Entenda como funciona a operação da Geotab e de que maneira a líder mundial do setor pode ajudar o Brasil

Empresa de telemática comercial número 1 do mundo mira o maior mercado de logística e transporte da América Latina.

A Geotab Inc., líder global em IoT (Internet das Coisas) e transporte conectado com mais de 2,3 milhões de usuários ativos e mais de 40 mil clientes em todo o mundo, entrou no mercado brasileiro com o pé no acelerador, com o estabelecimento da Geotab Telemática Ltda.

A empresa está bem-posicionada para fornecer aos clientes brasileiros de logística e transporte acesso à sua avançada e premiada solução de telemática. Esta expansão representa um movimento estratégico para a companhia, a qual busca investir no talento, recursos e potencial do mercado brasileiro para ajudar na adoção e inovação da telemática e toda a região.

“Enquanto o mercado brasileiro de telemática comercial continua entre os mais fortes da América Latina, as oportunidades de expandir essa tecnologia são imensas”, comenta o CEO da Geotab, Neil Cawse. “Nossa presença no Brasil não só cria oportunidades significativas de crescimento para a Geotab, mas também nos permite empregar talentos locais e investir nos imensos recursos e expertises que o Brasil tem a oferecer, permitindo, assim, implementar as soluções apropriadas baseadas em dados, para ajudar empresas de todos os portes a gerenciar melhor suas frotas”. 

De acordo com os dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), no Anuário do Transporte de 2020, mais de 2,2 milhões de veículos foram autorizados a transportar cargas no Brasil em 2019. O transporte rodoviário no país continua sendo o método predominante para o comércio e o transporte de mercadorias, com o frete rodoviário de cargas representando mais de 60% da rede brasileira de transportes. Como a maior economia da América Latina, o Brasil possui mais de 1,7 milhão de quilômetros de malha rodoviária, sendo a sua frota e a sua indústria de transporte consideradas essenciais no apoio à saúde econômica da região em geral.

Com esses dados em mente, a solução de telemática de ponta da Geotab está em condição de ajudar as empresas e as frotas brasileiras a reduzirem o uso de combustível, a melhorarem a segurança e produtividade e muito mais, ao mesmo tempo em que aumentará a rentabilidade de uma indústria essencial ao país. Processando mais de 40 bilhões de data points por dia de mais de 2 milhões de veículos conectados em todo o mundo, o conjunto de soluções de gerenciamento de frotas da Geotab e a rica análise de dados de veículos ajudam a fornecer maior visibilidade sobre a movimentação de cargas e logística, permitindo uma comunicação vital entre as empresas e seus motoristas.

Geotab tem priorizado a expansão de suas operações e presença no mercado brasileiro – alinhando nossa premiada tecnologia a uma região que prioriza inovação, crescimento e desenvolvimento”, diz Eduardo Canicoba, Country Manager Brasil e líder de Desenvolvimento de Negócios LATAM da Geotab. “Em um mundo onde a logística tradicional e os modelos econômicos mudaram drasticamente, estamos confiantes de que, juntamente com nossos parceiros e clientes locais, podemos ajudar a causar um impacto positivo para as empresas e a comunidade no geral”.

Geotab começou a atender o mercado latino-americano em 2012 e teve uma taxa de crescimento de 70% ano após ano na região. Classificada como a fornecedora de telemática comercial número um em todo o mundo pela pesquisa da ABI por dois anos consecutivos, a solução exclusiva de plataforma aberta da Geotab é utilizada por mais de 40 mil empresas em mais de 130 países em todo o mundo.

“Estamos ansiosos pela oportunidade que o Brasil representa, ajudando a viabilizar o crescimento, fomentando a colaboração em nível local e global e, finalmente, ajudando a criar uma mudança positiva em uma indústria essencial”, conclui Cawse.

Entrevista exclusiva com Eduardo Canicoba da Geotab

Eduardo Canicoba diz que a Geotab priorizou a expansão de suas operações no mercado brasileiro

Para entender melhor como a empresa atua e seu diferencial em relação a concorrência e sua contribuição para o aumento da segurança nos transportes, o Estradas.com.br realizou entrevista com o Eduardo Canicoba, Country Manager Brasil da Geotab.

Estradas: Qual é o diferencial da Geotab em relação aos concorrentes que já atuam no Brasil?

A Geotab traz uma plataforma telemática única para o mercado brasileiro de algumas maneiras diferentes. Em primeiro lugar, o Geotab fornece uma plataforma aberta que dá aos nossos clientes acesso livre aos seus dados. Isso é importante porque permite que os clientes tenham controle total sobre seus dados, permitindo que as empresas compartilhem e utilizem os dados como acharem melhor.

