Equipes de fiscais do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) apreenderam, na manhã desta sexta-feira, 13 ônibus piratas que operavam irregularmente no transporte de passageiros em vários pontos da Região Metropolitana.
Já no início da manhã, numa blitz conjunta do Detro com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram apreendidos seis ônibus piratas na Ponte Rio-Niterói.
Na Avenida Brasil, na altura do Caju, outros seis veículos foram presos trafegando irregularmente em trajetos ligando a Baixada Fluminense à Central e à Zona Sul do Rio.
Em Ricardo de Albuquerque um ônibus também foi pego. Todos os veículos apreendidos foram recolhidos a depósitos públicos e pagarão multas iniciais de cerca de R$ 1.800,00.
Na Ponte Rio-Niterói, os ônibus placas KMP-5065, KTD-5602, GVJ-9068, KTZ-1423, KOH-6507 e GKO-0221 transportavam cerca de 200 trabalhadores de São Gonçalo para Itaguaí, o que configura fretamento irregular. Os motoristas dos veículos infratores foram orientados pela PRF a levarem os passageiros ao destino antes do recolhimento ao depósito público de Niterói, a fim de evitar maiores transtornos às pessoas transportadas e ao tráfego na Ponte Rio-Niterói.
Já na Zona Portuária do Rio, na Avenida Brasil, no bairro do Caju, fiscais do Detro apreenderam os ônibus KTL-2548, GYH-5645, KTZ-2119, JYB-7077, GLV-9424 e KRA-0988. Alguns motoristas tentaram escapar da blitz pegando a Linha Vermelha mas, foram interceptados pela fiscalização, próximo à entrada da Ilha do Governador. Os veículos foram rebocados para o depósito de São João do Meriti, na Baixada Fluminense.