine minúscula em que dormem hoje é apenas um aviso do espaço que os escravocratas reservaram para vocês.
Eu sou Caminhoneiro, a empresa que trabalho não exige pressão e não discute as 11 horas de descanso.
Porém pra nós que estamos na estrada, 11 horas parado é muito tempo, a viagem não rende, por isso muito colocam sobre peso no caminhão e andam com excesso de velocidade no horário que podem rodar.
Quem fez a lei, não dirige caminhão, não sabe o que se passa na estrada.
O certo e justo, seria 08 horas de descanso ininterruptas, e Durante o dia, parar 30 minutos a cada 04 horas. Porque já tem o tempo que o caminhoneiro espera pra descarregar, parado em pare e siga, engarrafamentos e acidentes, com o motor ligado e tacógrafo contando, e as viagens acabam não rendendo nada.
O que funciona realmente nas estradas, seria a fiscalização anti drogas, fiscalização de pesagem mais rigorosa.
E principalmente espaço como pátios com banheiro para motoristas, pois você não pode parar mais em posto de combustível que logo já e abordado, se abastecer pode ficar, senão tem que sair, sendo que o posto de gasolina está em cima do terreno do denit, tem que pagar pra tomar banho e as vezes até pra cagar, sem estrutura não tem como aplicar a lei.
Como motorista carreteiro autônomo profissional a 38 anos, vejo muitas lacunas, tanto no profissional quanto na lei, no embarcador e no empresário contratante, vi a respeito da fiscalização geral em caminhões e ônibus quê: Caso fosse pente fino , 50 % da frota seria punida.
Que as 11 horas em alguns comentários é bom e outros contra, amigos temos uma malha viária de 70% sem infraestrutura e apenas 30% dela coberta, ou sejam, estradas que só causam prejuízos, insegurança, atrasos, transtornos, falta, salários dignos, jornadas de trabalho tanto para autônomos como para clts, cursos de capacitação, subsídio para compra e troca de caminhões para autônomos, com linha de financiamento, quanto a segurança nas estradas, sim para todos, pernoitar em pontos ou postos pagos, não é o problema para a classe, problema é que ninguém quer dar a segurança pelo que cobram, ou seja, roubam do mesmo jeito os equipamentos, cargas e até sequestram, mas ninguém nos paga, mas cobram, empresas nos fazem de gato e sapato, mas legislação para puni las não há, se tem desconheço, pois no fim quem é colocado na lista negra do frete é o caminhoneiro, se empregado pedem seu bloqueio e sua dispensa, se autônomo, bloqueiam sua placa, estamos longe de um consenso, políticas para a estrada, para o transporte, não vejo, e quanto a motoristas embriagados ou drogados, não chega a 5% da categoria, infelizmente a falta de salário justos e planos de carreira, afastam quem quer entrar para profissão, o custo dela nos cobra muito caro, hoje um investimento de 1mil e 400 mil, rodando em estradas precárias, com fretes baixos, profissional mal remunerado, não deixa nem 2% de lucro mensal para o risco iminente de vida.
E como melhorar isto, não sei, em um país corrupto como o nosso, onde tudo que o político está inserido, gera prejuízo e tem corrupção, e a política é um mal necessário, que só faz o mal.
Caro Mario, você fez uma boa radiografia, com destaque para essa parte: “empresas nos fazem de gato e sapato, mas legislação para puni las não há, se tem desconheço, pois no fim quem é colocado na lista negra do frete é o caminhoneiro, se empregado pedem seu bloqueio e sua dispensa, se autônomo, bloqueiam sua placa”. Veja esta matéria que publicamos no passado: https://estradas.com.br/caminhoneiros-nao-tem-banheiro-em-porto-do-governo-federal/ . Um dos caminhoneiros que denunciou a situação foi perseguido e proibido de carregar. Os donos da transportadora ao invés de apoiá-lo, colocaram o motorista para escanteio, tentando fazer com que ele pedisse demissão. A primeira etapa para mudar esse quadro é denunciar as empresas que não respeitam o motorista quando carrega e descarrega. Segundo que não pagam o tempo de espera. Terceiro: cobrar diária mínima para poder bancar locais seguro na estrada 4) Denunciar quem diz representar a categoria e na realidade dorme nos mesmos hotéis de Brasília dos exploradores de caminhoneiros. Comem nos mesmos restaurantes e decidem juntos o que vai acontecer na pista. Essas supostas lideranças estão muito bem de vida e mantém o controle das suas entidades há décadas. Não largam o osso. Portanto, esses são alguns passos. Por fim, os caminhoneiros que aceitam trabalhar cada vez mais horas estão vendendo sua hora de trabalho ou frete cada vez por valor menor. Criam uma concorrência desleal. Alguns fazem uso de drogas e, além de colocar a vida de todos em risco, ainda tiram o serviço de quem não aceita a exploração. Nós não desistimos de lutar por transporte socialmente responsável. Até em respeito as vítimas de trânsito, com as quais temos ligação forte. E ainda somos obrigados a ouvir um monte de bobagem nos comentários e mídias sociais. Naturalmente não foi o seu caso. Respeitamos e valorizamos a sua opinião. Não desista.
Pelo o que entendi, eles estão pedindo que tenha pontos de paradas para cumprir a lei do motorista, no nosso país começou ao contrário primeiro a lei e punir os motoristas para depois sabe lá quando vai haver pontos de paradas, acredito que não são exploradores de motoristas , eles querem que ao menos tenha onde cumprir as 11 horas de descanso.Embora a ciência diz que 8 horas de descanso é necessário para o corpo humano descansar. Injusto é multar motoristas mesmo sabendo que não tem pontos de paradas.
Então se não tem onde parar e dormir, como alegam, as autoridades tem que proibir o transporte rodoviário de cargas. Afinal, não pode deixar motoristas dirigindo armas de destruição em massa, como dezenas de toneladas colocando a vida de milhões de usuários de rodovias todos os dias. E ainda alegam que querem apenas 8 horas. Mas vão dormir aonde se os pontos de descanso não existem? É uma sucessão de mentiras que não tem o menor fundamento. Eles reclamam dos postos mas nunca citam o nome das empresas onde carregam e descarregam e ficam as vezes dias esperando, sem poder descansar. Locais sem nenhuma estrutura. Não mencionam os nomes dessas empresas porque temem não poder carregar mais nesses locais. Quem controla este setor são os donos da carga e eles manipulam os caminhoneiros, utilizando seus supostos representantes no Congresso. Tanto que ficam escondidos e não aparecem nas audiências públicas. Sequer são convocados pelos políticos para participar. Nós sabemos como funciona, acompanhamos essa política suja há décadas. Mas os caminhoneiros caíram na armadilha e a situação só piora.
