No fim de semana de chuva, 16 morrem em acidentes em todo o Estado

No fim de semana de pista lisa e de visibilidade difícil por causa do tempo ruim, 16 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Santa Catarina. Em Rio dos Cedros, no Médio Vale, cinco pessoas ficaram carbonizadas, quatro delas da mesma família, em um acidente na SC-417. A batida, às 18h de sábado, envolveu um Gol de Rio dos Cedros, dirigido pelo operador de máquinas Edson Locks, 30 anos, e um Gol de Timbó, dirigido pelo estudante Brehier Johann Lange, 22.

Os dois morreram na hora. As outras vítimas foram a esposa de Locks, a costureira Rosângela Cipriani, e os pais dela, a doméstica Mercedes Cipriani, 52, e o pedreiro Mario Cipriani, 58. O único sobrevivente foi Yuri Alexander Metzker, 21, que viajava com Brehier. Ele foi tirado do carro por pessoas que viram a batida. Único sobrevivente está internado em estado grave Até ontem à noite, ele permanecia internado em estado grave na UTI do Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, com queimaduras de primeiro e de segundo graus em 50% do corpo. Os dois carros pegaram fogo depois de bater.

As chamas chegaram a três metros de altura. A Rodoviária Estadual vai apurar a causa da batida. Mario e Mercedes Cipriani saíram de casa, na localidade de São Bernardo, em Rio dos Cedros, para, ao lado da filha e do genro, visitarem a outra filha e as únicas duas netas que moram em Timbó. Segundo Valdemiro Cristofoletti, irmão de Mercedes, eles usavam a rodovia com freqüência. O estudante Brehier e o amigo Yuri Alexander Metzker deixaram Timbó para dar uma volta na cidade vizinha. A família Cipriani foi sepultada no Cemitério Municipal de Rio dos Cedros, ontem às 14h. Uma hora depois, Brehier Johann Lange foi sepultado no Cemitério Parque Jardim, em Timbó. Saiba maisRodovias FederaisNo município de Lontras, na região do Alto Vale, Anselmo Kramer, 25, morreu às 19h de sábado na BR-470.

Ele guiava uma CG com placas de Presidente Getúlio. Envolveu-se em um acidente com um carro de Presidente Marechal Randon (PR).Em Araquari, no do Estado, Rubens Santiago Rosa, 44, morreu às 20h de sábado ao ser atropelado na BR-280. O motorista que o atropelou fugiu sem prestar socorro.Rodovias EstaduaisEm Tijucas, no Vale do Rio Tijucas, José Edinaldo de Andrade, 19, morreu às 4h20min de ontem na SC-411. Ele guiava uma CG. Envolveu-se em um acidente com um Mondeo de Canelinha. José morreu no local da batida.Em Braço do Norte, no , Laurentino Boger Júnior, 15, morreu às 3h30min de sábado ao bater de moto em uma Saveiro. O acidente foi na SC-438.

O motorista do carro, que teve ferimentos leves, estava embriagado, segundo a polícia.Em Navegantes, no Litoral Norte, uma saída de pista sábado de madrugada provocou a morte de três pessoas. Wilson Eustáquio Ferreira, 33, e Jairo Schweitzer, 32, morreram no local. Carlos José Costa, 52, morreu no Hospital Marieta Konder, em Itajaí. Os três estavam em um Golf que, ao sair da pista, bateu em uma árvore.Estrada urbanaEm Criciúma, na região Sul do Estado, Daiane Sebastião Ávila, 19 anos, morreu às 23h30min de sábado. Ela teve traumatismo craniano ao ser atropelada na Avenida Aristides Bolan. Daiane morava no Bairro Lote Seis. No momento do acidente, ela caminhava até a casa do namorado.