De acordo com a PRF, local está sinalizado e monitorado; Dnit informou que já tomou as primeiras providências; há rotas alternativas (veja vídeo)
A rodovia Belém-Brasília (BR-010) está intransitável desde terça-feira de carnaval (16), devido ao transbordamento de um igarapé na altura do Km 211 da rodovia, em Ipixuna do Pará, sudoeste do Estado.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o local está sinalizado desde então. A cratera que se formou na pista mede cerca de 8 metros e extensão de uma margem à outra da pista e, por conta da forte chuva, continua aumentando de tamanho.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as providências já estão sendo tomadas para agilizar o reparo da pista.
O Estradas teve acesso a um vídeo feito por um caminhoneiro, logo após o rompimento:
Rotas alternativas:
- Belém-sentido sul do país: Alça Viária, PA-150, até a divisa Pará-Tocantins
- Belém-Paragominas: Alça Viária até o Acará e Tomé-Açu. Em Tomé-Açu, pegar a PA- 256 e seguir até a vila Canaã (trecho sem pavimentação), atravessar a balsa e percorrer 60 quilômetros (pavimentados) até sair na BR-010 (rotatória de acesso à Paragominas).
Mais interdições
Na BR-155, no Km 23, há um trecho danificada por conta de um bueiro rompido próximo à Vila Marajoara. De acordo com o Dnit, as equipes estão trabalhando para resolver o problema.
Outra rodovia é a BR-158, entre Redenção e distrito de Casa de Tábua, onde as equipes do Dnit se deslocaram ao local para sanar os problemas. No local, um bueiro foi levado pela enchente e filas de caminhões se formara dos dois lados da rodovia. A BR-158 é a principal via de escoamento da produção agrícola do sul do Pará e também do Mato Grosso.
Na BR-422, há um trecho – não especificado pelo Dnit – onde a água passou por cima do aterro da rodovia, durante a madrugada. A pista foi recuperada há duas semanas, quando fortes chuvas atingiram a região.
Já na BR-163, em Vila Campo Verde, distrito de Itaituba, ocorreu uma erosão e está sendo monitorada para evitar um problema maior. De acordo com o Dnit, caso a erosão aumente, as equipes atuarão de imediato.
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