Finalizadas as obras de recuperação na MGC-262, em Minas Gerais
SEGURANÇA: Finalizadas as obras de recuperação na MGC-262, em Minas Gerais . Foto: Divulgação/DER-MG

Serviços foram realizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH)

O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) concluiu as obras de implantação de duas novas variantes e recuperou o aterro em dois pontos da rodovia MGC-262, trecho Caeté – Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Segundo o DER, os trabalhos foram realizados nos km 286 e 289+500 e irão facilitar a trafegabilidade no trecho em meia pista. A iniciativa, que conta com apoio de R$2,2 milhões da AngloGold Ashanti, foi possível por meio de convênio de cooperação técnica e financeira entre a empresa e DER de Minas.

O primeiro trecho implantado (km 286) tem um comprimento de 311,39 m com duas pistas de 3,50m, dois acostamentos de 0,25m, e dois dispositivos de drenagem de 0,60m.

A variante do km 289+500 tem um comprimento de 259,641m e duas pistas de 3,50m, dois acostamentos de 0,50m, e dois dispositivos de drenagem de 0,70m.

As duas variantes ficam próximas à mina de Cuiabá, que se destaca por ser a mais profunda do Brasil. São quase 1.400m subsolo abaixo, com acessos por veículos e elevador.

Volume médio diário

A rodovia MGC-262 tem característica de tráfego intenso que chega a contabilizar um fluxo de aproximadamente 20 mil veículos diariamente, sendo 20% deles de caminhões de grande capacidade de carga.

As melhorias beneficiam cerca de 180 mil pessoas da região e é uma rota alternativa à rodovia BR-381.

Histórico

O problema da erosão nos dois pontos da rodovia foi causado pelo excesso de água das chuvas que infiltrou no terreno e rompeu parcialmente o pavimento, provocando seu estrangulamento. Em função disso, o trânsito operava em uma única faixa.

Nos trechos foram realizados serviços de terraplenagem – escavação, corte, aterro e compactação de bota-foras-, drenagem e dispositivos superficiais, reforço de subleito, pavimentação sinalização horizontal e vertical, e implantação de dispositivos de segurança viária (defensas, amortecedores de impacto, marcadores de alinhamento).