A Secretaria de Transportes de São Paulo, utilizando metodologia que não pode ser aferida adequadamente pelos meios de comunicação e sociedade, vem divulgando reduções de índices de acidentes em percentuais mas omitindo números absolutos.

No feriado de Corpus Christi em 2009 foram registrados 1.168 acidentes que provocaram a morte de 60 pessoas e ferimentos em 533. Total de vítimas de 593.

Já no feriado deste ano, anuncia reduções de 10,7% no misterioso índice, que somente a Secretaria entende. Entretanto, o número de acidentes aumentou para 1.256, com queda nas mortes, que foram 53 no local e aumento dos feridos para 586. Total de vítimas de 639. Curiosamente, a Secretaria não menciona, no seu release, os números de 2009.

Ao justificar sua metologia com índice adotados em países da Europa, não esclarece que a meta de redução de acidentes, mortos e feridos, utilizados na Europa Comunitária, EUA e Japão é sempre de redução do número de acidentes, mortos e feridos, independente do aumento de tráfego, frota, crescimento ou não da economia.