Não caímos em armadilhas nenhuma, ninguém realmente quis representar a categoria, simplesmente por sermos responsáveis pelo transporte nacional e o que nós aparece é sindicatos de tudo que é tipo, querendo abocanhar mensalidades e oportunidades de falcatruas, a política é suja e seus representantes sujos e interesseiros, o transporte sempre existiu no mundo moderno, e sempre existirá, o problema do país é a corrupção suja e escancarada, um câncer quê corrói qualquer coisa, e o transporte não é imune a lavagem de dinheiro sujo, mas poderia ser melhor administrado pelo Estado, com políticas direitas, voltadas para cada seguimento do transporte, retirando os apadrinhados políticos que aparelhamento e sujam o transporte, que colocam a opinião pública contra o profissional da estrada, tudo de ruim é o motorista culpado, do embarque ao desembarque.
Então apontem para a sociedade os nomes dos que estão realmente explorando a categoria. Nós apontamos.
Isso tudo é muito bonito num mundo ideal, e que não é o Brasil.
Aqui todos cobram condições de primeiro mundo, mas não oferecem os mesmos recursos.
Fora do país o custo do combustível não impacta 70% do custo logístico, como no Brasil, as condições das estradas não danificam nem atrasam as viagens. Então não adiantam leis de primeiro mundo para país de 3º mundo.
Acho interessante a PRF cobrar isso, sendo que a jornada do PRF é de 24h de serviço ininterrupta, e o descanso deles acontece somente se não houver ocorrências.
Outro ponto é que a fiscalização é sobre o caminhão “descansando” e não sobre o motorista, pois o caminhão pode está desligado por 11 horas seguidas e o motorista passar essas mesmas 11 horas num puteiro oi bebendo num boteco.
Na maioria das vezes ele quer adiantar a viagem pra chegar em casa e melhorar sua remuneração, mas o governo sempre quer tutelar tudo.
Os índices de acidentes não estão diretamente ligados a jornada de trabalho, se fosse assim, todas as categorias de motoristas (Uber, Táxi, etc) deveria tbm ser fiscalizada.
A lei é muito bonita, num mundo ideal, mas na prática não agrada a ninguém.
A não ser aos sindicatos que a utilizam pra fazer política.
Interessante você dizer que o governo quer tutelar tudo. Ao mesmo tempo dicam pedindo que o governo construa estacionamentos seguros para o descanso. Governos que não garantem um mínimo de segurança nas rodovias. Quanto aos sinistros (acidentes) não terem relação com a jornada de trabalho, pode indicar o seu estudo sobre o tema? Nós fizemos vários e existem outros que comprovam que 50% dos sinistros com motoristas de veículos pesados ocorrem sem o envolvimento de nenhum veículo. São tombamentos, saída de pista, colisão com objeto fico. Os veículos pesados representam 45 da frota e estão envolvidos em 53% das mortes nas rodovias. Quanto ao uso do tempo de descanso para atividades que você menciona, podem ser os seus colegas. A maioria dos caminhoneiros usa as 11 horas para checar o veículo e carga quando para a noite. Depois tomam banho, preparam a comida e jantam, depois checam os e-mails, mensagens, falam com a família. Vão dormir , com um olho aberto e outro fechado, e pela manhã preparam o seu café, usam o banheiro, checam o veículo e carga novamente. Só depois disso pegam a pista. Mas tem quem não toma banho, não come, não vai ao banheiro, deve ser com esses que você costuma conviver.
Infelizmente quando se em lei é debate político todos se referem apenas as empresas e motoristas no regime CLT, mas se esquecem que a mesma lei vale para o autônomo. Sou autônomo, trabalho em viagens curtas e essa obrigatoriedade de 11 horas ininterrupta só atrapalha, sou a favor incondicionalmente do descanso mas na minha opinião deveria ser flexível. Qualquer profissional do transporte sabe que existe muita diferença entre um segmento e outro dentro do transporte, sendo assim não como se aplicar a mesma lei para todos…
Sou Caminhoneiro a 42 anos a cada ano percebo sindicato e político falando em defesa da classe, e cada vez mais nossa classe se acabando de trabalhar sem renumeração por pernoite tempo de viagem.
Na minha opinião posto de serviço não é obrigado a receber o caminhoneiro de graça os custos são altos, tem que criar mais pontos de parada de descanso, porque praça de pedágio nasce do dia para noite, quanto as 11horas de parada deveria ser opcional, acho que entre 8 h e 11 h é o suficiente para descansar, nesse horário cada um faz o seu horário, agora descordar e achar que pode rodar como as empresas querem é pedir pra ser escravo.
Sou a favor,mas te pergunto porque ninguém força aos postos liberação para pernoite sem mediante valor pago ou abastecimento? Porque o toxicológico somente é cobrado aos motoristas C,D e E!
É fato os dados mas não passa de pessoas que só querem Ibope inves de mostrar realmente que se importam,vão pegar a estrada e ver quão difícil é simplesmente encontrar um local para descansar, inves de falarem em tom de deboche que é desculpa, você que escreveu todo esse texto vá se colocar no lugar de quem tá aqui envés de defender seus cunhos político pois envés de ser imparcial demonstra total apoio a esquerda.
Quando obrigarem os proprietários de postos a permitirem o pernoite gratuito, será o momento em que também poderão exigir que o caminhoneiro transporte de graça. Isso é comunismo e não capitalismo. Portanto, quem está com ideias de esquerda é você.
O problema, é que tem três seguimento que quer enriquecer nas costas do caminhoneiro; os donos das cargas e transportadores, os donos de postos e o governo arrecadar; porque preocupado com o caminhoneiro mesmo, com o ser humano, ninguém se importa; Ex: fiquei onze dias parado esperando a carga, no décimo primeiro dia carreguei, dormi a noite toda coloquei um disco novo segui viagem , advinha fui multado porque “não descansei”, não adiantou eu falar que fiquei onze dias parado, ou seja não é preocupação com o ser humano; essa é minha visão.
Antigamente não pagava pra pernoitar em posto, porque você tinha liberdade de seguir para o próximo; antes você era convidado, agora é obrigado parar, então vamos cobrar.
