Estradas apurou que já tem 2 infrações por excesso de velocidade, aplicadas pelo Dnit, além de 8 multas recebidas na sexta (13)
Falta de cinto de segurança, de macaco e de chave de roda, além de para-brisa trincado. Essas são algumas da irregularidades encontradas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no ônibus Volvo B12 400 6X2, ano-modelo 2020, com placas de Foz do Iguaçu (PR), quando foi abordado no km 642 da BR-277, em Céu Azul (PR), na última sexta-feira (13).
De acordo com a PRF, após fiscalização minuciosa no veículo, foram constatadas as seguintes irregularidades:
- Falta de cintos de segurança
- Falta de macaco e chave de roda
- Para-brisa trincado
- Mau estado de conservação
- Ausência ou ineficiência de equipamento obrigatório,
- Sistema de iluminação alterada
- Placa sem visibilidade e legibilidade
Segundo a Corporação, as multas aplicadas pelos policiais foram:
- Transitar efetuando transporte remunerado de pessoas quando não licenciado para esse fim
- Conduzir veículo com vidro total/parcialmente coberto por película, painéis/pintura
- Conduzir o veículo com qualquer uma das placas sem legibilidade e visibilidade
- Conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança
- Conduzir o veículo c/ equip do sistema de iluminação e de sinalização alterados
- Conduzir o veículo sem equipamento obrigatório
- Conduzir o veículo com característica alterada
- Conduzir o veículo com equipamento obrigatório ineficiente/inoperante
Ainda de acordo com a PRF, durante a fiscalização na sexta-feira (13), os inspetores deram ordem de parada ao motorista do um ônibus, da empresa Corpo Tur, que fazia o trajeto Foz do Iguaçu (PR) – São Paulo (SP). No coletivo, estavam dezenas de passageiros, muitos dos quais eram turistas comerciais vindos da região de fronteira.
De imediato, a situação do para-brisa chamou a atenção dos policiais: o vidro estava trincado em diversos pontos e possuía uma película muito escura. Também foram verificados a falta do macaco e da chave de roda, para realizar possível troca de pneus, além da falta de cinto de segurança em cerca de 20 passageiros.
Diante das irregularidades, o ônibus recebeu oito infrações diferentes, como: mau estado de conservação, ausência ou ineficiência de equipamento obrigatório, sistema de iluminação alterada e placa sem visibilidade e legibilidade. O veículo foi recolhido ao pátio, até que o proprietário regularize a situação. Os passageiros foram levados por outro ônibus com condições de trafegar.
Cuidados ao viajar de ônibus
De acordo com a PRF, é sempre importante observar se o ônibus possui os equipamentos de segurança obrigatórios. O uso de cinto de segurança, além de obrigatório, é fundamental para garantir a segurança dos passageiros em uma viagem, diminuindo os índices de mortalidade por sinistros de trânsito.
Somente em 2024, a PRF em Foz do Iguaçu e região já realizou 1.889 autuações por falta de uso de cinto de segurança.
Alerta do Estradas
O portal Estradas tem feito diversas campanhas ao longo dos últimos anos, nas quais alerta a sociedade civil e as autoridades para problemas relacionadas às condições de trafegabilidade no transporte de passageiros.
Veja mais sobre o tema:
Mais de 40% dos caminhoneiros brasileiros não usam o cinto de segurança