A TODO VAPOR: Nesse fim de semana, as equipes do Dnit finalizaram o berço do sistema de drenagem e concluíram o lançamento das três linhas de tubos envelopados para a travessia seca no rio Autaz-Mirim. Foto: Divulgação/Dnit

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), serviços priorizam a reconstrução das pontes

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) trabalha ativamente para finalizar as ações necessárias para retomar a trafegabilidade na BR-319, no Amazonas. Nesse fim de semana, as equipes finalizaram o berço do sistema de drenagem e concluíram o lançamento das três linhas de tubos envelopados para a travessia seca no rio Autaz-Mirim.

Nessa segunda-feira (17) a Autarquia dará continuidade aos trabalhos de assentamento dos tubos e do aterro com brita e areia para os recobrimentos da estrutura com altura mínima de 1m, de forma a garantir a proteção do bueiro e liberar o tráfego de veículos. Após a finalização, será feita a terraplenagem da passagem, que terá 30 metros de extensão.

No rio Curuçá, as equipes da Autarquia realizam serviços de acabamento na cabeceira esquerda, com lançamento de lastro de rachão. Os acessos nas margens do rio Curuçá já estão concluídos, dando condições para a operação das balsas neste ponto da BR-319.

Desta forma, ao finalizar a passagem seca, o Dnit restabelecerá por completo a trafegabilidade da rodovia, direcionando todos os esforços para a reconstrução das pontes.

EMERGÊNCIA: Diário Oficial da União publicou na terça-feira (11), as portarias que decretam situação de emergência de ambas as pontes. A partir da decretação de emergência, a Autarquia tem autorização para realizar a contratação dos serviços para a reconstrução das travessias. Foto: Divulgação/Dnit

Situação emergencial

Segundo o Dnit, foram publicadas na edição do Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (11), as portarias que decretam situação de emergência de ambas as pontes. A partir da decretação de emergência, a Autarquia tem autorização para realizar a contratação dos serviços para a reconstrução das travessias. O anteprojeto de engenharia encontra-se em fase avançada de conclusão.

Fonte: Ascom do Dnit