Além disso, a Geotab fornece aos clientes acesso à sua plataforma robusta de add-ons de hardware e add-ins de software, o Geotab Marketplace, que se integra perfeitamente com a plataforma aberta da Geotab. Em segundo lugar, a Geotab suporta o maior conjunto de marcas e modelos de veículos elétricos (EV) disponíveis, incluindo EVs de ônibus médios e pesados. Com a plataforma de gerenciamento de frota da Geotab, MyGeotab, as frotas elétricas podem se sentir confiantes de que têm acesso total aos seus dados EV e a Geotab pode fornecer suporte telemático completo para ajudar na transição das frotas de 0-100% elétrico.

A Geotab oferece uma ampla gama de ferramentas de eletrificação de frota, como a ferramenta EV Battery Degradation, a ferramenta Electric Vehicle Suitability Assessment (EVSA)  e a ferramenta de temperatura Temperature for EV Range, todas disponíveis para ajudar a medir indicadores-chave de desempenho para garantir que a transição e a manutenção das frotas de EV seja o mais simples possível.

Por último, a Geotab oferece sua tecnologia por meio de seu modelo de parcerias, que permite à Geotab alocar seus recursos para fornecer os melhores produtos da categoria, sem abrir mão do atendimento de qualidade aos seus usuários finais.

No geral, a Geotab priorizou a expansão de suas operações e presença no mercado brasileiro – alinhando a tecnologia premiada com uma região que prioriza inovação, crescimento e desenvolvimento. Ao alavancar a plataforma Geotab, estamos confiantes de que, junto com nossos parceiros e clientes locais, podemos ajudar a causar um impacto positivo para a comunidade brasileira.

Estradas: A fadiga e o excesso de velocidade são duas das principais causas de sinistros com veículos pesados nas rodovias. De que forma a Geotab pode contribuir para reduzir os riscos e evitar acidentes, mortos e feridos? 

Como um dos seis pilares principais da Geotab, a segurança tem sido uma prioridade fundamental desde o início da empresa. Por causa disso, a Geotab se concentra em ajudar a melhorar a segurança em ambos os lados do volante de várias maneiras, para citar alguns: relatórios de segurança do motorista, gamificação, alertas de segurança no veículo, soluções personalizadas de vídeo e prevenção de colisões.

Dado que os funcionários são o maior ativo de uma empresa, é importante que os gestores de frota entendam como os motoristas estão se saindo e onde o treinamento pode ser necessário para ajudar a melhorar a segurança e o desempenho da frota. Ao utilizar o Driver Safety Scorecards da Geotab, os gerentes de frota podem visualizar um relatório do painel, incluindo uma visão geral dos motoristas que se arriscam mais da sua frota e a pontuação geral de segurança. Além disso, os gerentes de frota têm uma variedade de relatórios ao seu alcance, incluindo métricas sobre velocidade, frenagem brusca, ré, uso do cinto de segurança e muito mais.

O Grupo Crío, um produtor de aves que fornece galinhas e ovos para os estados do sudeste da República do México, é um grande exemplo de cliente que utilizou a plataforma telemática da Geotab para ajudar a melhorar a segurança do motorista. O Grupo Crío procurava uma solução que resolvesse os problemas de segurança da frota. Com 500 veículos, implementaram a primeira parte do programa em apenas 130 deles, para obter os dados captados e disponibilizados pela Geotab, como hábitos de condução e falhas no motor, essenciais para garantir a segurança total dos condutores; realizar manutenção proativa de veículos; e conhecer os intervalos de tempo para melhor otimização dos recursos.

Através da obtenção de insights sobre dados ricos e precisos e relatórios personalizados, os gestores de frota do Grupo Crío começaram a treinar adequadamente os motoristas. Porém, no início do programa, apenas 30% deles recebiam gratificação por boas práticas de direção. Depois de integrar a plataforma telemática da Geotab, esse número chegou perto de 100% dos motoristas que alcançaram o bônus de direção segura.

Além de melhorar o comportamento de direção, o Grupo Crío conseguiu gerar uma economia de combustível de 13% e melhorar o cuidado com o estado geral dos veículos da frota.

Estradas: O aumento constante dos combustíveis está inviabilizando a operação de muitas empresas de transporte e dos caminhoneiros autônomos. Como as transportadoras podem reduzir custos com combustível utilizando os serviços dos senhores?

Deve-se entender que economia de combustível é a conexão entre a distância percorrida e a quantidade de combustível consumido em um determinado veículo. Embora cada veículo tenha uma economia de combustível estimada, existem muitas maneiras de ajudar a otimizar o consumo, sendo a telemática a principal delas. No Brasil, onde os custos aumentam semanalmente, as operadoras podem usar os insights de dados coletados por meio da plataforma telemática para ajudar a reduzir a marcha lenta, a velocidade e outros comportamentos relacionados ao consumo de combustível em massa.

