FÉRIAS: Com a chegada das férias de julho, as viagens com a família chegam em boa hora. Com isso, a ConectCar estima aumento no movimento de veículos em pedágios e estacionamentos, e consequente crescimento no uso de tags. Foto: Aderlei de Souza

Segundo a ConectCar, empresa de meio de pagamento automático de mobilidade, feriados de 2022 já provocaram crescimento significativo no uso da tag

Com a aproximação das férias de julho, muitos brasileiros se preparam para colocar o pé na estrada ou fazer mais passeios na cidade, aproveitando os dias de descanso. A ConectCar, empresa de meio de pagamento automático de mobilidade, que tem o Itaú Unibanco e a Porto como acionistas, estima que o aumento no movimento de veículos em pedágios e estacionamentos, será significativo, levando em conta o comportamento dos motoristas nos últimos feriados e a adesão ao uso da tag no primeiro trimestre deste ano.

De janeiro a março de 2022, a empresa registrou um crescimento de cerca de 190% na quantidade de novas adesões, em comparação com o mesmo período de 2021, sendo que São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, respectivamente, foram os estados que tiveram o maior número de novos clientes.

Segundo a ConectCar, tal crescimento também ocorreu com a impulsionamento da Tag Itaú e da Tag Porto, que chegaram ao mercado com isenção vitalícia para os seus clientes. As adesões devem aumentar ainda mais neste mês, que a Porto prevê um aumento de 30% em sua tag, em relação a maio deste ano; e a Tag Itaú, que já possui mais de 600 mil clientes, também espera um crescimento de adesões no período, tendo em vista o comportamento nas férias dos anos anteriores e a liberação da funcionalidade de pagamento das passagens com o cartão de débito do banco.

Somado ao crescimento de clientes, o uso da tag já se intensificou em 2022, representando uma retomada após os períodos mais restritivos da pandemia nos últimos anos. No feriado de Carnaval de 2022, entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março, o fluxo em estacionamentos ultrapassou as 35 mil transações por dia e as passagens em pedágios foi superior a 350 mil. Já nos feriados de abril, o fluxo diário foi ainda maior, com uma média de 46 mil transações em estacionamentos e de 385 mil em pedágios.

Além de mais pessoas estarem aderindo ao uso da tag em seus veículos, nos últimos feriados de 2022 registramos um aumento significativo e gradativo na quantidade de passagens diárias em pedágios e estacionamentos, o que pode representar um movimento de retomada e movimentação para o setor, caso essa tendência seja mantida. Observando esse cenário, a expectativa é que tenhamos um aumento ainda maior de fluxo no mês de julho deste ano“, afirma Eduardo Vasconcelos, CEO interino da ConectCar.

DEMANDA CRESCENTE: Além de mais pessoas estarem aderindo ao uso da tag em seus veículos, nos últimos feriados de 2022 foi registrado aumento significativo na quantidade de passagens diárias em pedágios Foto: Divulgação/ConectCar

Fluxo nas férias e a pandemia

Nos períodos de alta sazonalidade, férias ou feriados, o movimento diário de passagens, tanto em estacionamentos quanto em pedágios, pode chegar a dobrar. Mas estes fluxos, mesmo nestes períodos, tiveram impacto com a pandemia. Em julho de 2019, foram cerca de 16 mil transações diárias em estacionamentos e 188 mil em pedágios. Mas, em julho de 2020, já com os efeitos da pandemia, foram 6 mil transações em estacionamentos e 150 mil em pedágios.

No ano passado, o mês de julho já teve sinais de retomada, com um fluxo de cerca de 21 mil transações diárias (aumento de 300% em relação a 2020) em estacionamentos e 243 mil diárias em pedágios (aumento de mais de 60%).