Quanto a área de descanso pro motorista, tá melhorando, mas ainda não tem condições cumprir, enquanto isso vamos sendo penalizados, viajando o tempo todo com psicológico abalado apreensivo, a meu Deus tenho que chegar em tal lugar se não posso ser multado, tenho que passar posto de fiscalização antes do horário pra chegar no posto tal, parece que você está o tempo todo fugindo, terrivel; mais estamos esperando conscientização verdadeira.
Sabe porque antigamente não cobravam nada para o pernoite? Porque a maioria abastecia. Hoje um caminhão pode rodar facilmente 1.500 km sem abastecer. É comum o caminhoneiro parar num posto que não tem sequer lugar para estacionar, encher o tanque, porque está mais barato, seguir mais 20km e chegar num posto com estrutura querendo tudo de graça. Você não trabalha de graça, dono de posto também. Quando o motorista fica horas esperando para carregar ou descarregar tem que ser remunerado. Isso não é descanso, está a disposição de terceiros. Por fim, caminhoneiro precisa de diária decente para pagar suas despesas; estacionamento seguro, banho, alimentação.
Esse lei não tem condições 11 HS interrupta não da se fosse fracionada até concordo principalmente em viagem curta não funciona não produz sou autônomo não tem condições
Muito fácil cobrar jornada e não dar condições de fazer tal .porque dependendo de onde parar vc não descansa e se bobiar ainda é roubado pra quem está sentado numa cadeira e assinar um papel é muito fácil falar que tem que fazer isso ou aquilo vamos pegar esse pessoal aí e colocar pra fazer uma viagem pro nordeste e tentar descansar 11 horas dentro de uma cabine de caminhão
Vocês são explorados porque aqueles que os representam nas reuniões em Brasília, sejam políticos como representantes das entidades, estão preocupados em defender o interesse dos donos da carga. Caso assistissem as audiências públicas, que estão disponíveis gratuitamente na internet (dá perfeitamente para ouvir enquanto dirigem), saberiam que estão negociando por vocês mas atendendo os interesses de quem os explora. Ninguém fala em diária decente para pagar pernoite seguro, melhores condições de trabalho, pagamento das horas esperando para carregar e descarregar, salários melhores. Mas pode ter certeza, os que falam em nome de vocês estão cada vez dormindo em hotéis melhores, comendo em restaurantes mais luxuosos.
Parabéns pela matéria, sou instrutor de trânsito e profissional de saúde e conheço essa realidade.
O Serviço Nacional dos Transportes e o Social tbm deixam muito a desejar. São mais de 170 unidades no Brasil além do Departamento Nacional com altos salários, simuladores caríssimos e ineficazes (cinetose), gestão ruim conforme auditoria do próprio TCU que poderiam contribuir mais na formação dos profissionais. Com tantos recursos, poderiam adquirir ambulancia, onibus, caminhão para aulas práticas ao invés de simuladores milionários. Como representantes do Segmento e participantes de câmara temática deixam muito, muito a desejar.
Isso não é questão de exploração , temos que ter liberdade para trabalhar como motorista e a PRF fazer o papel de fiscalização de pessoas embriagadas , hoje trabalhamos cansados por ter que cumprir jornada , como os órgãos fiscalizadores estão preocupados com o sono do motorista esquecem de fiscalizar velocidade é condições dos veículos e ó estado em que alguns condutores trabalham meu voto e que acaba essa jornada de multas
Caso a PRF faça fiscalização de tolerância zero com relação as condições dos veículos, conforme várias matérias que publicamos, 50% da frota estará fora de circulação. E nenhum condutor profissional tem o direito de dirigir quantas horas quiser porque coloca em risco a vida de terceiros. A CNH é uma concessão do Estado e para operar veículos pesados transportando cargas ou passageiros é necessário atender a outras normas. O objetivo da lei é evitar mortes como a da Alice de 29 dias no dia 12 de outubro de 2019 (Dia das Crianças e da Padroeira), quando um caminhoneiro sob efeito de drogas, excesso de velocidade, invadiu a pista contrária no retão de Resende, na Dutra, e matou a menina, seus pais e avós. O motorista também morreu e sua família também sofre as consequências.
Sou camionheiro e digo que 08,00 hs. é suficiente para repouso. O que está acontecendo é que estamos acelerando mais, para fazer mais kms dentro do horário permitido. Se antes rodavamos 700kms. Agora aceleramos para fazer 900kms dentro do horário permitido.
Venha pra estrada e veja com seus próprios olhos, se existe lugar adequado em todas as paradas, e ainda tem alguns caminhões sem conforto nenhum. Mas pra isso não fazem lei. Sou motorista e empregado, e não sou a favor dessa lei.
O motorista deve receber uma diária para que possa pagar por local seguro para o pernoite. Não existe razão do proprietário de posto de rodovia oferecer nada de graça. O Estado não oferece segurança ao cidadão comum, portanto é ilusão acreditar que governos vão oferecer locais seguros para caminhoneiros. Agora, acreditar que a revogação do controle de jornada vai resolver os problemas da categoria é cair na armadilha de quem os explora.
E porque não adequar toda a categoria,pagar o que realmente deve ser pago (diárias,fretes compatíveis),estruturar o transporte primeiro antes de colocarem regras e mais regras??
O controle de jornada é sim uma forma de acabar com a exploração do profissional
Mas fazer isso de qlqr jeito,vira bagunça.
O caminhoneiro é só a menor parte do problema,pq eles não fiscalizam as empresas,as indústrias,as transportadoras??
Ninguém trabalha muito pq quer.
Estão jogando a culpa toda em quem menos tem culpa.
É mais fácil,pra falar que estão preocupados.
Cabe aos próprios caminhoneiros denunciarem as empresas que os exploram. Infelizmente, a maioria teme não poder carregar mais nestes locais. Por isso, focam apenas nos postos de rodovia e no governo. O verdadeiro vilão está protegido por quem deveria lutar pelos caminhoneiros: entidades de classe e políticos.
É um debate difícil, acredito que na Europa e no EUA não tenha lugar para todos pararem,mas tem estradas boas e talvez não tenha tanto assalto nas beiras de rodovia,sobre 11 horas parado num lugar qualquer dentro de uma cabine de caminhão tem que ser sem noção da realidade,com certas pessoas esse debate fica difícil pq colocam seus interesses na palta e não aceitam qualquer debate.
Esquerdistas hipócritas preocupados com mortes nas estradas e apoiam o hamas só política nada mais se tem preocupação com motoristas e descanso façam locais de descanso para motoristas com dinheiro que o ladrão torra viajando com aquela piranha.
