O Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) ainda não sabe qual a quantidade de combustível que vazou para o Córrego Itapirá, no município de Ibiraçu, após um acidente com uma carreta na noite desta segunda-feira. O veículo estava carregado com 30 mil litros de gasolina e óleo diesel, quando tombou na curva do km 219 da BR 101. De acordo com o gerente de atendimento a acidentes ambientais do Iema, Silvio Moura, somente nesta terça-feira é que se poderá ter a real dimensão do desastre ambiental.
“Ainda não temos a quantidade precisa da gasolina e do diesel que atingiu o Córrego Itapirá, que é afluente do Rio Três Magos. Ontem à noite o tempo estava chuvoso e colocamos barreiras absorventes para conter o óleo. Vamos voltar ao local nesta tarde para saber quais serão os próximos passos”, disse o gerente, neste terça, ao Portal Gazeta On Line.
O córrego atingido deságua no Rio Três Magos, que segue seu curso em direção a Fundão, e deságua em Praia Grande. Há risco de contaminação tanto da água como das margens, podendo ocasionar morte de peixes e outros impactos ambientais.
O trecho da rodovia, na localidade de Pendanga, tem uma pista sinuosa, que pode ter causado a perda de controle do veículo. A carreta de combustível seguia de Vitória para Linhares, quando o motorista perdeu o controle e invadiu a contramão, atingindo a lateral de outro caminhão que seguia no sentido Ibiraçu-Vitória.
Silvio Moura informou ainda que a empresa responsável pela carga contratou outras duas empresas especializadas em desastres ambientais para analisar os impactos do desastre. “Nossos técnicos estão acompanhando o caso. Os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ibiraçu estão nos ajudando, como a empresa responsável. A Petrobras também enviou uma equipe”, disse.