Com a conquista de cinco lotes de rodovias concedidas, totalizando, 2.075 km, o consórcio espanhol OHL passa a administrar 3.222 km de rodovias brasileiras, quase o triplo dos 1.147 km de rodovias que a holding administra atualmente no estado de São Paulo. Portanto, passa a ser o maior grupo de concessão de rodovias do Brasil, com mais do dobro da, até hoje líder, CCR, que administra 1.452 km de rodovias.

A CCR controla rodovias de maior volume de tráfego como Dutra, Bandeirantes, parte da Anhanguera e Castello Branco, além da Ponte Rio – Niterói, Rodonorte do Paraná e Via Lagos no Rio de Janeiro. Apesa disso, a OHL também conquistou trechos importantes como a Regis Bittencourt (São Paulo – Curitiba) e a Fernão Dias ( SP-BH), ambas com grande movimento, principalmente de caminhões circulando, que representam sigificativo faturamento pelo número de eixos, base para a cobrança do pedágio de veículos pesados.

De certa forma, a vitória de hoje da OHL representa uma porta para a concorrência no setor de concessões. Na Dutra, por exemplo, a CCR deverá perder movimento para a Fernão Dias, principalmente de veículos pesados.

O aumento da participação da OHL no mercado brasileiro de concessões é muito expressivo. O consórcio passa a controlar quase 26% da quilometragem de rodovias concedidas do país, que passou, com o leilão de hoje para 12.434,9 km .

Veja os lotes e os vencedores:

OHL (ESPANHOLA)

1- São Paulo – Curitiba – 401,6 km

2- BR-381: Belo Horizonte – São Paulo – 562,1 km

3- BR-116/376/101: Curitiba–Florianópolis – 382,3 km

4- BR-101: Divisa ES/RJ – Ponte Rio – Niterói – 320,1 km

5- BR-116: Curitiba – Divisa SC/RS – 412,7 km

ACCIONA (ESPANHOLA)
7- BR-393: Divisa MG/RJ – Entr. BR-116 (Via Dutra) – 200,4 km

BRVIAS (BRASILEIRA)

6- BR-153: Divisa MG/SP– Divisa SP/PR – 321,6 km