FREIOS: Campanha da Rota do Oeste com a PRF irá fiscaliza o sistema de freios do veículos comerciais na BR-364, no Mato Grosso. Ilustração: Divulgação

De acordo com a concessionária, ação em Campo Verde, próximo à Serra de São Vicente

Um dos componentes veiculares mais importantes para a segurança viária, o sistema de freios será foco das atividades realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e concessionária Rota do Oeste dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito.

De acordo com a empresa, a ação ocorrerá entre esta quarta (23) e sexta (25), das 8h às 13h, no Km 318 da BR-364, em Campo Verde (MT).

Ainda de acordo com a concessionária, o local foi escolhido estrategicamente por anteceder a Serra de São Vicente, onde é frequente o registro de acidentes em decorrência da falha dos freios.

A atividade consiste na avaliação e fiscalização do sistema de frenagem dos veículos, orientações sobre direção defensiva e palestras sobre segurança viária, que serão ministradas com o apoio do Cinema Rodoviário da PRF em parceira com a concessionária de caminhões Rota Oeste.

Educação é fundamental

O chefe do Grupo de Educação para o Trânsito da PRF, inspetor Ney Pedroso de Barros, frisa que a fiscalização, a educação e a prevenção são fatores fundamentais para redução de acidentes, especialmente em um trecho tão sensível como a Serra de São Vicente. “O melhor caminho para diminuir os acidentes é a educação no trânsito, mostrando ao motorista que o cuidado que ele tem com o veículo reflete em mais segurança para ele mesmo, bem como a preservação da sua vida”.

A Serra de São Vicente está localizada entre os Kms 344 e 360 da BR-364, em Santo Antônio de Leverger. De acordo com dados da concessionária, 18% dos acidentes registrados neste segmento resultaram em feridos e 7,7% terminaram com mortes.

Segundo o diretor de Engenharia e Operações da concessionária, Lucas Suassuna, esta é a segunda ação realizada na região da serra com foco nos freios, por se tratar de um assunto importante para a segurança viária e preservação de vidas.

“A primeira foi em 2019 durante as atividades do Maio Amarelo. Buscamos sempre atuar em pontos estratégicos, previamente definidos com a PRF, levando informação e orientação aos motoristas, especialmente os de carga”.

Semana do Trânsito

Neste ano, a Semana Nacional do Trânsito aborda o tema Perceba o Risco, Proteja a Vida. A iniciativa está prevista no Código de Trânsito Brasileiro e tem a finalidade conscientizar a sociedade e os atores do trânsito sobre a importância do envolvimento de todos para um trânsito mais seguro e com menos vítimas.

Esta é a segunda atividade realizada pela PRF com a parceria da Rota do Oeste, contando ainda com a participação de empresas que atuam junto ao público alvo das ações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui