MAIS RESPEITO: Por meio do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE), o DNIT finalizou as atividades de reabilitação das passarelas estaiadas da Santista e Leon Heimer na BR-101, no bairro de Paratibe, em Paulista (PE). Foto: Divulgação/Dnit

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT),melhorias foram possíveis graças ao programa do governo federal PROARTE

Por meio do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), finalizou as atividades de reabilitação das passarelas estaiadas da Santista e Leon Heimer localizadas na BR-101, no bairro de Paratibe, em Paulista (PE).

As duas passarelas passaram pelos principais serviços de reabilitação como a completa substituição do estaiamento da estrutura, reparo profundo em pequenas áreas, a fim de recompor seções com desplacamento e armaduras expostas e oxidadas, substituição dos aparelhos de apoio e a recomposição das juntas entre as rampas e o trecho central.

As intervenções fazem parte do PROARTE, responsável pelo gerenciamento de serviços de manutenção e de reabilitação em Obras de Arte Especiais (OAEs) – pontes, túneis, viadutos, passarelas e estruturas de contenção, que integram a malha rodoviária federal em todo o país. As melhorias priorizam os serviços de manutenção e reabilitação visando a conservação das estruturas.

Com a conclusão das atividades, a reabilitação das passarelas contou com um investimento aproximado de R$ 4,7 milhões.  As intervenções executadas visaram promover a recuperação estrutural e também reduzir a velocidade de degradação, aumentando sua vida útil.

Importância

Para os moradores da região de Paratibe, em Paulista (PE), os serviços de reabilitação das passarelas estaiadas vão proporcionar mais comodidade e segurança na travessia de pedestres e maior fluidez para o tráfego da BR-101, evitando paradas ou interrupções de fluxo, beneficiando também motoristas, passageiros e demais usuários.

Além disso, as estruturas que são importantes marcos para engenharia e arquitetura pernambucana, ganham nova vida, preservando sua beleza original e características estruturais e funcionais, além de prestar serviços à população local.

Fonte: Ascom do Dnit