Guincho do acidente na área de escape da BR-376/PR recebeu 4 multas, após tragédia
IRREGULAR: Guincho do acidente na área de escape da BR-376/PR recebeu 4 multas, após tragédia. Foto: Divulgação/PRF

Estradas apurou que o motorista não respeitava a lei do descanso e o caminhão-guincho Volvo estava com equipamento obrigatório em desacordo com o Contran

O caminhão-guincho, da marca Volvo, envolvido no trágico sinistro (acidente) que matou um caminhoneiro na área de escape da BR-376/PR recebeu quatro multas da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por diversas irregularidades, que são:

  • Conduzir o veículo de transp. de passag. ou carga em desacordo com o Art. 67-C do CTB
  • Conduzir o veículo com equipamento obrigatório em desacordo com o Contran
  • Conduzir o veículo em equipamento obrigatório
  • Conduzir carga nas partes externas do veículo

A reportagem apurou também que o cronotacógrafo do veículo está regularizado a válido até 4/4/25.

Conforme apuração do Estradas, todas as quatro infrações foram lavradas no dia 18/4/24, constando o km 667 como local das infrações, às 14h46, horas depois do sinistro que matou o caminhoneiro, de 58 anos.

Com isso, o condutor do caminhão-guincho somou 19 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O sinistro

Na manhã dessa quinta-feira (18), o condutor do caminhão-guincho da marca Volvo, modelo VM 260, descia a serra na BR-376/PR, quando percebeu problemas no sistema de freios do veículo. Imediatamente, ele resolveu adentrar à área de escape, no km 667+300 para evitar um acidente.

Guincho do acidente na área de escape da BR-376/PR recebeu 4 multas, após tragédia
DESRESPEITO: Condutor do guincho não respeitava a Lei do Descanso e conduzia o guincho sem equipamento obrigatório. Foto: Divulgação/PRF

Contudo, ao tocar na faixa de brita – produto utilizado no local para reduzir a velocidade de veículo de carga em situação de emergência – o caminhão Scania, bitruck, que estava sendo guinchado, se desprendeu e destruiu a cabine do guincho ferindo gravemente o caminhoneiro, dono do Scania – que não resistiu e morreu – e ferindo levemente o motorista do guincho, que foi socorrido ao Pronto Atendimento em Garuva (SC).

Na manhã desta sexta-feira (19), a reportagem do Estradas conversou com um motorista que costuma fazer esse tipo de transporte – e preferiu não ser identificado – que relatou sobre o sinistro: Segundo ele, “o acidente pode ter sido causado por ‘erro de amarração’”.

Diante do caso grave, a Polícia Civil vai investigar para descobrir se houve um possível erro na amarração do caminhão que estava sendo guinchado.