Lamentamos informar que não somos esquerdistas, muito menos apoiamos o Hamas. A violência no trânsito não escolhe as vítimas por partido político ou ideologia. Mas você está precisando de tratamento psiquiátrico porque não diz coisa com coisa.
8 horas de descanso é mais que o suficiente, porém 11 horas é impossível! Isso é cárcere privado, uma vez que o motorista está preso ao seu veículo que está preso por este período, quem descansa as 11 horas é o caminhão, o motorista fica no pátio, preocupado com retorno pra casa que ficou adiado com essas horas parados, preocupado com as contas do fim do mês que irá ganhar menos por rodar menos, quando vence as 11 horas o caminhão está descansado! Já o motorista ! Agora atrasado cansado estressado
Todos os dias tem caminhoneiros que pensam assim e não conseguem chegar em casa. Quando não deixam outros corpos no caminho.
Tem que obrigar as transportadoras a pagar horas extras e não comissão aí termina o excesso de horários mas o ministério do trabalho é corrupto Brasil não tem mais geito.
Impossível mudar a regra da condução e descanso.muitos acidentes foram produzidos pelo cansaço, principalmente o sono. Quando o sono chega…chega mesmo pra valer…motorista de caminhão carrega transporte não carrega caixão.
Engraçado é que pensam em “descanso” do motorista mas não pensam em local de descanso. Outro ponto é nunca resolveram o problema da carga e descarga dos caminhões nas indústrias. Querem que os caras fiquem por horas a fio até dias com seu caminhões servindo de depósito, longe das famílias e etc. Já pensaram em lutar pelas melhorias das estradas, menores preços de diesel e das tarifas de pedágio? Há mas isso vai diminuir a arrecadação do governo né? Hipócritas!
Você acha que as discussões em Brasília estão levando em consideração os pontos que você mencionou? Lógico que não. Os “representantes” da categoria estão lá defendendo que vocês trabalhem cada vez mais horas. O problema é que o caminhoneiro sequer se dá ao trabalho de acompanhar as audiências públicas, que estão disponíveis gratuitamente na internet e permitem ouvir tudo enquanto o motorista dirige. Caso fizessem o dever de casa , saberiam que os ‘líderes” da categoria estão trabalhando para os maus embarcadores, para quem explora a categoria. Portanto, ao invés de querer nos chamar de hipócritas, faça algo útil e acompanhe o que estão falando em seu nome. Por isso, depois de décadas a situação da categoria só piora.
Jornalista deve apenas apresentar notícia e não dar opinião! Qualquer jornalista não tem conhecimento, bagagem e ou vivência pra opinar sobre oque é melhor para outra categoria! Seria o mesmo que outros profissionais lutassem para que jornalistas realizassem matérias apenas no seu bairro, com argumento de desgaste e locomoção, que isso facilitaria a vida do jornalista! Sr jornalista, de notícia e apenas isso! Sou caminhoneiro e sua opinião não é o que a classe necessita! Sua visão superficial apenas deixa mais difícil a vida na boleia e trás mais riscos para o trânsito, o caminhão descansa 11 horas! O motorista não descansa, não tem quem durma 11 horas por dia ! Você já tentou ? Outras atividades recreativas! Ok em uma vida normal as pessoas realizam outras atividades recreativas, Sr jornalista! Não temos oque fazer na estrada esse tempo todo parado! Não temos dinheiro pra ficar gastando em lojas de conveniência! Não podemos abanar o caminhão em posto pra passear por nem 1 minuto pois roubam o módulo! Sr jornalista, com respeito a sua profissão! Se quer mesmo ajudar, pesquise a categoria, não fale só com motoristas clt que rodam regional, fale com autônomos que rodam o país, converse com eles sem parcialidade! A maioria é muito humilde e não percebe que está sendo conduzido na conversa
Essa é a diferença. Nós não somos apenas jornalistas. Temos milhões de quilômetros nas estradas. Investigamos milhares de acidentes (sinistros). Realizamos estudos sobre os casos mais graves. Participamos de inúmeras audiências públicas. Aliás, você assistiu as audiências públicas no Senado e Câmara onde discutiam o seu interesse de caminhoneiro? Não adianta dizer que não tem tempo. Afinal, está disponível de graça na internet e pode ser ouvido enquanto você dirige. Os links estão todos na matéria. É só querer aprender. Você descobrirá que tem um monte de gente falando em nome da categoria e cuidando apenas dos interesses de quem explora os caminhoneiros. Mas nosso portal tem um compromisso com a preservação da vida. Somos ligados a entidades de vítimas, conhecemos os dramas por trás dos sinistros (acidentes). Portanto, temos opinião mas sempre fundamentada. Aqui não tem teórico de rodovia, muito menos da vida dos profissionais das estradas. Portanto, fique mais atento com o que estão decidindo em seu nome em Brasília, ao invés de ficar preocupado em ensinar o nosso trabalho. Porque claramente você não cuida do seu interesse, come pelas mãos dos outros. Aqui não trabalhamos assim.
No meu ponto de vista ; primeiramente deveria arrumar as estradas que estão de péssima situação, segundo ter ponto de descanso, terceiro veículos em geral sair de fábrica com a velocidade permitida pelo CTB. Pronto resolvido eu garanto com toda a minha convicção que resolve a questão dos assassinados nas estradas e outra exame toxicológico deveria ser em 6 em 6 meses e não em 2 em 2 anos é ficar enxugando gelo, esse exame teria que ser custeado pelo governo é mais rentável do que ficar comprando voto de pobres com auxílio gás e outras mais..
E o exame teria que ser obrigatório para todos que possuem CNH e não só por profissionais. Outro ponto é que na maioria dos acidentes que envolvem profissionais e amadores é que as autoridades querem que a maior responsabilidade seja do profissional mesmo ele estando 100% certo. Isso tem que ser pensado também!
Cobrar de motorista e fácil por que só o motorista pode ficar 11 horas parado a própria polícia trabalha 24 por 36 não dá pra entender a polícia pode e o o motora tenque ficar 11 horas 8 horas já seria suficiente mas o jogo político e a máquina de multas não pode parar né !!!
UE mais o risco de acidentes é maior porque as rodovias estão cheias devido essas mudanças.as rodovias são de pista simples e está sobrecarregada de veículos em geral
Quando se fazia 08:00 horas de descanso o transito fluía melhor que hoje com 11 horas.o motorista tinha mais tempo pra realizar os descansos e fazia a viagem mais tranquilo que hoje que ficou muito limitado o tempo
Antes o motorista almoçava tirava um cochilo pós almoço e hoje só tem as míseras 1 hora de almoço
O motorista tinha 16 horas pra rodar e fazer seus intervalos hoje só tem 12 horas e tirando os intervalos limitados só tem 9 horas livre de volante. Aí o cara vai querer correr mais vai querer fazer em 9 oque fazia em 16 e é onde acontece as imprudencias e os acidentes
Cadê as duplicaçoes que nunca saiu do papel?
