Fiscais do Ibama e policiais rodoviários federais apreenderam 98 aves em um ônibus que vinha de Guarabira para João Pessoa, no final da manhã de ontem. O aposentado Francisco Targino dos Santos, de 71 anos, foi detido acusado de transportar ilegalmente as aves. Ele foi autuado em flagrante e deverá pagar uma multa no valor de R$ 49 mil, o crime de tráfico de animais ainda prevê uma detenção que varia de um a seis anos.

O coordenador da operação de fiscalização do Ibama, Jaime Pereira da Costa, informou que o aposentado é considerado um dos maiores traficantes de aves da região do brejo. Francisco Targino foi detido em um ônibus da Viação Progresso, na PB 004, próximo a Sapé depois que a PRF recebeu uma denúncia anônima. Na residência de Francisco, o Ibama apreendeu ainda mais três pássaros, gaiolas e carregadores específicos para o transporte de aves silvestres.

Segundo o coordenador do Ibama, o aposentado comprava os animais da fauna silvestres de terceiros e, em seguida, efetuava a venda das aves em Santa Rita e em João Pessoa. Entre as espécies apreendidas constam aves da espécie asa-branca, bem-te-vi, cravina, colera, galo-de-campina, anumará, concriz, entre outros.