Eles mantêm a ordem nas estradas e aplicam as leis de trânsito. Podem trabalhar nos três níveis da administração pública.

Uma linda mulher ao volante de um carro esportivo é abordada por dois policiais elegantemente fardados. Um deles vistoria os documentos da jovem. A linda mulher não é a atriz americana Julia Roberts e sim a brasileira Eva Wilma. O policial que verifica a documentação da motorista é Leonildo Moraes um dos primeiros guardas da Polícia Rodoviária no Brasil. A cena retratada em uma fotografia publicitária de l954 e estampada em um calendário produzido pela Polícia Militar Rodoviária de São Paulo inspirou o O Patrulheiro Rodoviário seriado de televisão de grande sucesso nacional nos anos sessenta.

Esses profissionais que inspiraram até a teledramaturgia brasileira surgiram pela primeira vez em 1928, quando o governo de Washington Luís criou a Polícia das Estradas composta por um batalhão de 60 homens para fiscalizar a recém inaugurada Via Anchieta. Eles são servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal e atuam em sua respectiva jurisdição. De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego, os policiais rodoviários federais somados aos guardas civis metropolitanos chegam a quase 50 mil. O salário médio destes profissionais é de R$ 7 mil.

Classificação e atividades exercidas – Na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o policial rodoviário federal está inscrito sob o código 5171-10, este atua nas rodovias federais. Já o Guarda-civil municipal código 5172-15 atua no âmbito das cidades. Alguns municípios de grande e médio porte possuem unidades de policiamento rodoviário próprio, conforme prevê o Código Brasileiro de Trânsito. É caso o de São Paulo cuja guarda existe desde l948.

O que fazem – Cabe aos policiais rodoviários federais, estaduais e aos guardas civis metropolitanos: investigar, reprimir e prevenir infrações penais contra interesses da nação, como contrabando, tráfico de drogas, crimes fazendários e previdenciários e crimes eleitorais; controlam bens e serviços da união, como emissão de passaportes e controle da estada de estrangeiros no país, controle de entorpecentes etc.

Patrulham ostensivamente rodovias federais; mantêm a fluidez e a segurança do trânsito urbano e rodoviário; fiscalizam o cumprimento das leis de trânsito; colaboram com a segurança pública; protegem bens públicos, serviços e instalações.

Algumas atribuições são específicas dos policiais outras do guarda-civil outras são comuns. Veja atribuições no site: http://www.mtecbo.gov.br/busca.asp

Onde trabalham – Os policiais rodoviários das esferas federal e estadual e os guardas-civis municipais são estatutários, organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional. Trabalham em ambiente fechado, a céu aberto ou em veículos, em horários diurnos e noturnos, em revezamento de turno e em horários irregulares. Prestam serviço entidades públicas de defesa, segurança e trânsito. Estão sujeitos a trabalho sob pressão, levando-os a situação de estresse. Permanecem em pé por longos períodos. Podem ser expostos a materiais tóxicos e ruído intenso.

Formação e experiência – A escolaridade exigida para o exercício da profissão é o ensino médio completo. A escolaridade formal é completada com curso profissionalizante de duzentas a quatrocentas horas-aula. O exercício pleno das atividades ocorre após quatro a cinco anos de experiência.

Recursos de trabalho – Cassetete, helicóptero, telefones, canetas, colete à prova de balas, filmadoras, avião, talões de autuações, equipamento para primeiros socorros, ferramentas, munição, apitos, algemas, sinalização, detector de metais, binóculos , barco são os equipamentos utilizados pelos policiais rodoviários e guardas-civis metropolitano.

O acesso à profissão – Em um mundo que caminha sobre rodas, a profissão de policial/guarda rodoviário ganha destaque. Conhecer profundamente a legislação brasileira em especial a de trânsito e ter noções de primeiros socorros são requisitos fundamentais para quem quer desempenhar a profissão no território nacional. Selecionados por meio de concurso público, além de atender às exigências do edital, devem ter senso de responsabilidade, capacidade de observação, raciocínio lógico e capacidade de decisão. É claro que a honestidade não poderia estar de fora das características que compõem o perfil do guardador das estradas que, para se candidatar ao cargo, seja homem ou mulher, deve ter entre 18 e 30 anos, ser brasileiro, ter certificado de reservista ou de dispensa do serviço militar.

Fátima Elizabeth de Sousa é policial rodoviário federal, lotada no 1º Distrito Regional do Distrito Federal. Ela se diz realizada com a profissão que escolheu porque no seu trabalho tem a oportunidade de ajudar pessoas. “Ser policial rodoviário é poder ajudar, por exemplo, prestando socorro às vítimas de acidentes nas rodovias. Nas rodovias a velocidade é bem maior que nas cidades por isso os acidentes são muito graves. O papel do policial rodoviário é muito importante nestas horas.”

A data – Se a bordo de seu veículo você encontrar um desses profissionais pode cumprimentá-lo. Hoje é o dia dele. A data de comemoração da profissão de guarda rodoviário, 23 de julho, está associada à data de início das atividades da Polícia de Rodoviária Federal.