
De acordo com a concessionária Via040, o esquema especial no feriado terá reforço de viaturas e no quadro de funcionários
As rodovias do grupo Invepar iniciam suas operações especiais para o feriado da Independência do Brasil, na segunda-feira (7 de Setembro), que terá operação especial entre sexta-feira (4) e segunda-feira (7), de acordo com a concessionária Via 040.
Ainda de acordo com a empresa, são esperados mais de 400 mil veículos no período, e para garantir a fluidez do trânsito e a segurança de motoristas rumo aos principais destinos turísticos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás, será reforçado o quadro de colaboradores e o número de viaturas. Além disso, não obras nos dias de tráfego mais intenso.
Aumento de 25%
De acordo com a concessionária, o tráfego de veículos durante a operação especial representa aumento de cerca de 25%, em média, se comparado a dias normais. A empresa reforçará o efetivo de colaboradores nos pedágios e no atendimento de pista. Essas equipes se revezarão em escalas, com o objetivo de minimizar os impactos do grande aumento do fluxo de veículos nesse período.
Ainda de acordo com a Via 040, diante desse aumento no fluxo de veículos, a Via 040 recomenda ao motorista atenção redobrada durante sua viagem. “É preciso respeitar a sinalização e os limites de velocidade, além, é claro, não ingerir bebida alcoólica”, orienta Fabiano Xavier, gerente de Operações da concessionária.
Movimento durante o feriado:
- Sexta-feira (4) – Tráfego intenso a partir das 16h
- Sábado (5) – Tráfego intenso das 6h às 10h
- Domingo (6) – Tráfego normal
- Segunda-feira (7) – Tráfego intenso das 14h às 18h
Condições de tráfego 24h
Os motoristas também podem acompanhar as condições de tráfego pelo Twitter da concessionária e pelo site da Via 040. Há também informações pelo WhatsApp, mediante solicitação de cadastro. As orientações para se cadastrar podem ser acessadas aqui.
Estrutura à disposição de motoristas e passageiros
– 18 Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) informarão, em tempo real, as condições da pista e do tráfego e o tempo estimado de viagem entre as cidades dos trechos de maior movimento.
– 21 postos de atendimento entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), com estacionamento, banheiros, fraldários, água e área de descanso.
– 23 veículos de inspeção circularão pelo trecho sob concessão 24h por dia, com profissionais preparados para auxiliar os usuários em diversas situações.
– 28 ambulâncias para resgate e socorro médico.
– 30 guinchos para remoção de veículos leves e pesados.
– Viaturas de resgate de animais e combate a incêndios.