freios: A Hyundai iniciou recall dos modelos HB20, HB20S e HB20X, fabricados entre novembro de 2020 e novembro de 2021, de chassis número 9BHCP41DBMP138690 a 9BHCP51CBNP262686, não sequenciais, para a substituição do cilindro mestre de freio. Foto: Divulgação

De acordo com a montadora, convocação envolve cerca de 1500 unidades fabricadas entre 2020 e 2021

A Hyundai iniciou recall dos modelos HB20, HB20S e HB20X, fabricados entre novembro de 2020 e novembro de 2021, de chassis número 9BHCP41DBMP138690 a 9BHCP51CBNP262686, não sequenciais, para a substituição do cilindro mestre de freio.

Segundo a montadora, par realizarem o reparo, os proprietários devem comparecer a uma concessionária da marca, onde acontecerá a substituição de forma gratuita.

Ainda de acordo com a Hyundai, foi identificada uma variação na usinagem do cilindro mestre de freio que pode causar danos aos selos de vedação desse componente. Esses danos podem afetar o funcionamento do cilindro mestre de freio de um lote de veículos, causando a redução da eficiência ou a perda de frenagem.

Segundo a montadora, os possíveis danos nos selos de vedação do cilindro mestre de freio afetam somente uma das linhas do sistema. Esse sistema é dividido em duas linhas justamente para que, em caso de dano a uma delas, o condutor não fique totalmente sem freio.

Conforme informou a montadora, por conta da redundância de segurança do sistema de frenagem do veículo, na maioria dos casos, os danos aos selos de vedação poderão apenas reduzir a eficiência dos freios, não havendo a perda completa da capacidade de frenagem do veículo.

Possíveis ocorrências

Segundo a Hyundai, com o defeito apresentado, os veículos estão propensos à redução da eficiência ou à perda de frenagem durante o movimento, que poderá, em casos extremos, gerar acidentes, com consequentes danos materiais e lesões físicas graves ou até fatais ao condutor, aos passageiros e a terceiros.

Portanto, a montadora recomenda que o veículo seja imediatamente encaminhado a uma concessionária da marca, onde haverá a inspeção do veículo, a partir de 2 de dezembro de 2021, e substituição do cilindro mestre de freio a fim de eliminar eventual risco de mau funcionamento do sistema de freios. A previsão do reparo é de, aproximadamente, duas horas.

PRECAUÇÃO: Segundo a Hyundai, devido à redundância de segurança do sistema de frenagem do veículo, na maioria dos casos, os danos aos selos de vedação poderão apenas reduzir a eficiência dos freios, não havendo a perda completa da capacidade de frenagem do veículo. Foto: Divulgação

Mais informações com a Central de Relacionamento Hyundai por meio do número 0800 770 3355, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 15h, ou pelo site: www.hyundai.com.br/servicos/recalls.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui