Assinatura de Ordem de Serviço (OS), nessa quarta-feira (8), permite que o Dnit contrate o projeto e, posteriormente, a obra em si, que ligará Porto Xavier e San Javier
As obras da ponte ligando Brasil e Argentina, entre as cidades de Porto Xavier, no Brasil, e San Javier, na Argentina, saíram do papel. Nessa quarta-feira (8), foi assinada a ordem de serviço, por meio do Ministério dos Transportes (MT) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que irá garantir a elaboração dos projetos da ponte Internacional e, na sequência, a construção da Obra de Arte Especial (OAE).
Com 950 metros de extensão, a ponte que ligará o município gaúcho de 10 mil habitantes à cidade irmã argentina passará sobre o Rio Uruguai e tem investimento previsto em R$ 220 milhões.
Segundo o MT, os serviços serão iniciados após a aprovação dos projetos e a obra inclui, também, os acessos em ambas as margens do rio.
“Esta obra é fundamental para garantir a integração, aumentar o intercâmbio cultural e turístico e gerar empregos nos dois países”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho. Com esta nova ligação, a expectativa é viabilizar uma nova rota comercial do Mercosul, integrando e promovendo o transporte de cargas entre o Brasil e a Argentina, incluindo, ainda, o Paraguai.
Projeto
No valor destinado ao empreendimento estão incluídos: a elaboração dos projetos básicos e executivo de engenharia; gestão e execução de todas as etapas e ações necessárias, bem como cumprimento de todas as obrigações e condicionantes, requeridas no processo de licenciamento ambiental; apoio aos serviços de desapropriação, remoção e reassentamento; execução das obras da ponte internacional, acessos nas duas margens e infraestrutura dos complexos integrados de fronteira (Aduana), na rodovia BR-392, no Rio Grande do Sul.
Plano de 100 Dias
O Plano de 100 Dias terá cerca de R$ 1,7 bilhão para retomar e intensificar obras, preparar rodovias para o período de chuvas, garantir o escoamento da safra agrícola e diminuir o número de acidentes graves em todo o país. Além da ponte internacional, existem outros 12 empreendimentos previstos para o Rio Grande do Sul, entre entregas e início de obras e lançamento de editais de licitação.
Ao mesmo tempo, o Governo Federal retomou a manutenção, a recuperação e a conservação frequente de cerca de 1,4 mil quilômetros de rodovias federais que cortam o Rio Grande do Sul.
Neste ano, o aporte de R$ 181,8 milhões previstos no Orçamento do Ministério dos Transportes, via emenda constitucional do Bolsa Família, possibilitou a retomada de contratos de manutenção em rodovias de oito regiões do estado. O trabalho é realizado pelas equipes do Dnit.
Com informações da Ascom do MT