EM CIMA DA HORA: Assim como sempre fez, nos últimos anos, o Governo de São Paulo divulgou o reajuste das tarifas de pedágio 17 das 20 concessionárias a 48 horas da entrada em vigor; prática desrespeitos com os usuários continua na atual gestão de Tarcísio de Freitas. Foto: Aderlei de Souza

Assim como sempre fez, nos últimos anos, o Governo de São Paulo divulgou o reajuste das tarifas de pedágio de 17 das 20 concessionárias a 48 horas da entrada em vigor; prática desrespeitosa com os usuários continua na atual gestão de Tarcísio de Freitas

As tarifas de pedágio de 17 das 20* concessionárias paulistas serão reajustadas, respecitvamente, à 0h deste sábado (1°/7) e à 0h do dia 6 de julho** – valores nos links abaixo – conforme Deliberações publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE-SP), em Suplemento extraordinário na noite dessa quarta-feira (28).

Mesmo ciente dos reajustes contratuais com as empresas, o Governo do Estado de São Paulo prefere não divulgar os valores com mais antecedência, para que empresas transportadoras e demais usuários das estradas se organizem e planejem seus deslocamentos. Tal prática é total desrespeito com os cidadãos que pagam pelas altas tarifas cobradas pelas concessionárias.

O Estradas manteve contato na tarde dessa quarta-feira (28), com a Artesp – Agência reguladora das concessões paulistas – questionando se o haveria o reajuste em 1º de julho – data-base da maioria dos contrato de concessão – pois, uma vez que o último aumento ocorreu em 16 de dezembro de 2022. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Agência informou que desconhecia a data que os novos valores entrariam em vigor. Com isso, conclui-se que ou o setor de Comunicação da Artesp está bem desinformado ou os dirigentes da Agência fazem as reuniões na ‘calada da noite’ sem se importarem com seu público principal: os usuários – cidadãos que pagam seus salários.

Prática desrespeitosa e reincidente

Não é a primeira vez que isso ocorre. É uma prática do Governo de São Paulo, desde os últimos cinco anos, que deixa claro o total desrespeito com os usuários.

Curiosamente, mesmo previsto com muita antecedência e com base em estudos técnicos, o reajuste não foi divulgado pelo Governo de São Paulo com antecedência. Pelo contrário, foi decidido da noite para o dia, em reunião extraordinária, deixando claro que a intenção é exatamente evitar a repercussão desse tipo de notícia. Pois, sem aviso prévio, a mídia não tem oportunidade de repercutir, e a sociedade, de se manifestar.

Falta de informação sobre pedágio do DER

Em meio a essa prática desrespeitosa do Governo de São Paulo com os usuários das rodovias paulistas, o Diário Oficial, dessa quarta-feira (28), não traz informação se a única praça de pedágio sob administração do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), na SP-324, em Itupeva (SP), terá reajuste no sábado (1º/7).

Pela forma como o Governo de São Paulo tem agido, nos últimos anos, os usuários podem se preparar, porque o aumento virá. Ainda que na calada na noite.

Veja no links abaixo, os novos valores das 17 concessionárias paulistas:

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(*) A concessionária ViaPaulista reajustou suas tarifas  em 25 de novembro de 2022 e 1º de março de 2023 (reclassificação); já e Eixo SP majorou seus valores em 4 de junho de 2023. A concessionária Econoroeste – que controla malha rodoviária da antiga Triângulo do Sol – reduziu as tarifas em sete praças em 1°/5/23,localizadas nas rodovias SP-310, SP-326 e SP-333.

(**) Concessionária Entrevias reajusta suas tarifas a partir de 0h do dia 6 de julho de 2023, conforme Deliberação da Artesp.

7 COMENTÁRIOS

  1. Isso um absurdo, agente tem que começar parar, nas praça de pedagio fazer protesto, mais estou vendo que ninguém não estar nem aí, e ai governo aceitou o aumento brincadeira, pedagio mais caro do mundo estar aqui, se os valores fosse a metade estava caro do mesmo jeito, imagina agora 2 vezes por ano, aumenta agora ninguémfaz nada .

  2. Preço dos pedágios sobem e as estradas cheias de buraco e tem praça de pedágio na SP 310 whishington Luiz não aceite cartões trabalha na idade da pedra são bando de vagabundo

  3. Essa conseçao era para ter acabado em 2018 era para ter nova licitação mas sem licitação prorrogaram aí eu pergunto se tivesse tido a licitação será que os pedágio não estaria com o preço mais baixo. Porque o monopólio dos pedágio .se tem duas estradas tipo anhanguera bandeirantes Porque a mesma empresa se fosse uma concorrente. Porque só essa tal de ccr.

  4. Olá, Bom dia!

    Matéria interessante, ví que vocês tem uma ferramenta que informam essas alterações de pedágio. Tenho interesse em conhecer! Tentei entrar em contato via o e-mail, porém não obtive o retorno. Conseguem me ajudar?

    • Boa tarde, sr. Lucas!

      Em breve, o senhor receberá um contato da equipe do portal Estradas.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  5. Não entendi!!! Como sempre fez nos últimos anos? Ele assumiu o governo em janeiro 2023.

    • Prezado, sr. Milton, bom dia!

      Obrigado por nos prestigiar.

      Esclarecendo, a matéria faz menção à política do Governo de São Paulo e não à política do governador do Estado de São Paulo.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

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