Não escutaram a parte mais afetada (o caminhoneiro) principalmente o autônomo não fizeram estrutura pra aplicação da lei em questão e só c vê perseguição em cima da classe. Só uma curiosidade daria pra responder c médicos, enfermeiros políciais em escala de 24hs como tem tanta eficiência sem descansar no mínimo 11hs como são tão eficiente? Ou a profissão deles não põe em risco nenhuma vida igual alegam tanto
São 24 horas de trabalho por 72 horas de descanso. Você então aceita essas condições para os caminhoneiros?
Realmente não a parada segura para pernoite e nem um logar do pis sugestão poderiam usar as prassas de pedagio para parada de descanso a maioria dos pedagio a grade espasso para fazer estacionamento falta interesse dos governaltes.
Reportagem está errado a alteração solicitada pelas entidades, não visa acabar com a obrigatoriedade do descanso e sim reduzir o que foi estabelecido pelo STF onde obriga o tempo de descanso em 11 horas, queremos 8 horas de descanso que suficiente e tem base científica que certifica que 8 horas de descanso é suficiente, agora imagina vc ficar dentro de um carro ou caminhão na beira de uma rodovia sem estrutura segurança nenhuma com a temperatura em 40 graus algum lugares do país
Pode apresentar a base científica? Porque na medicina do sono não encontrará, assim como na medicina de tráfego. Portanto, mostre os dados.
Sr jornalista! As 11 horas defendias por vocês também não tem dados!
Sua parcialidade na matéria assusta! Qual seu interesse pessoal ou de seu grupo nessa lei incumprivel?
Quanto a não ter dados, é porque você é parcial e não lê o que não é do seu interesse. Em 2024, foram 3.291 mortes (53%) das 6.160 vítimas fatais nas rodovias federais com envolvimento de caminhões e ônibus. Os veículos pesados representam 4% da frota e estão envolvidos com 53% das mortes. Dos 11,5 milhões de condutores habilitados nas categorias C, D e E, 2,5 milhões, quase 25% estão com o toxicológico vencido. Segundo apurado pela CNT, 33% dos autônomos trabalham mais de 13 horas por dia, sendo que praticamente 21% acima de 15 horas. Destes, quase 8% acima de 17 horas. No caso dos motoristas empregados, 23% trabalham mais de 13 horas, deste 5,6% acima de 17 horas.
Já a pesquisa da CNTA, informa que 36% dos caminhoneiros autônomos trabalham entre 26 e 31 dias por mês. É o equivalente à escravidão. Além disso, 22% admitem trabalhar entre 13 e 16 horas por dia e 4% mais de 16 horas. Todos os dados estão na matéria.
Segundo a própria PRF, em dez dias de operação (26/3 a 4/4), 8.588 veículos de transporte de cargas foram fiscalizados. No total, 378 motoristas foram autuados por não respeitarem o tempo de descanso obrigatório. Isso significa que apenas 5% dos fiscalizados não cumpriram o tempo de descanso.
Todos esses dados estão na matéria e você diz que não temos dados. Apresente os seus. Quanto a sua pergunta do nosso interesse é muito simples, somos ligados as entidades de vítimas e queremos evitar que mais vidas sejam perdidas. Vidas como as 39 neste caso: https://estradas.com.br/preso-o-caminhoneiro-da-tragedia-da-br-116-mg-com-39-mortes-ele-usou-drogas-e-alcool/ Agora, qual o seu interesse em não cumprir a lei, que você diz ser impossível de cumprir, se a PRF fiscalizou 8.588 veículos de transporte de cargas e apenas 378 motoristas foram autuados por não respeitarem o tempo de descanso obrigatório. . Como eles conseguiram cumprir se não é possível fazê-lo. Não venha como conversa fiada no nosso portal porque aqui ninguém fala sem fundamento. Respeite as vidas perdidas nas estradas em função dessa escravidão que você quer se submeter.
Quanto a pontos de descanso e absurdo o que está acontecendo na maioria dos postos no Brasil. Tem posto que cobra pra pernoitar,tomar banho.
Você trabalha de graça? Por que devem investir em estacionamento seguro e oferecer banho de graça? Um estacionamento para 100 carretas exige pelo menos R$ 10 milhões de investimento. Agora, se você aceitar transportar sem cobrar e bancar do seu bolso as despesas, tenho certeza de que vai encontrar quem queira recebê-lo de graça.
Sou motorista de caminhão desde 2010! Se vc der condições de descanso! De parada e de apoio! Essa lei vale muito a pena! Agora o motorista deu 4 hrs rodando! Ter q parar as margens da rodovia, sem segurança, sem acolhimento e sem vontade descanso eh humilhação total! Nos postos de apoio somos humilhado! Agora ter uma lei cobrada por um lado e o outro sofrendo! Sou contra
O problema é que o caminhoneiro não recebe diária adequada para pagar pelos serviços. Veja o caso dos representantes das entidades que teoricamente vão defender os interesses da classe. Eles recebem diária para pagar as despesas de hospedagem, transporte, alimentação. Assim como os deputados, funcionários públicos, vendedores, etc… No caso dos caminhoneiros, a diária média sequer é suficiente para pagar a alimentação. Portanto, o problema está em não cobrar o que é justo, aceitar a exploração e ainda acreditar que esses “representantes” da categoria vão resolver os problemas dos caminhoneiros. Acompanhamos na pista todas as paralisações, desde 1999. A situação só piorou mas os ‘líderes’ da categoria vivem cada dia melhor. Acordem para isso.
Sou motorista carreteiro a 20 anos e sou a favor da lei do descanso,chega de transportadoras e embarcadores explorar a mão de obra dos motoristas tanto autônomo quanto CLT.as pesquisa comprovaram que um profissional descansado e menis acidente
Pergunta pro idiota que fez essa lei se ele dorme 11 horas só dorme 11 horas vagabundo
Não se faça de idiota. As 11 horas não são para dormir mas recuperar da jornada, conforme ensinam os especialistas em medicina do sono e tráfego. Elas incluem checar o veículo e carga, tomar banho, preparar o jantar, responder e-mails e mensagens, falar com a família, ter um mínimo de lazer, dormir (numa cabine minúscula com um olho aberto e outro fechado), acordar, tomar café da manha, fazer a higiene pessoal, checar o veículo e partir para a estrada. Mas se você chega no posto, não toma banho, não come, não vai ao banheiro, não fala com a família, bom, neste caso seu problema é mais grave.
