NOVO RECALL: GM convoca os proprietários dos modelos Sonic, Cruze e Tracker para repararem problema nos aribags. Além dos veículos, a montadora está chamando os donos de Tracker, que fizeram troca de peças no airbag. Foto: Divulgação

De acordo com a montadora, existe a possibilidade de romper o insuflador, que fica no volante, e soltar fragmentos que podem trazer sérias consequências

A GM está iniciou nessa quinta-feira (28) mais um recall que inclui vários modelos da marca. Ao todo, são 169.041 Sonic, Cruze e Tracker por possível defeito no airbag do lado do motorista.

De acordo com a montadora, os ferimentos causados por uma possível falha podem ser fatais e seguem o padrão visto no recall de componentes da Takata, que atingiu milhões de veículo s em todo o mundo. Entretanto, a GM não confirmou se esses airbags defeituosos são da empresa japonesa

Além dos veículos, a GM também está chamando os proprietários do Chevrolet Tracker, modelos 2018 que adquiriram ou substituíram a bolsa do airbag do motorista (peça genuína GM), entre 1º de maio de 2014 e 24 de julho de 2019.

Veja os chassis envolvidos:

  • Sonic modelo 2014 (11.253 unidades)

Números de chassis de ES503657 a ES639235

Fabricados entre 18/2/13 a 19/3/14;

  • Cruze modelos 2014 a 2016 (83.407 unidades)

Números de chassis de EB116749 a GB167781

Fabricados entre 27/5/13 a 12/4/16;

  • Tracker modelos 2014 a 2018 (74.381 unidades)

Números de chassis de FL110150 a JL415149

Fabricados entre 4/6/13 a 12/6/18.

  • Peças de reposição (41 unidades)

Código: 95366753

Fabricadas entre 1º/5/2014 a 24/7/2019

Ainda de acordo com a montadora, a data de início do atendimento é imediato, desde que agendado. Os proprietários devem procurar uma concessionárias da Chevrolet para fazer o reparo.

Conforme o comunicado da GM, o serviço é necessário pois, em caso de colisão onde o acionamento do sistema de airbag é esperado, poderá ocorrer o rompimento do insuflador localizado no volante do veículo, provocando a dispersão de fragmentos de metal de sua carcaça. Com isso, a dispersão dos fragmentos de metal pode causar danos materiais, lesões físicas graves, ou até mesmo fatais, ao motorista e aos ocupantes do veículo.

O serviço será realizado de forma gratuita e o tempo estimado para sua execução é de 30 minutos. Os proprietários dos modelos citados podem obter mais informações na Central de Relacionamento Chevrolet por meio do 0800-702-4200 ou no site www.chevrolet.com.br/servicos/recalls e use estes canais em caso de dúvidas ou quanto ao agendamento do serviço.
Segundo o Procon de São Paulo, os consumidores que sofreram algum tipo de acidente, pela manipulação do produto, poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos.