EXAME TOXICOLÓGICO: Reunião em Brasília (DF), nesta sexta-feira (26), vai debater os efeitos da obrigatoriedade do exame toxicológico aos motoristas profissionais, categorias C, D e E. Foto: Aderlei de Souza

De acordo com o deputado Juscelino Filho, que pediu a audiência, a maior parte dos condutores profissionais não tem sequer conhecimento do prazo estabelecido. SOS Estradas fez levantamento que mostra a realidade envolvendo condutores de vans e ônibus

Novamente, o exame toxicológico é tema de discussões em Brasília (DF). Nesta sexta-feira (26), às 9h, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realiza audiência pública sobre o tema “Calendário do Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção Periódico”. Trata-se do exame toxicológico periódico para condutores das categorias C, D e E, conforme dispõe o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segundo o deputado Juscelino Filho, que pediu a audiência, está previsto em decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que os motoristas das categorias C, D ou E que não realizarem o exame toxicológico periódico no prazo estabelecido poderão ser multados pelo flagrante do descumprimento e ter suspenso o seu direito de dirigir pelo período de três meses.

“O problema é que a maior parte desses condutores não tem sequer conhecimento do prazo estabelecido”, disse. Ainda segundo o deputado, desde 12 de novembro deste ano os condutores que deixarem de realizar o exame receberão uma multa administrativa automática, que poderá ocasionar um impacto total de R$ 3 bilhões aos motoristas.

Estudo do SOS EStradas

Estudo recente do SOS Estradas mostra que com a exigência do exame toxicológico de larga janela, previsto na Lei 13.103/15, permitiu encontrar 258 vezes mais motoristas de transporte coletivo usuários de drogas do que o número de multas aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em 2019, aos condutores de ônibus, vans e micro-ônibus, durante as operações Lei Seca nas estradas.

Debatedores

Confirmaram presença no debate:
– o presidente executivo da Associação Brasileira de Toxicologia, Renato Dias;
– o presidente da ONG Trânsito Amigo (Associação de Parentes, Amigos e Vítimas do Trânsito), Fernando Diniz;
– o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto; e
– o presidente da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, Antônio Meira Júnior.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

35 COMENTÁRIOS

  1. Não sabia que o exame estava vencido fui parado na blitz o guarda cumprindo seu papel me falou que fui multado !
    ___Estou desempregado ! com o dinheiro do acerto comprei um 608; prevendo que não iria arrumar serviço tão cedo por conta da pandemia
    ___Agora a multa para pagar e trocar pneu ; não sei o que fazer pior e saber que posso ficar sem CNH daí não sei o que vou fazer :
    ___Vendar balas no sinaleiro ??

  2. Sou a favor do exame toxicológicos nas portas de faculdades e escolas tambem nao so para motoristas e sim para todos inclussive nos politicos tambem,o povo brasileiro aceita tudo e todas as leis que os politicos determina e uma verdadeira fabrica de multas e nos pagamos a mamata deles e só

  3. O exame deveria der feio por todas as categorias dede A até E uma vez que muitos usam dirihem e nada acontece deveria ser norma geral

  4. Exame toxocologico nao pode ser so para estas trez. Categorias porque sera q e so motorista de caminhao fuma maconha e cheira cocaina? Sera q e so mitorista de caminhao q provoca acidente por cauza de drogas? Voces policos tambem precisa entrar nestes exames tbm porque vcs tambem sao usuarios.estas cobrancas tem q ser pora todos q condus qualquer tipo de veiculos.chega de ficar cobrando de nos caminhoneiro.vcs sao cegos dentro de um direito q tem q ser oara todos.

  5. Porque não é obrigado categoria A,B também fazer o teste toxicológico, esses condutores não fazem uso de drogas não causam acidentes.
    Deveria ser todos fazerem o teste,e seria cobrado o exame somente da queles que o exame der positivo.

    • Concordo com amigo Roque lá da Bahia, as empresas precionan seus motorista prolongar a garga horária de serviço p/ fatura mas,portanto e justo que só motorista de empresas faça o toxicológicos,e os patrão que paga as despesas.

  6. O Exame toxicológico tinha que ser de 6 em 6 meses para não dar tempo e assim retirar esses condutores drogados das estradas. Isso iria diminuir em muito os acidentes nas rodovias.

  7. Já tava na hora de alguém fala alguma coisa né dá até tristeza de ver estes povo falando de nós 50 ano já era já toma remédio pra pressão pra mais coisa vai tomar droga kkkk

    • Condutores sem responsabilidade usam a desculpa de não saber quando vence o exame toxicológico. É fácil e simples saber. Baixa aplicativo de CNH digital, que tem a data que vai vencer!