Sou caminhoneiro a 30 anos .o STF está massageando a grasse autônomo de caminhão
Com as 11 horas parada e com as multas feito pela PRF .sou a favor de descanso mais 11 horas parado pra quem fãs viagem longa como eu atrapalha muito uma viagem.ate porque agente fica horas pra descarregar ou carregar acidente nas estradas sigue e para nas rodovias acaba que nós autônomo não consegue trabalhar mais
.Nos autonos trabalhamos infelizmente com fretes barato aí temos que ganhar com rendimentos com essa jornada de 11 horas parado nos conseguimos mais ganhar o mesmo.
Agora eu desconheço qualquer classe que fica 11 horas parado de descanso. Então isso significa perseguição a nossa classe de caminhoneiro que ainda carregamos o Brasil nas costas
A situação só piorou desde que em 1999 começaram a usar politicamente os caminhoneiros. Os ‘representantes” da categoria vivem muito bem mas a situação dos motoristas só piorou. Segundo disse o Zé Trovão, caminhoneiro dormiu três horas e está novo. Então, a solução é trabalhar mais horas ou cobrar mais por hora trabalhada? Zé Trovão dorme em apartamento funcional em Brasília, tem diária para pagar bons restaurantes, é muito bem remunerado e quando viaja tem tudo pago. E você, que talvez o apoie, vive bem assim?
Fácil e criticar o motorista! Agora por uma foto do cara na transamazonica caminhão atolado na lama sem comida sem banheiro
Ou em qualquer outra estrada desse pais que não tem condições nenhuma de apoio ao motorista! Estradas em péssima condições sem acostamento na maioria das BR
A população da Amazônia, que você citou também não tem segurança, estrada, saúde, saneamento básico. Então você acredita que governo vai construir um estacionamento gigante com segurança e todos os serviços de graça para os caminhoneiros na Transamazônica? Caso positivo é porque acredita em Papai Noel. Então, fique esperando seu presente no Natal.
Sou motorista e dono de caminhão. A lei do descanso se faz necessário. Porém 8hr parada e mais três horas intercaladas com parada de 20 minutos a 1 hr seria bem melhor.
Acho que que primeiro de tudo tem que ter local adequado que possa o caminheiro parar. Rodovia com pedágio são poucas que tem local e muitos postos de combustível, se vc não abastecer vc e expulso como foi o caso senhor em espírito santo, que apanhou frentista.
Não existem pontos de parada para descanso existem os postos de combustíveis que de dia você pode parar sem problema e à noite para pernoitar se você não abastece você tem que pagar o pernoite 30 40 até r$ 50 por noite e essas pesquisas elas não levam em conta o tempo de carga e descarga às vezes eu costumo ficar até 36 horas esperando para carregar um caminhão e isso também não é levado em conta não é levado em conta também que o motorista de caminhão ele não tem salário fixo ele ganha comissão ele é o motorista ele é comissionado tudo isto não é levado em conta a realidade do caminhoneiro brasileiro não é a realidade que é mostrada essa que é a verdade e nós vivemos a mercê de todo tipo de exploração e todo tipo de mentira infelizmente até porque ninguém ouve o motorista de caminhão eu nunca fui perguntado a respeito de nada como é da minha vida como anda minha família quanto tempo eu passo em casa só querem que nós compramos às 11 horas estabelecidas seja no posto seja em qualquer lugar sem o mínimo de estrutura possível longe da família para eles não importa se o motorista tem família se não tem o que importa é a família dos outros a nossa família não tem importância para ninguém motorista de caminhão no Brasil é tratado como Zé ninguém como Zé da esquerda e ainda aparecem aproveitadores como esse tal de Zé Trovão para sair por aí falando besteira infelizmente eu passo 30 40 até 60 dias longe da minha família cadê que alguém fala alguma coisa alguém me pergunta alguma coisa se eu sinto saudade dos meus filhos da minha esposa da minha casa isso não é colocado em estatística isso não é não é fala no jornais em noticiário algum essa é a minha maior indignação como motorista de caminhão hoje meu nome é Luciano Almeida Silva sou motorista profissional há 30 anos e infelizmente cada dia que passa só piora a nossa situação
Caro Luciano, assim como caminhoneiro cobra pelo seu trabalho o dono do posto tem que cobrar também. O governo não garante o mínimo de segurança na pista. Basta ver quando uma carreta tomba, com o motorista agonizando, e centenas de saqueadores aparecem do nada. Então, se não conseguem dar as mínimas condições de segurança , vão oferecer estacionamentos fechados, seguros, com todos os serviços de graça? Nunca! . O caminhoneiro precisa ser remunerado pela hora parada, ganhar diária que não tem nada que ver com o frete, para pagar estacionamento seguro, banho, alimentação. Nós acompanhamos na pista as paralisações dos caminhoneiros desde a histórica de 1999. A situação só piorou. Os caminhoneiros estão sendo usados por gente que busca se eleger ou negociar com os maus embarcadores e maus transportadores. Aliás, todos que falam em nome dos caminhoneiros recebem diárias, ficam em bons hotéis, comem em bons restaurantes, e depois decidem que vocês precisam trabalhar mais. Deveriam lutar para que a hora de trabalho, seja do empregado como do autônomo, fosse melhor remunerada. Mas não é essa a missão dessa turma. Os caminhoneiros sequer assistem as audiências públicas no Congresso para ouvir o que estão decidindo por eles. Basta acessar a internet e ficar ouvindo enquanto dirige. Ao invés de ouvir música, tratem de acompanhar o que estão decidindo em nome da categoria. Mas cuidado, talvez você tenha ânsia de vômito. Quanto a ficar longe da família, no Estradas não tem ninguém com menos de 2 milhões de quilômetros de rodovia. Conhecemos o drama e entendemos seu sofrimento.
Uma matéria sem total conhecimento das estradas.
Primeiro que nenhuma pessoa no mundo dorme 11 horas.
Segundo que 8 horas de descanso sim é mais que o suficiente.
Terceiro 11 horas parado em qualquer lugar é para descansar o caminhão e não a pessoa.
Quarto gostaria que o MPT mostrasse a pesquisa através de exames e não talvez somente na suposição.
Quinta drogas são usadas por motociclista, motorista de automóveis e tantas outras pessoas.
