Finalizada a obra de construção da cabeceira de duas pontes da BR-163/PA
MELHORIAS: Finalizada a obra de construção da cabeceira de duas pontes da BR-163/PA. Foto: Divulgação/Dnit

Trechos eram os únicos ainda não pavimentados, entre os municípios paraenses de Rurópolis e Santarém

Finalizadas as obras de construção e pavimentação dos encabeçamentos das pontes sobre os igarapés Bueiro e Preto, na BR-163/PA. Estes trechos eram os únicos ainda não pavimentados, entre os municípios de Rurópolis e Santarém, uma das principais rotas de escoamento de grãos do país.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foram investidos, aproximadamente, R$18,5 milhões na construção e na pavimentação dos encabeçamentos das duas Obras de Arte Especiais (OAEs), nos km 802 e 831 da rodovia.

Segundo a Autarquia, para a conclusão da obra, foram realizados mais de três mil metros de dreno profundo; sete mil metros de drenagem superficial, entre meio-fio, sarjeta e valeta de proteção de aterro; além da implantação de 322 metros de defensas metálicas.

Para a obra de acesso à ponte do Igarapé Bueiro, foram construídos 1650 metros de rodovia; já na OAE do Igarapé Preto, outro 550 metros.

O objetivo da intervenção é dar mais segurança ao usuários, que sofriam com a falta de pavimento e a falta de dispositivos de drenagem do solo.

Via de transporte de mercadorias

Agora, além da redução do impacto ambiental, a BR-163/PA torna-se um segmento facilitador para o transporte de mercadorias e serviços, aumentando a competitividade e a atratividade para investimentos na região.

De acordo com o Dnit, a obra na BR-163/PA melhora a qualidade de vida e dá mais mobilidade à população local, fortalecendo a integração regional e demonstrando a preocupação do governo com o desenvolvimento sustentável. Mais informações no site do Dnit.