      • Exame toxicogico tinha quer ser pra tds condutores.A.B.C.D,porque so caminhoneiros.motorista coletivo,mair parte dos acidentes sao provocados por carro pequenos motorista irresponsavel bebado e drogados entao tinha ser pra tds tipo de categoria e ponto final…

      • E verdade. A carteira de Habilitação digital diz a data do vencimento do toxicológico. Renovei a mais de um mês. Renovei antes do prazo. Fazer oque, políticos só servem para nos roubar de tudo que é jeito. Não uso drogas. Mas no tempo em que o rebite não era proibido, tinha menos acidentes com caminhoneiros. Tem profissionais dirigindo a luz do dia com sono. Não sei quanto a cocaína se causa acidentes. Para quem dá sono a luz do dia deveria ser ligado. Oque causa acidentes é sono e os pé de brek é os profi apressadinhos. Os políticos colocam a cangaia no povo como se fossem jumentos, cortam de ferrão, espora e chicote e aceitam. A Nação BR tem que dar um basta nesses políticos. São a maior desgraça do País

  8. Pelo presente estado da lei, implica que os motoristas de caminhão são proibidos de usar drogas e o resto dos consultores tá liberado. Parabéns pela lei criada por vcs políticos analfabetos e corruptos. Eu não travo batalha que não posso vencer… simplesmente não dirijo mais caminhão. Deixando bem claro que não uso drogas…mas não vou mais me submeter a essa humilhação. Não nasci motorista

  9. E motorista com TDAH não diagnostido… E para quem sofre desse mal e tem custos proximo de mil reais por mês ? O Estado trabalha em falta com trabalhadores … Depressão… Ansiedades… Suicidios e vista grossa do Governo… Enfim quem tem dinheiro e conhecimento ok … Quem não tem é cadeia … Preconceito e forca !!

  10. Isso virou uma máfia , só motorista de caminhão usa droga direitos iguais para todos . Brasil é assim ali conseguimos tirar grana então vamos lá , pq o estado não faz palestra nas empresas para os motorista ou cursos gratuito não melhor multar …. Desculpa sei que isso pode evitar acidentes graves sou a favor mais faz gratuito se o motorista estiver limpo não paga, e quem tem que andar com os testes sai os policiais militar , rodoviário faz no dia a dia vc vai ver se não vai pegar muita gente.

    • Fazer palestra para motorista profissional dizendo que ele não deve usar drogas? É sério isso? Quanto aos policiais, tanto para ingressar na PRF, PF e maioria das polícias militares o exame já é exigido há mais de 10 anos. Querer que seja de graça todo mundo quer, só que não existe nada de graça, quem paga é a população com impostos. Tirar a CNH não é obrigatório, quanto mais para ganhar dinheiro com ela como condutor profissional. Até para ser advogado tem que pagar mesmo depois de formado em direito.

  11. Estou desde de Nov/20 tentando renovar minha CNH , categoria D, fiz já 4 testes pelos seguintes laboratórios credenciados: CAEPTOX, PARDINI,LABET e CHOMATOX. Todos foram POSITIVOS para Benzoilecgonina e Cocaína. Não conformado com esses resultados, tenho 65 anos, gozo de uma excelente saúde , não usando nenhum tipo de medicamento, fiz no dia 09/11/21, no laboratório da Unimed Porto Alegre, COCAINA -TESTE DE TRIAGEM.
    Material : Urina – coleta assistida
    Método : Imunocromatografico
    Resultado : Não REAGENTE
    Valor de referência : Não reagente
    Não consigo entender por qual motivo esses resultados. Serä pela minha idade?
    Mais uma taxa para embrulhar os motoristas, criar dificuldades para ajeitar facilidades., Lamentável.

    • Consulte a http://www.abtox.org.br Entretanto, não tem fundamento acreditar que laboratório tem interesse em dar laudo positivo. Até porque o positivo dá prejuízo para o laboratório, já que é necessário fazer uma contraprova, utilizando equipamentos muito mais sofisticados e profissionais ainda mais qualificados.

  12. Deveriam também exigir para todas as categorias, além dos motoristas, para os maritimos, estivadores, ferroviários e outras categorias que colocam riscos de acidentes a terceiros.

  13. Esses exames deveria ser de 6 em 6 meses mais pago pelo governo já gue e uma exigência Federal muito caro para quem ganha muito pouco

  14. O certo ja que fazem os caminhoneiros fazer o exame era para todos os condutores habilitados desde A B C D E todos corre o mesmo risco de causar acidente

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