Sexto 80% dos caminhoneiros aprova sim a redução para 8 horas de descanso e outra situação se qualquer pessoa ou caminhoneiro quiser pode sim ficar parado 11 ou mais tempo 8 horas seria o mínimo então vc tem opção.
Matéria sem o mínimo de respeito com uma classe que trabalha arduamente por este País
Esse é o problema. Só porque está na estrada acha que sabe o que estão fazendo em nome da categoria em Brasília. Não acompanha as audiências públicas, não vê a trairagem, no jargão popular, que acontece com os caminhoneiros feita por quem negocia em nome dos motoristas. Quanto as drogas, 25% dos motoristas das categorias C, D e E, estão com o toxicológico vencido. Dados oficiais da Senatran. Quanto as 11 horas é tempo reconhecido para recuperação de qualquer condutor, por especialistas em medicina do sono e de tráfego. Agora, imagino que na sua cabine tenha um diploma e estudos desses temas. As 11h servem para checar o veículo e carga quanto estaciona, tomar banho, jantar no restaurante ou preparar a própria comida, checar e-mails e mensagens, falar com a família, ter um pouco de lazer, dormir, acordar e tomar o café, fazer a higiene pessoal, checar o veículo e pegar a pista. Mas tem gente que só dorme e não toma banho, não come, não fala com a família. É o seu caso?
Sou a favor do descanso de ONZE HORAS, o governo tem que dar suporte para isso, mas não tem.
Criar áreas de descanso que suporta a demanda de caminhões nas rodovias, já pagamos pedágios. Tem em algumas rodovias mas pouco.
Nós motorista passamos humilhação nos postos, somos expulso, se não abastecer e muitas das vezes é chamada polícia rodoviária para expulsar o motorista se ele não aceitar.
Hoje tem postos de combustível que colocam cones ou aquelas barras de concreto para desviar o motorista para as bombas de abastecimento, senão abastecer é expulso e já fica um segurança já de plantado na frente esperando.
Tem muitos postos aproveitando dessa oportunidade que obriga o motorista a parar o DESCANSO DE ONZE HORAS e muito da vezes a polícia rodoviária esquematizado com o posto.
Se é obrigatório cria mais área de descanso com espaços suficiente.
Quando você trabalhar de graça poderá exigir que ofereçam estacionamento, seguro e banho de graça. Quanto a acreditar que o governo vai construir esses locais para vocês é acreditar em Papai Noel. Quando uma carreta tomba na estrada a polícia não consegue sequer evitar o saque da carga, as vezes com o motorista agonizando. Então, você vai acreditar que o governo vai construir PPDs em número suficiente. O caminhoneiro tem que receber diária suficiente para pagar po estacionamento seguro, banho, alimentação. Isso sim é obrigação da iniciativa privada. Seja do transportador como do embarcador. Agora, tem gente que prefere não enxergar a realidade e acreditar nos políticos e lideranças que estão “cuidando” dos interesses da categoria. Eles estão cuidando é do interesse deles.
As maiores transportadoras são de politicos ou parentes. Eles sempre vai escravisar os caminhoneiros. Olha todos com frota zera e lucros milionarios e o Trabalhador ganhando merreca.
Quanta falta de conhecimento nesta matéria meus Deus. O fim das 11 horas de descanso e nessesario para a sobrevida do caminhoneiro autônomo. Aí vem essa baboseira de escravocrata, exploradores de caminhoneiros e etc. Todos nós motoristas profissionais estamos a favor de que seja extinta a lei das 11 horas, pois o país não tem estrutura para nós nas estradas e a lei ao invés de nós proteger está nos reprimindo gerando prejuízo e stress
Não sabíamos que você representa todos os caminhoneiros do país. Pelo jeito também representa quem os explora.
Ola, sou caminhoneiro e acho um absurdo 11 horas de descanso, quando médicos recomendo no máximo 8 de sono , quem descansa 11 e o caminhão, e não o motorista.
Faço rota Mercosul na Argentina, dificilmente se vê acidente envolvendo caminhão, por lá não tem controle de jornada, mas a lei em relação a velocidade é rígida, coisa que no Brasil não é.
8 horas de descanso é suficiente.
Há sou CLT.
Pronto mais um especialista em medicina do sono e tráfego. Vai estudar o assunto.
Tudo besteira, sou carreteiro há 48 anos, já rodei mais de 4 milhões de kms, estou com 70 anos e trabalho igual quando tinha 30 anos e nunca me envolvi em acidente de nenhum tipo.
Esa lei de parar o caminhão por 11 horas é leonina, o caminhão para, mas o motorista para ? Claro que nao, uma grande parte fica jogando, bebendo, fazendo festa em com a mulherada e depois saem para dirigir bêbados, drogados e cansados. Ninguém consegue dormir 11 horas por dia, essa lei é idiota, quando o motorista trabalha muito, ele deita e dorme porque não tem tempo para festas. Essa lei só controla o caminhão e não o motorista, nao serve para nada, a nao ser para atrapalhar a vida de quem precisa trabalhar. Quem criou essa lei, será que ele fica dormindo 11 horas todo dia na casa dele????? Claro que nao , mas tem o conforto do seu lar para dormir e afazeres domésticos, mas, e o moto, fica igual a um zumbi pelo pátio do posto andando pra lá e pra cá por vai ficar onde depois de dormir 7 ou 8 horas, sentado no bar olhando para as paredes ou ficar igual a um idiota sentado no banco do caminhão esperando dar o horário, igual aos que criaram a lei por que não tem o que fazer.
E depois saem correndo feitos loucos para recuperar o tempo perdido, ai sim causam acidentes.
E o STF nao tem que se meter nisso, o STF tem que cuidar de casos constitucionais, e não tomar decisões que pertencem ao ministério do trabalho.
Pela sua ótica, caminhoneiro não deveria dormir, assim não pecava.
Depois de 40 anos com o traseiro dentro de um caminhão posso dizer que vivi pra vê tudo piorar, acredito que em pouco tempo os donos de transportadora vai ter que colocar a família deles pra dirigir, porque tudo virou uma merda só, nesse contexto está faltando muita coisa, inclusive o inferno que virou uma cabine com alarmes que fazem a alma sair do corpo, respeito nunca tivemos mas agora tá pior, até uma recepcionista de transportadora consegue nos enxergar como lixo. Ainda ganho meu sustento como motorista, mas pra mim é um ganho no qual eu tenho que deixar minha dignidade em troca do salário ,chegar em casa e fingir que tá tudo bem.