Ao implantar a telemática, as empresas podem otimizar seus custos de várias maneiras. Os dados processados por meio da telemática ajudam a melhorar a produtividade do motorista, reduzindo o tempo de inatividade do veículo por meio da manutenção preventiva e identificando rotas otimizadas que permitem que os motoristas concluam seu trabalho com rapidez e segurança. Além disso, a telemática é capaz de ajudar os usuários a detectar problemas no motor que podem estar contribuindo para um alto gasto de combustível e ainda analisa as os km/litro, o que é essencial para identificar o veículo mais eficiente em termos de combustível. Tudo isso é importante para entender o impacto do tempo de reabastecimento fora da rota nos negócios. Outros benefícios da adoção da telemática incluem:

– Melhorar a produtividade do motorista, reduzindo o tempo ocioso do veículo, a velocidade e a aceleração repentina.

– Encontrar rotas mais curtas para reduzir a quilometragem total percorrida.

– Detectar problemas no motor que podem estar contribuindo para o alto consumo de combustível.

– Analisar seus relatórios de km/litro para identificar seus veículos mais eficientes em termos de combustível.

– Compreender o impacto do tempo de reabastecimento fora da rota em seus negócios.

Estradas: Quais as outras aplicações da telemática que podem contribuir para reduzir a violência no trânsito?

A nova onda de telemática baseada em comportamento está transformando cada vez mais a segurança e o comportamento do motorista, fornecendo maior compreensão sobre atitudes e permitindo que as empresas implementem iniciativas de segurança mais estratégicas e eficazes. Alguns exemplos de fatores que preocupam os gestores de frota, que a telemática ajuda a identificar e resolver, incluem excesso de velocidade, curvas fechadas, frenagem brusca, motoristas que não otimizam o sistema cruise control, não usam cinto de segurança e, ainda pior, casos de detecção de acidentes e reconstrução de acidentes.

Estradas: No caso do transporte de passageiros em área urbana e rodoviária, quais são as principais vantagens do uso de tecnologia e dados que a Geotab oferece, em particular para que o transporte de passageiros seja mais eficiente e seguro?

As frotas nos setores de transporte de passageiros também podem integrar as ferramentas telemáticas da Geotab com sensores de veículos para ajudar a gerenciar melhor a carga de trabalho e aumentar a eficiência. A Geotab oferece várias soluções telemáticas bem estabelecidas que apoiam a sustentabilidade da frota para todos os tipos de veículos com o objetivo de manter os veículos em movimento com eficiência e evitar quilômetros e consumo de combustível desnecessários.

Estradas: Os senhores estão chegando no mercado brasileiro. Em que posição a Geotab pretende estar após cinco anos de operação no nosso país? O que destacaria de positivo e negativo do mercado brasileiro?

O objetivo da Geotab é trazer a consciência de transporte por meio da tecnologia e se tornar a líder no segmento de transporte de IoT no Brasil.

A demanda global por telemática está aumentando e a Geotab está pronta para enfrentar o desafio. À medida que expandimos nosso alcance com desenvolvimento e expansão de mercado nos continentes da Europa, Oceania, África e Ásia, continuamos a expandir o ecossistema de aplicativos e soluções de negócios e estamos focados em torná-los o padrão para a indústria brasileira, com uma plataforma telemática completa para sistemas inteligentes, com um gerenciamento de frota flexível e seguro. Temos um vasto mercado para explorar e implementar no país. Processando bilhões de dados por dia de mais de 2,4 milhões de veículos conectados em todo o mundo, a Geotab está bem equipada para fornecer às empresas brasileiras informações de dados avançados sobre suas frotas, o que permitirá maior segurança, produtividade e otimização da frota.

O Brasil é a maior economia da América Latina e tem o maior mercado de frota, com mais de 90% de todas as mercadorias (excluindo petróleo bruto e minério de ferro) transportadas por caminhões. Embora o setor de logística seja um elemento essencial e crítico da economia, o país tem uma das maiores despesas de logística do mundo. Além de ajudar a aumentar o controle de movimentação de carga e logística, a Geotab trará maior visibilidade em áreas como eficiência de combustível, desempenho do motorista e conformidade regulatória, bem como possibilitará a comunicação vital entre as empresas e seus funcionários, o que ajuda a melhorar a segurança e a sustentabilidade do motorista e da comunidade.

Além disso, esta localização estratégica permitirá a expansão da Geotab na América Latina, bem como a capacidade da empresa de fornecer aos clientes de logística e transporte baseados no Brasil as soluções de telemática avançadas para ajudar a garantir sua competitividade e crescimento contínuo.