Infelizmente muitos dando palpite sem nem saber do que estão falando o deveria ser multado a empresa não o motorista pois nós é que sofremos consequências além de pontos na habilitação tem o valor que temos que pagar trabalho a 25 anos no transporte de cargas e na minha opinião 8 horas de descanso está de bom tamanho pois médicos policiais fazem plantão com muito mais horas arriscando a vida de pacientes inclusive até policiais na estrada
Verdade pura reportagem a cara de quem vive na estrada e tem um pouco de juízo.essas entidades que dizem representar o motorista a maioria nem as conhecem
O cara vem comparar Alemanha com Brasil em números, putz olha tamanho da Alemanha eo Brasil, venha ficar 11 horas parado num pátio de terra pra vc fazer um teste seu bosta depois vc vai escrever, descansar sim sou a favor para 11h saio rodo 5h paro 1 rodo 4h paro meia hora e rodo mais 2h pernoite mas não faço média de velocidade q antes era 70km/h agora ando na velocidade da pista mais 5% não tenho intervalo de 15min mais pra tirar o tempo das 11 parada eu estou mais cansado e estressado tem 50 anos tô abandonado a profissão
Concordo com a lei do descanso
Mas parar onde nos postos se não abastecer eles expulsão e até ergue no pau
Me digam de norte a sul QUANTAS AREAS TEM DE DESCANSO PARA EXISTIR LEI
Onde parar ?se não tem lugar. Outra os postos de combustível só aceitam parar se abastecer outros se vc não ser cliente nem pagando pode pernoite para motoristas virou comércio aí como exigir que descancamos
sou caminhoneiro a mais de 15 anos, esquerdista radical, mas nessa matéria eu apoio o pl
15 anos? Somente o portal está completando 25. Quem menos tempo de estrada tem por aqui está com 40 anos de pista. Quanto a taxar de esquerda quem não conhece, é típico de quem não sabe argumentar. Mas não se preocupe… seu diploma vai chegar. Você merece.
É tão fácil comparar Brasil e Europa né. Acho q na Europa devem de ter locais apropriados para descanso. Brasil pouco lugares e nos postos de combustível c vc não abastece não pode permanecer e outro fato bem relevante para quem fez essa lei, ele deve dormir todo dia na cama dele pura hipocrisia esses nossos governantes kkk
Caso tivesse lido a matéria veria que o número de vagas para dormir na Europa, com as condições ideais, está entre 1 e 4% do que seria necessário. Mas as autoridades não querem saber. O motorista tem que descansar em prol da segurança de todos e receber uma diária decente para dormir até em hotel. Por isso os profissionais da estrada são melhor remunerados na Europa. As leis devem ser respeitadas e com isso a hora de trabalho do motorista é valorizada. Hoje muitos motoristas e , parece ser o seu caso, querem vender as horas de sono por mixaria. Por outro lado, você reclama dos postos cobrarem por usar o espaço deles. Então nos diga, você trabalha de graça? Por que acredita que alguém deve comprar um terreno, investir, construir um estacionamento, contratar empregados e atender você sem cobrar? Mas fique tranquilo, enquanto você aceita qualquer coisa, o pessoal dos sindicatos, os políticos, que teoricamente representam a sua categoria, estão dormindo no hotel e se acertando com quem explora os caminhoneiros. Parabéns, em breve você ganhará seu diploma de escravo.
Você tem conhecimento que os postos de combustível não podem cobrar pernoite pois estão sobre a faixa de domínio da pista? Por tanto e propriedade da união até 50 metros da faixa de domínio. Pesquise e observe o quão nosso país e atrasado perante os outros.
Não podemos ter conhecimento sobre o que não existe. Leia o Art. 9º da Lei 13.103/15. Art. 9º – As condições de segurança, sanitárias e de conforto nos locais de espera, de repouso e de descanso dos motoristas profissionais de transporte rodoviário de passageiros e rodoviário de cargas terão que obedecer ao disposto em normas regulamentadoras pelo ente competente.
§ 1º É vedada a cobrança ao motorista ou ao seu empregador pelo uso ou permanência em locais de espera sob a responsabilidade de:
I – transportador, embarcador ou consignatário de cargas;
II – operador de terminais de cargas;
III – aduanas;
IV – portos marítimos, lacustres, fluviais e secos;
Em nenhuma legislação você encontrará a obrigação do posto oferecer gratuidade no uso dos seus serviços e espaços. O § 1º deixa claro quem não pode cobrar.
Estude a lei antes de escrever.
NÃO TEM PONTOS DE PARADAS.OS POSTOS COBRAM, ÓBVIO O ESPAÇO SÃO DELES, CADÊ A POLÍCIA PRA VISTORIAR AS ESTRADAS, NOSSOS IMPOSTOS.. QUASE NINGUÉM QUER MAS SER CAMINHONEIRO..O PAÍS IRA PARAR.. ESPERO QUE SEJA O MAS RÁPIDO POSSÍVEL…
Há décadas que os caminhoneiros são representados por estas entidades que dizem cuidar do interesse da categoria. O que mudou para melhor? Nada. Quando alguém defende que o motorista dirija mais e descanse menos é porque representa quem explora os caminhoneiros. É verdade que cada vez menos pessoas querem ser caminhoneiro. Exatamente porque estão fora da atividade e começam a perceber a exploração de quem atua no setor. Só busca a escravidão quem precisa de psiquiatra. Não será com CNTA e Zés Trovão da vida que as coisas vão mudar para melhor.
Um dos principais motivos que as pessoas nao querem digir é pela segurança publica colega não é por motivo de descanso
Reportagem excelente!
Eu, motorista profissional desde a decada de 90, sou totalmente favoravel a lei do descanso.
O mundo atravessa uma fase bastante desafiadora no que se refere à preservação dos direitos e garantias sociais, que representam marcos civilizatórios em nossa sociedade. Em países periféricos como o Brasil a precarização das relações de trabalho na atividade de transporte rodoviário de passageiros e de carga fica ainda mais evidente com o excelente artigo.
Cabe ao Congresso Nacional, em vez de ceder às pressões do poder econômico, manter as garantias sociais e combater o assédio dos “escravocratas modernos”, pois são cláusulas pétreas. E cabe aos órgãos da segurança viária, com destaque para a PRF a vigilância e a fiscalização das condições em que são realizadas essas atividades.
Perfeito!
Excelente, me senti representado nesse argumento!
Muito feliz, no seu comentário, mas quero dizer também que esse deputado Zé Torvao, que se diz representante da classe de caminhoneiro, nunca foi e nunca será , pois só fala as neiras.